O que fazer antes de criar um blog?

postado por Midiã Cardoso


Eu recebi alguns e-mails e comentários de pessoas que desejam criar um blog, mas não sabem por onde começar. Perguntam o que eu fiz para criar o Doce Abril, como eu fiz para conseguir o layout e tudo mais. Eu estava pensando em fazer um post assim a muito tempo, pois assim eu responderia todos de uma vez só, sendo assim, aqui estou eu dando mais dicas sobre blog (vocês sabem que eu adoro fazer esse tipo de post, né?). E hoje são cinco dicas para quem ainda não criou um blog, mas que deseja criar. Se você está lendo este post e já criou seu blog pouco tempo, mas ainda está perdido, eu fiz um post especialmente para você (Dicas para blogueiros iniciantes). Mas enfim, vamos as dicas, né? Recapitulando, se você está pensando em criar um blog, mas não sabe por onde começar, continue lendo este post.


1- Leia outros blogs primeiro
Antes de mais nada você precisa conhecer um pouco da blogosfera, por isso aconselho você visitar vários blogs antes de criar o seu. Assim quando você encontrar seus blogs preferidos é aconselhável você visitar diariamente, se possível leia vários posts deles, comente, participe dele, seja leitor fiel. Se você gosta de moda, visite blogs com este tema e veja como as blogueiras falam deste assunto, afinal de contas, você ainda não sabe como funciona e só observando que irá aprender. Não se prenda em apenas um blog, veja no mínimo cinco blogs diferentes por dia, pois cada blogueira têm sua forma de trabalhar, e dessa forma, você conseguirá achar a sua identidade.

2- Blog pessoal, literário, moda ou beleza?
Parece que isso é bobeira, mas é importante saber qual será o tema principal do seu blog. Qual é sua principal intenção de criar o blog? Fazer dele o seu cantinho pessoal, onde você vai compartilhar com outras pessoas o que você gosta de fazer, de usar, de comprar? Ou você deseja compartilhar apenas dicas literárias, como resenhas de livros, dicas de filmes e etc? Ou deseja compartilhar com outras meninas dicas de beleza e moda? A minha segunda dica é essa, escolha o tema principal do seu blog primeiro.


3- Quais assuntos você vai postar no seu blog?
Agora que você sabe qual é o tema principal do blog fica mais fácil escolher os assuntos que você vai falar no blog. Eu te aconselho você pegar uma folha de papel e anotar todos os assuntos que você gosta ( entende). Tente resumir o máximo de temas, pois não adianta você começar agora e falar sobre vinte assuntos diferentes, eu mesma tive dificuldades de falar sobre vários assuntos aqui no blog, e por isso resolvi chamar outras pessoas para me ajudar. Se o seu blog vai ser literário, não pode faltar resenhas de livros, TAG literárias, assuntos que leitores gostam e etc. Se você deseja criar um blog de moda e beleza não pode faltar dicas de como usar certas roupas, ou dicas de maquiagens, unhas e etc. Mas se você optou em criar um blog pessoal você pode falar sobre o que quiser, pode criar posts de desabafos, mostrar o que fez durante a semana, mostrar seus objetos favoritos e etc.

3- A escolha do nome
Agora que você escolheu os assuntos do seu blog chegou a hora de escolher o nome. Essa parte é bem complicada, pois será a marca do blog. Eu demorei alguns dias para escolher o nome do meu blog, mas eu gosto muito dele, pois é bem pessoal. Então eu te aconselho criar nomes curtos e de preferência em português, pois assim os leitores não terão dificuldades para lembrar dele na hora de digitar o endereço do seu blog. Crie nomes com a personalidade do blog, tente NÃO COPIAR de outros blogs como por exemplo: Antes dos quinze (Depois dos quinze), Boca azul (Boca rosa), Just Bia (Just Lia), Meninas estúpidas (Garotas estúpidas), Muito Vaidosa (Super Vaidosa). Reparam que os nomes são parecidos com os nomes de blogs famosos? Eu criei esses nomes agora, não sei se realmente eles existem, mas se você é dono desses blogs não sinta-se ofendido, foi apenas um exemplo. Então gente, evite imitar os nomes de outros blogs (principalmente os famosos), seja criativo, coloque o seu nome, sobrenome, escolha nomes que combinam com o seu blog e com você.

4- Blogspot ou Wordpress?
É um pouco difícil de afirmar que um é melhor que o outro, pois eu só conheço o Blogspot, mas muitos blogueiros falam que o Wordpress é mais complicado de mexer no início. Eu gosto muito do Blogspot, acho que ele é muito fácil de mexer e na hora de encomendar um layout ele costuma ser mais barato e fácil de encontrar. Então eu te aconselho você usar o Blogspot, mas isso cabe a você escolher.

5- "Como deixar o meu blog bonito (layout)"?
Antes de mais nada, quero deixar claro que a maioria (ou quase todos) dos blogueiros não tiveram um blog lindo-maravilhoso-profissional no início. Demora alguns meses para você conseguir deixar o seu blog do jeitinho que deseja. Não aconselho ninguém comprar um layout nos primeiros meses, você vai perder dinheiro sem necessidade. Antes de mais nada você precisa ter uma boa quantidade de posts, conseguir seguidores, e mais visualizações por dia. Não adianta você criar o blog hoje e amanhã já querer que ele fique maravilhosamente lindo e profissional, isso requer tempo, trabalho e dedicação. Mas isso não significa que você vai deixar o seu blog de qualquer jeito só porque acabou de criá-lo, né? Por isso eu te aconselho procurar layout free na internet, são layouts simples, bonitos e o melhor, grátis! Vocês vão encontrar esses layouts aqui, aqui e aqui.


Então é isso meus amores, espero que esse post ajude muitas pessoas. Qualquer dúvida é só entrar em contato comigo pelo o e-mail midian.og@gmail.com. Lembre-se que criar um blog não é difícil, o que dá mais trabalho é prosseguir com ele, e fazê-lo crescer. Então não desista!






2 comentários:

Giovanna Bertolini disse...

Adorei as dicas, servirá como auto-ajuda para muitas blogueiras que sonham com seu blog! =)
Beijos e uma ótima semana! ♡
Fica com Deus!
Blog | Curte?

Andrea Galvão disse...

Realmente, não faz sentido alguém copiar o nome desse jeito! Só pode ser para atrair os desatentos!
Os layouts free realmente salvam muita gente! Seu blog fica mais bonito e profissional, sem que você precise gastar!
Adorei as suas dicas! Vai ajudar muita gente!
Beijos,
Own Mine

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Assim quando eu puder eu vou responder e retribuir o seu comentário, por isso eu te peço que não esqueça de colocar o link do seu blog aqui.
Volte sempre!
Beijinhos.