Vale a pena desativar o blog?

postado por Midiã Cardoso


Muitas vezes a correria do dia a dia faz com que deixamos o blog um pouco de lado. Temos que estudar para o vestibular, se dedicar ao trabalho, dá assistência à família, estudar para uma prova, namorar e etc. São tantas coisas que temos que fazer diariamente que as vezes o blog não tem mais espaço na nossa agenda, né? E como blogueiros sabemos que para manter o blog em pé, é preciso muita dedicação, paciência e tempo. Mas o que fazer se o tempo está curto? O que fazer se o foco maior não é mais o blog? Será que desativar o blog é a melhor opção? Bom, quem acompanha o blog Doce Abril sabe que eu não estava conseguindo conciliar a minha vida pessoal com a minha vida de blogueira, sendo assim, resolvi desativar o blog por algum tempo. É claro que não consegui ficar muito tempo longe, já que esse universo da blogosfera é minha paixão. Então resolvi voltar, sendo que não sabia que enfrentaria com tantas mudanças, e por isso vim compartilhar com vocês um pouco da minha experiência e mostrar os pontos negativos e positivos de desativar o blog. Se você está passando pela a mesma dificuldade que eu passei, se está difícil de conciliar blog com a sua vida pessoal e por isso está pensando em desativar o blog, então fique atento na postagem de hoje!




1- Vida pessoal em primeiro lugar: 
Quando você não tem mais a responsabilidade com o blog, obviamente que sobrará mais tempo para fazer outras coisas. Pois querendo ou não, o blog toma uma boa parte do nosso tempo. Agora você poderá sair mais, estudar melhor, namorar mais e etc, ou seja, o seu tempo será 100% voltado para a sua vida pessoal.

2- Melhorando o blog:
Se você desativou o blog já pensando em voltar um dia, essa hora é perfeita para você ajustá-lo. Agora você pode comprar/fazer outro layout, criar um novo banner (ou mandar fazer), ajeitar a área lateral (Gadgets), visitar outros blogs com a mesma temática que o seu para aprender mais, acrescentar coisas que você sempre quis colocar no blog, mas nunca teve tempo de aprender ou fazer (como por exemplo, colocar um slide), enfim, com o tempo disponível e com o blog desativado você conseguirá fazer alguns ajustes sem que o leitor veja.

3- Elaborando novas colunas:
Repararam que o tempo ajuda muito? Sim, mais uma vez vou falar sobre ele neste tópico, pois agora com tempo disponível, você conseguirá elaborar novas colunas para o seu blog. Que tal criar colunas novas, além do "Look do dia" ou "Top 5" (que quase todo o blog tem)? Só tendo tempo e "cabeça fresca" para trazer novidades para o blog. Não estou dizendo que blogueiros que têm seus blogs ativos não conseguem inventar novas colunas, só estou dizendo que é muito mais fácil pensar em algo novo quando não têm que se preocupar em postar, responder comentários, divulgar e etc (quando o seu blog está ativo).






1- O número de visitas diminuem:
É isso mesmo, quando desativa o blog é como se tudo zerasse. E quando você decide voltar, é como um choque, pois é como se o blog voltasse para o zero. Lembra quando você criou o blog e tinha pouquíssimas visitas? Pois então, é assim que acontece quando você volta. Se você recebia uma média de 1000 visitas diárias, poderá receber 200 ou 100 agora, é muita diferença, né? Por isso tem que trabalhar bastante para que o blog volte a ser como ele era, eu fiz um post mostrando Como receber mais visitas no seu blog, que poderá te ajudar bastante nisso (é só clicar aqui).

