Faculdade: Não gostei do curso, posso mudar?

postado por Midiã Cardoso


Oi meus amores! Já estão de férias? Na terça-feira fiz a minha última prova e agora estou livre. Uhull! Agora estou com mais tempo para o blog, vou aproveitar as férias para postar todos os dias e visitar outros blogs, já estava com saudades disso!


Hoje vim compartilhar com vocês mais um assunto sobre faculdade. Eu sei que muitas pessoas tem dúvidas em relação esse tema, então vou falar um pouco sobre mudança de curso. Primeiramente quero dizer que a vontade de mudar de curso é muito normal, e não é só você que passou por isso, então não se desespere. Assim quando entrei na faculdade eu escolhi o curso de História, mas no início do segundo período eu percebi que esse curso não era para mim, então decidi mudar para o curso de Letras, a princípio eu escolhi Letras-Inglês, estudei um semestre e optei mudar - de novo - porque eu não tinha feito um curso de inglês primeiro, então eu mudei para Letras- Literatura e estou amando.
Muitas pessoas não tem a sorte de encontrar o curso certo logo na primeira tentativa, normalmente fazemos várias pesquisas na internet, mas quando começamos estudar vemos que não era nada daquilo que pensávamos que era, então logo pensamos em mudar. Geralmente quando você percebe que a escolha do curso não foi a correta, surge aquelas dúvidas comuns: "Posso mudar de curso mesmo?", "foi perca de tempo?", "como meus pais vão reagir quando souberem que quero mudar de curso?". Se você está passando por essa situação, fique ligado nas dicas a seguir:


2- Pesquise/Pergunte sobre o curso:
Antes de tomar uma decisão tão séria como essa (mudar), é melhor você pesquisar mais sobre o curso que está fazendo atualmente. Pergunte para os alunos antigos o que eles estão achando do curso, se ele vai melhorar com o tempo e se eles estão gostando de verdade. Mas se eles demonstrarem insatisfação e desânimo com o curso, chegou a hora de pensar em mudar mesmo. Então faça algumas pesquisas na internet, pergunte para alguma pessoa que fez o mesmo curso que você está fazendo, e tente saber se ele realmente vale a pena. Geralmente nós fazemos isso antes de escolher a profissão que queremos seguir, mas quando estamos dentro da sala de aula temos uma visão melhor, né?

1- Não espere muito tempo!
Se você percebeu que o curso não é nada daquilo que imaginava, não perca muito tempo para tomar alguma providência. Não espere passar dois ou três períodos para finalmente decidir que deseja mudar de curso, pois geralmente no segundo período já temos uma noção se o curso é bom ou não para você. É claro que tem cursos que no início é bem "chato" mesmo, e com o tempo ele vai melhorando, mas se você ficou um ano estudando e até hoje não está satisfeito, está na hora de pensar em mudar mesmo.

3- "Qual curso fazer agora?"
No meu caso eu não perdi muito com a mudança, pois eu continuei fazendo um curso de licenciatura. Seria bom se você pudesse escolher um curso que não fosse tão diferente do curso anterior, por exemplo, você fazia medicina, mas decidiu mudar para enfermagem. Com certeza dessa forma você não perderia dinheiro, pois geralmente cursos "parecidos" têm algumas disciplinas iguais. Mas isso é só um detalhe, pois você tem que escolher o curso que realmente se identifica e gosta, mesmo se você fazia administração e decidiu fazer Letras, o que importa é você fazer a escolha certa dessa vez. Por isso antes de escolher o curso que vai mudar, é preciso pesquisar bastante e ter certeza que ele é o melhor para você agora.


Eu sei que as dicas foram bem simples, mas falar sobre "mudança de curso" é algo pessoal, o que importa é você fazer o que gosta e não o que seus amigos gostam ou que seus pais dizem que é o melhor para você. Se não gostou do curso no primeiro semestre é melhor avaliar bem se é isso mesmo que você quer. Converse com seus pais ou com alguém de confiança, e quanto antes você mudar é melhor, pois assim você não gasta tempo e nem dinheiro, né?



E vocês, já mudaram de curso?
Depois de quanto tempo vocês decidiram mudar?
Se arrependeram? Gostaram?
Deixem nos comentários as suas experiências.
Beijinhos ^^









8 comentários:

Barbara Martinez disse...

Gostei muito do post!
Apesar de ainda estar cursando o Ensino médio, agora já é a hora de começar a pensar sobre o futuro, e sou uma pessoa bem incerta, por isso devo considerar a possibilidade de mudança de curso! :)
Mas no final, sempre encontramos aquilo que gostamos e nos identificamos!
Beijoos :*

http://meuuniversox.blogspot.com

Juuh Fernandes disse...

Hey, Midiã! Gostei bastante do post. Antes de eu optar por Ciências Aeronáuticas, eu quis ser piloto, veterinária... Enfim, tudo. Ainda não comecei o curso e sei que vou poder mudar se eu quiser, mas o necessário é tentar até você gostar de alguma coisa.

http://livro-apaixonado.blogspot.com/

Jessica Zuza disse...

Eu fiz um ano e meio até desistir de Administração. Hoje eu nao curso nenhuma, fiz CT e agora quero dar um tempo, trabalhar,

Feliz natal.

Alexia Cavalcante disse...

Acho que a única coisa a fazer se não gostou, é mudar de curso.

Tô te seguindo, ficaria grata com o retorno.
http://papodemeninasaer.blogspot.com.br/

Iasmin Cruz disse...

Adorei o post, mas ainda bem nunca prensei em trocar meu curso.

www.iasmincruz.com

Kathleen Kristinne disse...

Adorei seu blog , e já estou te seguindo
dê uma passadinha no meu blog , está cheia de resenhas
http://manual-do-leitor.blogspot.com.br/

katia santos disse...

Estou no 2 periodo de engenharia mecânica, olha tá difícil AHUAHUAH tô levando muito ferro e isso desanima, mas eu vejo que não sou a única com dificuldade. Vou ver se nesse período eu pego o ritmo se não mudo, porque ficar 7 anos na faculdade nem cola, rs.

Amei o post e o blog, parabéns!

Anônimo disse...

"perca de tempo" não existe

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Assim quando eu puder eu vou responder e retribuir o seu comentário, por isso eu te peço que não esqueça de colocar o link do seu blog aqui.
Volte sempre!
Beijinhos.