Conhecendo a carreira: Jornalismo (por Laryssa Machado)

postado por Midiã Cardoso


Antes de mais nada eu gostaria de pedir desculpas pelo meu sumiço, eu estava sem tempo e ânimo para postar e por isso fiquei ausente. Este ano vou fazer muitas coisas e não sei como vou organizar tudo e ainda incluir o blog, mas espero consiga conciliar tudo. Estou no último ano da faculdade, tenho monografia, curso de magistério, academia, blog, estágio, estudos para concurso público e preparação para o casamento (depois eu falo sobre isso rs), então estou pensando em como vou conciliar tudo isso. Estou pensando em fazer um quadro de organização com horários para eu não me perder, mas depois eu faço um post falando sobre isso, tabom? Mas enfim, hoje estarei dando continuidade a nova coluna "conhecendo a carreira" (saiba mais aqui) e a participante de hoje é a fofa da Laryssa Machado do blog Di-Lua, ela é jornalista e vai falar um pouco sobre a sua profissão.


REDES SOCIAIS DA LARYSSA
BLOG | FACEBOOK



 1- Quando surgiu o interesse pela profissão de jornalismo? E quanto tempo você está trabalhando com isso?
Desde novinha sempre quis ser jornalista. Em um primeiro momento esse desejo apareceu pois queria trabalhar na televisão, ser famosa. Quando amadureci a ideia, queria ser repórter de alguma revista legal, como Capricho (rsrs) ou Super Interessante. Entrei na faculdade com 17 anos, e me formei  no ano passado, com 21 anos. Fiquei seis meses desempregada, mas em setembro comecei a trabalhar no jornal online de um Jornal famoso da minha cidade. E em dezembro comecei a trabalhar como Assessora de Comunicação de um Sindicato. Como trabalhar nos dois estava muito cansativo, acabei ficando apenas no Sindicato.

2- O que um jornalista faz exatamente?
O jornalista mostra notícia e fatos, informa à população o quê acontece na sua cidade, no país e no mundo. Leva o conhecimento sobre determinado assunto até o público.  O jornalista também pode representar e ser o porta voz de uma empresa, órgão público ou entidade particular. Ou seja, além de trabalhar de poder trabalhar em um Jornal Impresso, Televisão, Rádio ou Web, o jornalista pode exercer a função de Assessor de Comunicação ou de Impressa, pode ser fotografo, diagramador, redator em Agências Publicitárias ou de Comunicação.

3- Como é o mercado de trabalho para quem é um jornalista?
O mercado de trabalho é amplo, mas muito competitivo e se encontra saturado, não só aqui em Goiás, mas em todo o Brasil. Cerca de 50% das pessoas que formaram junto comigo não estão trabalhando na área, e não é por falta de qualificação. É complicado arrumar emprego, principalmente se não tiver um QI. Então muitos acabam optando pelo concurso público, principalmente pelas garantias oferecidas.

4- Você gosta do que faz ou se arrependeu de ter feito esse curso?
 No último ano do curso, fiquei bastante desmotivada e quando me formei também. Mas não me arrependi de ter feito o curso, pois sempre foi algo que eu quis fazer. Além do mais, todo conhecimento é válido. 
Gostei de trabalhar no jornal diário, apesar de ser bem cansativo, pois produzia cerca de 10 matérias por dia, e trabalhava final de semana e feriados. E estou gostando de trabalhar como Assessora, área que já tinha experiência devido ao estágio de um ano que fiz em um órgão público. Entretanto, sempre quis buscar novos horizontes e sempre tive vontade de fazer algum curso na área de exatas. E agora, com um ano de formada, passei para Engenharia Ambiental no Instituto Federal Goiano (IFG), o qual pretendo fazer e concluir. Vou abandonar o jornalismo? Jamais! Mas quero ampliar meu conhecimento e até mesmo aliar as duas áreas.

5- Quanto um jornalista ganha (do mínimo ao máximo)?
O piso base do jornalista aqui em Goiás é R$1800,00, 30 horas semanais ( segunda - sábado, 5 horas por dia). Entretanto, muitas empresas contratam o jornalista para ser assessor,  pagando o piso, mas com uma jornada de 40 horas semanais (segunda - sexta, 8 horas por dia). Os jornalistas que atuam em órgão público e são concursados recebem até R$5000,00. No jornal fui contratada como jornalista ( ou seja, 30h semanais) e no lugar que estou tive a sorte de ser contratada também como Jornalista, mas com 25 horas semanais.

6- O que você diria para quem está querendo fazer jornalismo? Tem algumas dicas?
Se esse for seu sonho, sua vontade, faça. Mas não faça por querer ser famoso, reconhecido, ou para mudar o mundo, pois isso é utopia, rsrs. E aproveite o tempo na faculdade, faça outros cursos, aprenda a diagramar, tirar foto, aprenda outro idioma, mexa com blogs ou sites, pesquise. Tente se profissionalizar o máximo, pois quatro anos passam voando. Além disso, tente entrar no mercado mesmo estando na faculdade ainda, para assim você já ir conhecendo o quê mais gosta de fazer dentro de jornalismo, além de conhecer possíveis QI.


O que acharam da entrevista?
Gostaram de saber um pouco mais sobre jornalismo?
Não deixem de comentar.
Beijinhos ^^






7 comentários:

Laryssa Machado disse...

Oi Midiã,
fiquei muito feliz em poder contribuir com seu post.

:)

Camila disse...

Já quis fazer esse curso.. mas fiquei com medo de não ser boa o suficiente rsrs
sabe como é ne??
e medo de não conseguir emprego também rs

www.chadecalmila.com

Emily Swan disse...

Eu amo essa coluna! Nunca tive interesse em ser jornalista, talvez porque eu adoro misturar a minha opinião e ia acabar sendo demitida, mas eu acho a carreira muito interessante! Beijos.

http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

Ana Chamilete disse...

Que legal, amei esse tipo de post :)
Um beijão e até mais.

wwww.queridaga.com

Raianny Martins disse...

Teve um momento em que eu realmente tava super confusa sobre qual carreira seguir, porque na teoria é uma coisa , mas na prática é completamente diferente! Adorei o post, é realmente legal mostrar a realidade de cada carreira. Parabéns pelo blog, adoooooro seu blog hahah

http://raiannymartins.com

Leandro Borges disse...

Oii td bem ?
Eu já sou um futuro jornalista, e está decidido. Achei bem legal o post(entrevista kk). Eu não vejo a hora de acabar o Ensino Medio e começar a Faculdade.

Seguindo o blog, Espero que possa retribuir, ficaria feliz. Beijos Leandro Borges
www.obaudosmelhores.blogspot.com

Isabele Farias disse...

Eu quero Jornalismo! Amo escrever e me identifico muito com a área. Esse ano foi meu ano de vestibular mas acabei não passando na federal na minha primeira opção. Mas com certeza vou tentar outra vez esse ano até dar certo :)

isabelefarias.blogspot.com.br

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Assim quando eu puder eu vou responder e retribuir o seu comentário, por isso eu te peço que não esqueça de colocar o link do seu blog aqui.
Volte sempre!
Beijinhos.