2- Perdendo o hábito de postar: 
É engraçado como o ser humano se acostuma com tudo, né? Do mesmo jeito que já estávamos acostumados em postar diariamente quando o blog estava ativo, também se acostumamos em não postar já que o blog desativou. Com o passar do tempo você vai pegando o hábito de postar, vai pegando "o jeito" para isso, mas o que acontece quando você fica muito tempo sem postar? Você acaba perdendo um pouco do jeito! É claro que você não vai simplesmente esquecer como faz postagens, o que quero dizer é que você poderá perder aquele hábito de postar que você tinha antes. A preguiça vai aparecer, a falta de inspiração vai bater mais vezes na sua porta, e você vai notar que mudou nisso também. Então essa será outra barreira que você poderá enfrentar quando voltar com o blog.

3- Conquistando os leitores novamente: 
Quando você desativa o blog, faz com que o leitor entenda que o seu blog não vai existir mais, por isso ele passa a visitar outros blogs e com o tempo vai esquecendo o seu. É um pouco cruel isso, mas as pessoas esquecem fácil sim, principalmente quando aparece algo mais legal e atrativo. Sendo assim, você terá que trabalhar duro para mostrar que você voltou, e que seu blog está igual ou melhor do que era antes. Portanto, isso exige persistência, dedicação e muita paciência, pois aqueles leitores fiéis que você tinha antes pode ter esquecido do seu blog, e você terá que conquistá-los novamente.






Na minha opinião não vale a pena desativar o blog, só se você REALMENTE não tem como postar, e tem certeza que não vai voltar mais. Problemas pessoais todo mundo passa, mas do mesmo modo que eles chegam, eles vão embora. As vezes o desespero toma conta da gente, e faz com que tomamos decisões precipitadas, e foi isso que eu fiz. Se eu esperasse, talvez não tomaria a infeliz decisão de desativar o Doce Abril. Se eu me arrependo? Sim, me arrependo muito! Mas valeu de experiência, pois assim posso compartilhar com vocês. Quem acompanha o blog sabe que eu costumo fazer posts com dicas para blogueiros, e todas elas eu faço por experiência própria, que para mim é muito melhor. E quero dizer que depois que você desativa o blog é muito mais trabalhoso, é como se você estivesse acabado de criar o seu blog, ou seja, é bem cansativo. Mas o ponto positivo foi que consegui finalmente colocar o blog do jeito que eu queria, em sentido de tema, já que eu estava pensando em criar um blog literário há muito tempo atrás, mas estava sem coragem, com medo de vocês não gostarem da ideia. Mas enfim, se você está com problemas para conciliar sua vida pessoal e seu blog, tem outras opções ao invés de simplesmente desativar o blog, abaixo está uma dica.




Eu fiz uma pequena pesquisa, e notei que muitos blogueiros faz isso e acho que essa é a melhor maneira para você não desativar o seu blog. Então, se você estiver com problemas e está pensando em parar com o blog é só fazer o seguinte:

Faça um post avisando que você está com problemas pessoais e precisa se ausentar por tempo indeterminado, diga que você precisa de tempo para estudar, trabalhar, ou simplesmente avise que não está bem para postar. Esse post ficará visível para os seus leitores, e obviamente que eles vão entender o motivo da sua ausência. Assim você não terá preocupações para cuidar do blog e terá tempo disponível para resolver os seus problemas sem precisar desativar o seu blog, e quando finalmente tudo se acertar você poderá voltar sem nenhum problema. É uma dica rápido e simples, mas que ajuda bastante, pois o seu blog continuará aberto e seus leitores terão acesso aos seus posts anteriores sem problema algum e seu blog continuará recebendo visitas normalmente.



E então pessoal, o que acharam do post? Espero que tenha ajudado vocês!
Já pensaram em desativar o blog? Já desativaram? Vocês acham que vale a pena?
Deixem suas opiniões nos comentários.
Beijinhos ^^




13 comentários:

Juuh Fernandes disse...

Já vi muitas blogueiras maravilhosas desistirem do blog, é uma coisa que comigo não aconteceria, eu sei muito bem o meu limite com o blog, sei que preciso viver. O ruim é quando a pessoa para a vida pra ficar no blog, isso é ruim! ;x

http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

Vanessa Vieira disse...

