Pular para o conteúdo principal

Resenha: De volta aos quinze

Autora: Bruna Vieira
Editora: Gutenberg
Páginas: 222

Ano: 2013


De volta aos quinze é o segundo livro da blogueira Bruna Vieira, ele foi publicado pela Editora Guntenberg no ano passado (2013). Ao contrário da primeira obra da autora (Depois dos quinze), "De volta aos quinze" não é um livro de contos e crônicas, mas sim um romance. Confesso que assim quando ele foi lançado eu fiquei um pouco com "pé atrás", pois quem conhece o trabalho da Bruna Vieira, sabe muito bem que ela costuma escrever textos curtos e não um romance longo, mas mesmo assim eu fiquei muito curiosa para ler este livro, e para minha surpresa De volta aos quinze me surpreendeu, e me prendeu do início ao fim.


No primeiro livro da série Meu primeiro blog acompanhamos a história de Anita, uma mulher de 30 anos que nasceu no interior de Minas Gerais, mas que atualmente mora em São Paulo. Sua vida não é um "mar de rosas", ela não gosta do trabalho, e se sente frustada em vários aspectos da sua vida. Depois de ter passado por um momento complexo no casamento da sua irmã, ela se depara com o seu antigo blog, que foi criado quando ela tinha 15 anos. Assim quando ela clica no link do blog tudo acontece como um passe de mágica, agora ela não tem 30 anos, mas sim 15 anos. É isso mesmo, Anita volta no tempo e se depara com o seu passado. Ela percebe que surge uma oportunidade dela mudar a sua vida e das pessoas que estão a sua volta. Mas será que ela fará as escolhas certas agora? Será que ela é capaz de mudar a sua história para melhor?  Será que sua vida vai melhorar mesmo?

"O que você faria se pudesse voltar no tempo? Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor?"  

O livro é narrado em primeira pessoa pelo o ponto de vista da Anita, que por sinal é uma personagem simpática e carismática. Gostei muito do Henrique e Joel também, são dois personagens secundários que me agradaram, mas confesso que não achei eles "grandes coisas" assim, sabe aquele tipo de homem perfeitinho, lindo, inteligente, simpático, amigo e bláblá? Então, eles são assim! E por isso achei um pouco sem graça, nem me causaram suspiros nem nada (que chato rs), mas isso é só um detalhe. Quem conhece a Bruna Vieira vai perceber que a personagem principal tem uma grande semelhança com a autora, é como se você estivesse lendo a biografia da Bruna e não um livro qualquer. A capa e a diagramação foram o que mais me chamaram atenção, foi tudo bem feito e de bom gosto, é impossível não se apaixonar por esses requisitos. A história é um pouco melancólica e muito reflexiva, cada capítulo é repleto de lições de vida e isso faz com que o leitor se autoavalie a todo momento, confesso que teve momentos que tive a leve impressão de estar lendo um livro de autoajuda e não um romance. Outro ponto que gostei foi a mudança de cenário, foi tão bom saber que a autora colocou cenas na escola, em casa, restaurantes e em outros lugares, assim a história não ficou "presa" em um só lugar. Praticamente o livro todo é feito um flachback, ou seja, são mostrado cenas do passado e do presente, quando li uma resenha falando que isso aconteceria eu fiquei um pouco preocupada, achando que ia ficar perdida, mas isso não foi problema nenhum. Eu tive a sorte de lê-lo no final do mês de dezembro do ano passado e terminei no início de janeiro, e foi a melhor coisa que eu fiz, pois ele me fez refletir muito sobre a minha vida e me deu ânimo para lutar pelos meus sonhos. O romance em si não foi a coisa mais importante do livro, mas sim os acontecimentos alheiros. E então eu pensei: "E se eu pudesse voltar no tempo, eu mudaria algo?", eu acho que não, pois acredito que tudo o que passamos e vamos passar é para o nosso aprendizado e crescimento, e foi exatamente isso que aprendi com essa leitura. "De volta aos quinze" trata sobre amizade, amor, perseverança, valorização, confiança, respeito e muito mais! É um livro para toda faixa etária e se você ainda não leu, te aconselho ler!




Comentários

Livrossaofilhos disse…
Adorei a sua resenha o livro parece ser bem fofo.
Eu também não mudaria nada se voltasse no tempo, pois as escolhas que eu fiz me fizeram chegar onde eu cheguei :) e aprendi muito com os erros também.

Beijos ;*
Andrea Galvão disse…
Eu amo livros que tem viagens no tempo, dando a possibilidade de se mudar o passado para ter um futuro melhor! Desde que a Bruna divulgou esse livro, já fiquei super curiosa para ler!
O mocinho não é de arrancar suspiros, então? Isso é que é difícil de encontrar, né? hahaha
Beijos,
Own mine
Unknown disse…
Eu começei a ler, e realmente não tem muito de romance, ate agora o ''joel'' não apareceu na historia não,mas gostei do Fabricio ter entrado na historia,só achei que ele saiu rapido de mais e de um jeito tão chato!
http://garotaatrevida-01.blogspot.com.br
Oi flor!
Estou doida para ler esse livro. Ainda não tenho nem o primeiro. Quem sabe esse ano ainda consigo ler rs
Bjokas e bom domingo

Samy Rabelo
http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/
Ellen Alves disse…
Eu ainda não li o livro da Bruna! To super, mega curiosa!!! Preciso comprar. Sua resenha ficou espetacular, flor! Me deu mais vontade de ler ainda! Muito amor <3
Beijinhos <3
http://www.momentosassim.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.