Pular para o conteúdo principal

Vlogs Literários



Olá! Essa semana ao invés de resenha ou algo do tipo eu resolvi falar sobre um assunto um pouco diferente. No mês de julho eu estava de férias da escola e tinha tempo de sobra pra navegar na internet então resolvi pesquisar mais uma das minhas coisas favoritas: livros. Eu sigo e leio vários blogs sobre isso e tento estar sempre antenada nas novidades pois o mundo literário é algo que eu realmente amo. Porém, como toda adolescente nas suas férias eu estava com preguiça de fazer tudo #shameonme e ver aquelas resenhas e posts gigantes as vezes me faziam desistir de ler tudo e apenas ir passando pelas palavras sem realmente prestar atenção, procurando ler apenas o que parecia ser o mais importante. Assim que percebi que estava fazendo disso um hábito eu decidi me voltar a um outro tipo de blogs, ao qual eu não dava muito importância antes, os blogs em vídeo (chamados: vlogs).
 Há algum algumas pessoas começaram a mudar um pouco o estilo de seus blos e fazer resenhas e outros coisas desse tipo em vídeo e o negócio deu bem certo; mais recentemente aconteceu um certo "booom" de vlogs literários no país e a maioria dos blogs hoje em dia tem seu próprio canal no youtube. Além de você ter uma certa interação maior com a pessoa dona do blog, pois o fato de ser feito em vídeo faz como que uma "conversa", esse estilo de postagem é muito bom para as pessoas que assim como eu querem fazer mil coisas ao mesmo tempo: está querendo saber a opinião de alguém sobre certo livro? Veja uma vídeo-resenha de poucos minutos sobre ele enquanto pinta suas unhas (ou faz qualquer coisa sei lá) e saiba mais sobre a história para ter uma ideia de se realmente te agradaria.
Vídeos são uma forma rápida e mais interativa de expressar algo de uma forma diferente de apenas um grande conjunto de palavras. De forma alguma que vou parar de ler meus queridos blogs mas assistir aos vlogs se tornou mais do que um hábito pra mim principalmente porque, com minha rotina um pouco caótica, eu posso assistir enquanto faço outras coisas e assim aproveitar mais meu tempo. Então, após esse grande texto um pouco inútil, vou dizer o foco desse post : falar um pouco dos meus vlogs literários nacionais preferidos para vocês que curtem esse tipo de coisa! :D Fiz um listinha deles, vamos ver?






Esse foi um dos meus "achados no youtube". Enquanto passeava por algum blog por aí vi alguém citando esse canal e fui logo procurar e adorei! O foco do canal são as vídeo resenhas mas também são respondidas algumas tags e são feitas edições especiais sobre vários assuntos literários que são puro amor *-*




O Cabine Literária é, diferente da maioria dos outros, apenas um vlog, ou seja, não há um blog no qual as postagens sejam feitas em texto. Sendo assim, todo o conteúdo do Cabine está no canal do youtube. Resenhas, vídeos especiais, correio, novidade do mês, várias outras coisas e um adicional: os vídeo são sempre super divertidos!



O "garota it" é um dos que eu acompanhava em blog escrito antes de conhecer o canal. A Pam, dona do blog, é uma fofa e fala e escreve muito m bem, gosto muito dos vídeos e além de tudo ela ainda tem um gosto super parecido com o meu e isso fez toda a diferença.



Outro blog que venho acompanhando a muito tempo é o Livros e Blablablá, da querida Juh Sutti, que sempre escreve e fala muito bem em seus vídeos. Além das caixinhas de correio e resenhas ela está sempre fazendo tags e vídeos bem divertidos. Estou bem ligada nesse canal esses dias pois elas está participando do VEDA (vlog every day in August) e por isso postará um vídeo novo todos os dias durante esse mês. Vale muito a pena conferir!




Um canal que eu conheci durante o VEDA (só que dessa vez o vlog every day in April) foi o Minha Estante. Esse canal começou como uma extensão do antigo blog de mesmo nome, que teve fim em junho desse ano. O blog terminou mas o vlog não! O incrível Bruno Miranda continuo fazendo suas resenhas e também outros quadros diferentes como o "Bruno responde" e o "Julgando pela capa". Um dos canais literários mais divertidos! 




O "minha vida literária" é o blog que eu já acompanhava há algum tempo e quando vi que também tinha uma canal no youtube corri pra ver. A dona do blog é uma fofa e está sempre postando coisas novas, mas sempre focando nas caixinhas de correio e respostas de tags. Vale a pena conferir!



