Resenha: De volta aos quinze

postado por Midiã Cardoso

Autora: Bruna Vieira
Editora: Gutenberg
Páginas: 222

Ano: 2013


De volta aos quinze é o segundo livro da blogueira Bruna Vieira, ele foi publicado pela Editora Guntenberg no ano passado (2013). Ao contrário da primeira obra da autora (Depois dos quinze), "De volta aos quinze" não é um livro de contos e crônicas, mas sim um romance. Confesso que assim quando ele foi lançado eu fiquei um pouco com "pé atrás", pois quem conhece o trabalho da Bruna Vieira, sabe muito bem que ela costuma escrever textos curtos e não um romance longo, mas mesmo assim eu fiquei muito curiosa para ler este livro, e para minha surpresa De volta aos quinze me surpreendeu, e me prendeu do início ao fim.


No primeiro livro da série Meu primeiro blog acompanhamos a história de Anita, uma mulher de 30 anos que nasceu no interior de Minas Gerais, mas que atualmente mora em São Paulo. Sua vida não é um "mar de rosas", ela não gosta do trabalho, e se sente frustada em vários aspectos da sua vida. Depois de ter passado por um momento complexo no casamento da sua irmã, ela se depara com o seu antigo blog, que foi criado quando ela tinha 15 anos. Assim quando ela clica no link do blog tudo acontece como um passe de mágica, agora ela não tem 30 anos, mas sim 15 anos. É isso mesmo, Anita volta no tempo e se depara com o seu passado. Ela percebe que surge uma oportunidade dela mudar a sua vida e das pessoas que estão a sua volta. Mas será que ela fará as escolhas certas agora? Será que ela é capaz de mudar a sua história para melhor?  Será que sua vida vai melhorar mesmo?

"O que você faria se pudesse voltar no tempo? Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor?"  

O livro é narrado em primeira pessoa pelo o ponto de vista da Anita, que por sinal é uma personagem simpática e carismática. Gostei muito do Henrique e Joel também, são dois personagens secundários que me agradaram, mas confesso que não achei eles "grandes coisas" assim, sabe aquele tipo de homem perfeitinho, lindo, inteligente, simpático, amigo e bláblá? Então, eles são assim! E por isso achei um pouco sem graça, nem me causaram suspiros nem nada (que chato rs), mas isso é só um detalhe. Quem conhece a Bruna Vieira vai perceber que a personagem principal tem uma grande semelhança com a autora, é como se você estivesse lendo a biografia da Bruna e não um livro qualquer. A capa e a diagramação foram o que mais me chamaram atenção, foi tudo bem feito e de bom gosto, é impossível não se apaixonar por esses requisitos. A história é um pouco melancólica e muito reflexiva, cada capítulo é repleto de lições de vida e isso faz com que o leitor se autoavalie a todo momento, confesso que teve momentos que tive a leve impressão de estar lendo um livro de autoajuda e não um romance. Outro ponto que gostei foi a mudança de cenário, foi tão bom saber que a autora colocou cenas na escola, em casa, restaurantes e em outros lugares, assim a história não ficou "presa" em um só lugar. Praticamente o livro todo é feito um flachback, ou seja, são mostrado cenas do passado e do presente, quando li uma resenha falando que isso aconteceria eu fiquei um pouco preocupada, achando que ia ficar perdida, mas isso não foi problema nenhum. Eu tive a sorte de lê-lo no final do mês de dezembro do ano passado e terminei no início de janeiro, e foi a melhor coisa que eu fiz, pois ele me fez refletir muito sobre a minha vida e me deu ânimo para lutar pelos meus sonhos. O romance em si não foi a coisa mais importante do livro, mas sim os acontecimentos alheiros. E então eu pensei: "E se eu pudesse voltar no tempo, eu mudaria algo?", eu acho que não, pois acredito que tudo o que passamos e vamos passar é para o nosso aprendizado e crescimento, e foi exatamente isso que aprendi com essa leitura. "De volta aos quinze" trata sobre amizade, amor, perseverança, valorização, confiança, respeito e muito mais! É um livro para toda faixa etária e se você ainda não leu, te aconselho ler!







5 comentários:

Natália Góis disse...

Adorei a sua resenha o livro parece ser bem fofo.
Eu também não mudaria nada se voltasse no tempo, pois as escolhas que eu fiz me fizeram chegar onde eu cheguei :) e aprendi muito com os erros também.

Beijos ;*

Andrea Galvão disse...

Eu amo livros que tem viagens no tempo, dando a possibilidade de se mudar o passado para ter um futuro melhor! Desde que a Bruna divulgou esse livro, já fiquei super curiosa para ler!
O mocinho não é de arrancar suspiros, então? Isso é que é difícil de encontrar, né? hahaha
Beijos,
Own mine

Tatyana Silva disse...

Eu começei a ler, e realmente não tem muito de romance, ate agora o ''joel'' não apareceu na historia não,mas gostei do Fabricio ter entrado na historia,só achei que ele saiu rapido de mais e de um jeito tão chato!
http://garotaatrevida-01.blogspot.com.br

Livros com Resenhas disse...

Oi flor!
Estou doida para ler esse livro. Ainda não tenho nem o primeiro. Quem sabe esse ano ainda consigo ler rs
Bjokas e bom domingo

Samy Rabelo
http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

Ellen Alves disse...

Eu ainda não li o livro da Bruna! To super, mega curiosa!!! Preciso comprar. Sua resenha ficou espetacular, flor! Me deu mais vontade de ler ainda! Muito amor <3
Beijinhos <3
http://www.momentosassim.com/

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Assim quando eu puder eu vou responder e retribuir o seu comentário, por isso eu te peço que não esqueça de colocar o link do seu blog aqui.
Volte sempre!
Beijinhos.