Pular para o conteúdo principal

Faculdade: Não gostei do curso, posso mudar?


Oi meus amores! Já estão de férias? Na terça-feira fiz a minha última prova e agora estou livre. Uhull! Agora estou com mais tempo para o blog, vou aproveitar as férias para postar todos os dias e visitar outros blogs, já estava com saudades disso!


Hoje vim compartilhar com vocês mais um assunto sobre faculdade. Eu sei que muitas pessoas tem dúvidas em relação esse tema, então vou falar um pouco sobre mudança de curso. Primeiramente quero dizer que a vontade de mudar de curso é muito normal, e não é só você que passou por isso, então não se desespere. Assim quando entrei na faculdade eu escolhi o curso de História, mas no início do segundo período eu percebi que esse curso não era para mim, então decidi mudar para o curso de Letras, a princípio eu escolhi Letras-Inglês, estudei um semestre e optei mudar - de novo - porque eu não tinha feito um curso de inglês primeiro, então eu mudei para Letras- Literatura e estou amando.
Muitas pessoas não tem a sorte de encontrar o curso certo logo na primeira tentativa, normalmente fazemos várias pesquisas na internet, mas quando começamos estudar vemos que não era nada daquilo que pensávamos que era, então logo pensamos em mudar. Geralmente quando você percebe que a escolha do curso não foi a correta, surge aquelas dúvidas comuns: "Posso mudar de curso mesmo?", "foi perca de tempo?", "como meus pais vão reagir quando souberem que quero mudar de curso?". Se você está passando por essa situação, fique ligado nas dicas a seguir:


2- Pesquise/Pergunte sobre o curso:
Antes de tomar uma decisão tão séria como essa (mudar), é melhor você pesquisar mais sobre o curso que está fazendo atualmente. Pergunte para os alunos antigos o que eles estão achando do curso, se ele vai melhorar com o tempo e se eles estão gostando de verdade. Mas se eles demonstrarem insatisfação e desânimo com o curso, chegou a hora de pensar em mudar mesmo. Então faça algumas pesquisas na internet, pergunte para alguma pessoa que fez o mesmo curso que você está fazendo, e tente saber se ele realmente vale a pena. Geralmente nós fazemos isso antes de escolher a profissão que queremos seguir, mas quando estamos dentro da sala de aula temos uma visão melhor, né?

1- Não espere muito tempo!
Se você percebeu que o curso não é nada daquilo que imaginava, não perca muito tempo para tomar alguma providência. Não espere passar dois ou três períodos para finalmente decidir que deseja mudar de curso, pois geralmente no segundo período já temos uma noção se o curso é bom ou não para você. É claro que tem cursos que no início é bem "chato" mesmo, e com o tempo ele vai melhorando, mas se você ficou um ano estudando e até hoje não está satisfeito, está na hora de pensar em mudar mesmo.

3- "Qual curso fazer agora?"
No meu caso eu não perdi muito com a mudança, pois eu continuei fazendo um curso de licenciatura. Seria bom se você pudesse escolher um curso que não fosse tão diferente do curso anterior, por exemplo, você fazia medicina, mas decidiu mudar para enfermagem. Com certeza dessa forma você não perderia dinheiro, pois geralmente cursos "parecidos" têm algumas disciplinas iguais. Mas isso é só um detalhe, pois você tem que escolher o curso que realmente se identifica e gosta, mesmo se você fazia administração e decidiu fazer Letras, o que importa é você fazer a escolha certa dessa vez. Por isso antes de escolher o curso que vai mudar, é preciso pesquisar bastante e ter certeza que ele é o melhor para você agora.


Eu sei que as dicas foram bem simples, mas falar sobre "mudança de curso" é algo pessoal, o que importa é você fazer o que gosta e não o que seus amigos gostam ou que seus pais dizem que é o melhor para você. Se não gostou do curso no primeiro semestre é melhor avaliar bem se é isso mesmo que você quer. Converse com seus pais ou com alguém de confiança, e quanto antes você mudar é melhor, pois assim você não gasta tempo e nem dinheiro, né?



E vocês, já mudaram de curso?
Depois de quanto tempo vocês decidiram mudar?
Se arrependeram? Gostaram?
Deixem nos comentários as suas experiências.
Beijinhos ^^






Comentários

Unknown disse…
Gostei muito do post!
Apesar de ainda estar cursando o Ensino médio, agora já é a hora de começar a pensar sobre o futuro, e sou uma pessoa bem incerta, por isso devo considerar a possibilidade de mudança de curso! :)
Mas no final, sempre encontramos aquilo que gostamos e nos identificamos!
Beijoos :*

http://meuuniversox.blogspot.com
Juuh Fernandes disse…
Hey, Midiã! Gostei bastante do post. Antes de eu optar por Ciências Aeronáuticas, eu quis ser piloto, veterinária... Enfim, tudo. Ainda não comecei o curso e sei que vou poder mudar se eu quiser, mas o necessário é tentar até você gostar de alguma coisa.

http://livro-apaixonado.blogspot.com/
Anônimo disse…
Eu fiz um ano e meio até desistir de Administração. Hoje eu nao curso nenhuma, fiz CT e agora quero dar um tempo, trabalhar,

Feliz natal.
Acho que a única coisa a fazer se não gostou, é mudar de curso.

Tô te seguindo, ficaria grata com o retorno.
http://papodemeninasaer.blogspot.com.br/
Anônimo disse…
Adorei o post, mas ainda bem nunca prensei em trocar meu curso.

www.iasmincruz.com
Unknown disse…
Adorei seu blog , e já estou te seguindo
dê uma passadinha no meu blog , está cheia de resenhas
http://manual-do-leitor.blogspot.com.br/
katia santos disse…
Estou no 2 periodo de engenharia mecânica, olha tá difícil AHUAHUAH tô levando muito ferro e isso desanima, mas eu vejo que não sou a única com dificuldade. Vou ver se nesse período eu pego o ritmo se não mudo, porque ficar 7 anos na faculdade nem cola, rs.

Amei o post e o blog, parabéns!
Anônimo disse…
"perca de tempo" não existe

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.