O "Mon Petit Poison" é um canal um pouco diferente dos outros. As resenhas em vídeo são feitas apenas para um livro, escolhido pelos leitores do blog, e o vídeo principal do canal é o "Resumo do blog". Todo fim de semana a Andy,dona do MPP, grava um vídeo falando sobre tudo que rolou na semana, todas as postagens,resenhas, promoções e livros que chegaram para ela. Os vídeos sempre são um pouco maiores do que os normal, com mais de 20 minutos, porém eu achei uma ideia muito criativa pois ao invés de ficar procurando tudo no blog pra me atualizar eu vejo o vídeo e  já me situo. Acompanho semanalmente!



O "O batom de Clarice" é outro dos canais que conheci por intermédio de outros canais. Se você quer sair um pouco desse mundinho de livros lançamentos e das modinhas que vê sempre por aí, principalmente nos canais e blogs mais voltados para o público mais jovem, com certeza vai gostar! Um tipo de literatura bem mais adulta e com conteúdo sempre muito bom. Já conheci vários livros por lá e aumentei minha lista de livros que quero ler!



Conheci o Psychobooks também por intermédio de algum outro blog por aí, vi comentários sobre o Psychosunday e resolvi ir procurar. O tal Psychosunday é uma iniciativa muito interessante das donas desse blog , que sorteiam um livro usado/semi-novo todas as semanas. Isso é só uma das coisas super legais que encontrei no blog e no vlog.No canal a Mari e a Alba fazem vídeo-resenhas, mostram os livros que chegaram pra elas, respondem tags e várias outras coisas. Com certeza faz parte do topo da minha lista de canais literários favoritos!



Um canal que não posso deixar de citar sempre que falo de vlogs literários é o Tiny Little Things, extensão do blog, de mesmo nome, da querida Tatiana Feltrin. Um dos maiores canais literários que acompanho, e um dos melhores também. A Tati lê livros muito bons e sempre dá dicas ótimas, além de ser uma pessoa muito querida! Não posso falar dele sem começar uma interminável "rasgação de ceda" haha Conteúdo sempre ótimo, vale muito a pena conferir! :D



O último, mas não menos importante, canal dessa minha pequena lista, é o "Um leitor a mais", também extensão de um blog que eu gosto muito de acompanhar. Confesso que, além do conteúdo, um dos maiores motivos para eu gostar bastante dos vídeos é a voz do Leonardo, dono do canal, ele é um jovem locutor de rádio e fala de uma forma que me agrada muito, além de ter um gosto literário também muito parecido com o meu.




Ai está uma listinha em ordem alfabética dos vlogs literários que eu mais gosto de acompanhar,não coloquei nenhum vídeo deles aqui,apenas uma pequena descrição e os links, para que o post não ficasse tão grande,espero que tenham gostado e se interessado por algum deles,garanto que vale muito a pena . Vocês curtem esse tipo de coisa? Acompanham algum vlog literário? Tem alguma dica pra me dar? E, especialmente, acha que seria uma boa ideia eu começar o meu próprio vlog, até mesmo pra melhorar minhas postagens aqui no blog? Gostaria que respondessem essa pergunta e deixassem qualquer outra coisa que quiserem dizer aqui nos comentários ok ? Boa semana :*


Comentários

Anônimo disse…
Acho que deveria começar a fazer um vlog, eles são muito interessantes e seria uma boa inovação
Oi Ingrid adorei a sua seleção !!

Eu adoro a Tati a Pam, Juh,Bruno,Clarice e todos mais hahaha, beijos !!

http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )
Unknown disse…
Da sua listinha de vlogs literários eu só acompanho o da Tatiana Feltrin, o Cabine Literária, o Garota it e o Minha Estante. Eu simplesmente amo o jeito que todos eles resenham os livros, cheios de humor e diversão! Agora vou ali me inscrever nos outros canais :)
Beijos.
http://trechos-e-textos.blogspot.com.br/
Anônimo disse…
Adorei o Cabine Literária <3 Os outros ainda preciso conhecer, mas esse é meu preferido de vlog literário!

Amei tudo aqui, o layout tá demais!
Beijos, Lari
Irreparável disse…
São todos ótimos! Acompanho alguns também!

bjus
terradecarol.blogspot.com
Ingrid Santos disse…
Obrigada por dar sua opinião, acho que vou começar a fazer alguns vídeos sim, inovar é sempre bom!
Ingrid Santos disse…
Espero que goste das dicas que dei, são canais muito bons também (:
É interessante essa onda de vlogs:

http://aoinvesdoinverso.wordpress.com/2014/01/03/nota-sobre-certos-leitores-de-hoje/

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.