Gostei do post Midiã. Já passei por muitas coisas e várias vezes pensei em desativar o blog. Apenas pensei, nunca coloquei...Fiz muitas amizades com o Nessa News, tanto com leitores queridos quanto com autores maravilhosos, e quando eu pensava em desistir, era isso que me fortalecia (e me fortalece até hoje). Beijo!

www.newsnessa.com

Wandressa disse...

Adorei o post, revi algumas coisas que estava pensando. Já vi muita gente desistir ou largar o blog do nada. Eu mesma já fui uma delas, mas hoje em dia não desisti, a gente sempre arranja um jeitinho pra entrar no blog, nem que seja pra um post rapidinho e pequeno.

http://alguns-livros.blogspot.com.br/

Luana Sphinelly disse...

Bem útil esse post, mas acho que eu não conseguiria desativa o blog, mesmo que já tenha desanimado várias vezes, se você realmente gosta dele, tenta ver uma maneira de conciliar as coisas, nem que seja um post por semana. Quanto menos fazemos uma coisa, menos teremos vontade de fazer.

Beijos :*
http://www.todasasluas.com/

Carol Teles disse...

Desativar mesmo só tive vontade logo no início, quando eu achava que escrevia só para mim. Depois perdi essa frescura e danei a escrever sem parar.
Não consigo me ver sem o Irreparável hoje em dia. Ele faz parte da minha rotina e adoro pesquisar para ele!
Mas se um dia eu precisasse me afastar, acho que faria a mesma coisa que você sugeriu, um post falando sobre o problema, mas que em breve retornaria.
Ótimas dicas, amiga!

bjus
terradecarol.blogspot.com

Midiã Oliveira disse...

@Juuh Fernandes É verdade, quando a pessoa começa deixar de viver por causa do blog, fica bem difícil.

Obrigada pelo comentário flor.
Beijinhos.

Midiã Oliveira disse...

@Vanessa Vieira Obrigada, que bom que gostou Nessa *-* Por isso é importante ter o apoio dos leitores e parceiros, eles são incentivadores mesmo :D
Beijinhos flor, obrigada pelo comentário.

Midiã Oliveira disse...

@Wandressa Obrigada, que bom que adorou o post :D Com o tempo nós conseguimos ter jogo de cintura mesmo.

Beijos, obrigada pelo comentário flor.

Midiã Oliveira disse...

@Luana Sphinelly Que bom Lu, fico feliz que o post foi útil *-* É mesmo, quando gostamos de algo damos um jeito para seguir em frente.

Beijinhos.

Midiã Oliveira disse...

@Carol Teles Oi amiga, que bom que você continuou com o blog e não desativou, ia fazer uma grande falta. É, acho que a melhor forma seria avisar para os leitores e não desativar.

Obrigada amiga :D

Beijinhos.

Sil disse...

Gostei muito da postagem. Eu nunca pensei em desativar o blog. Por isso que já tenho uma politica de não publicar todo dia, se não fica difícil mesmo. Trabalhar, estudar, ler, resenhar, postar, retribuir comentários, não sobra tempo pra viver hehehehhe

Blog Prefácio

Paula Lopes disse...

Às vezes dá vontade de parar mesmo, mas desistir é pior. Nosso dia a dia é tão corrido que deveria ter umas 48 horas, neh? Mas apenas 2 horas de trabalho! kkkk
Ainda bem que você continuou com o blog, ele é lindo!

Beijos!
lollasparks.blogspot.com.br

La Juh disse...

Nossa adorei o post ! Já pensei várias vezes em desativar, mais o amor pelo meu blog sempre falou mais alto rs
Beijos
http://lajuhcarvalho.blogspot.com

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Assim quando eu puder eu vou responder e retribuir o seu comentário, por isso eu te peço que não esqueça de colocar o link do seu blog aqui.
Volte sempre!
Beijinhos.