Vale a pena ter colaboradores/colunistas?

postado por Midiã Cardoso


SIM! Desculpe, mas eu tinha que começar o post já respondendo a pergunta do título, pois realmente vale a pena ter colaboradores/colunistas no blog. Eu sei que muitas pessoas ficam um pouco preocupadas, acham que tendo colunistas você vai perder a identidade do blog, mas calma, as coisas não são assim (ufa, respira!). Eu fiz uma mini enquete no grupo do facebook "União dos blogueiros" ( se você deseja participar clique aqui, ) e a maioria das pessoas escolheram esse tema para o post (obrigada meninas), então cá estou eu para falar desse tema que é tão assustador novo para alguns blogueiros. Como vocês sabem o blog Doce Abril tem quatro colaboradoras, a Maria Luiza, Ana, Rafaela e Ingrid, cada uma delas fala de um tema, e isso tem me ajudado bastante. E gostaria de aproveitar para agradecer minhas lindas colaboradoras, vocês são 10! Mas antes de você saber se precisa ou não de um colaborador me responde as seguintes perguntas: Agora que as aulas começaram você está tendo tempo para postar todos os dias? (não?), Agora que as férias acabaram você perdeu todo aquele ânimo com o blog? (Sim?), Você perdeu a inspiração, pois o seu foco está só nos estudos e trabalho? (sim?). Se as respostas foram iguais as que estavam entre parenteses, te digo uma coisa: VOCÊ PRECISA DE COLABORADORES! Então se você já reconheceu que precisa de ajuda, continue lendo o post, pois vou mostrar para vocês as duas principais vantagens de ter uma equipe, e qual é o procedimento para se ter colaboradores/colunistas no blog.




* Você não precisa postar todos os dias: Nos dias que os colunistas postarem, você pode optar em não postar, e dessa forma você pode aproveitar para fazer outras coisas nesse dia.

* Você terá menos temas para falar no blog: Escolha pessoas que conhecem temas diferenciados, como por exemplo, maquiagem, moda, filmes, seriados e etc. Dessa forma você não terá preocupação de fazer posts com vários temas. Ou seja, você fala sobre moda e filmes, e suas colaboradoras falam sobre maquiagem, saúde, e decoração, dessa forma seu blog terá variedade de assuntos, mas você não vai ficar sobrecarregado (é só um exemplo tá?)




Escolha os temas que a sua equipe vai trabalhar:
Primeiro você precisa saber quais temas que sua equipe vai falar no blog. Dê preferências para aqueles assuntos que você não tem muita facilidade para falar. Por exemplo, eu amo maquiagem, sei algumas coisas, no entanto tem muitas coisas sobre maquiagem que eu não sei, por isso escolhi esse tema para alguma colaboradora falar sobre ele. Entendeu?

Quantas pessoas vão ter na equipe?
Para mim o suficiente é ter no máximo quatro, mas tem blogs que tem apenas uma, outros tem cinco, seis ou sete, isso depende da sua preferência, ok?

Elaborando a inscrição:
Agora você já sabe quantas pessoas, e quais temas a sua - futura - equipe vai trabalhar, está na hora de você elaborar a inscrição. É bem simples, basta você fazer um post divulgando que foram abertas as inscrições para colaboradores/colunistas no seu blog. Divulgue na fanpage do seu blog e em grupos de divulgações no facebook, as pessoas precisam saber, né?  Eu já fiz esse tipo de post aqui no blog, e se quiser dá uma olhadinha para ter uma noção de como fazer esse post é só clicar aqui. No post eu coloquei as seguintes informações:


"Para participar da inscrição envie um e-mail para ... (seu e-mail), com o título: Vaga para colunistas (você pode escolher outro nome se quiser).

No e-mail coloque as seguintes informações:
Nome completo:
Idade:
Cidade:
Link do blog (caso tiver):
Tem disponibilidade para postar todos os dias?
Qual horário você costuma entrar na internet?
Qual coluna deseja trabalhar? (moda, maquiagem, filmes, livros, contos, aconselhamentos, Dicas para blogueiros, decoração, etc.)
Porque quer ser colunista do blog?
Faça um texto no word com o tema que você gostaria de trabalhar no blog, depois me envie em anexo pelo e-mail juntamente com as informações acima. (o texto tem que ser feito como uma postagem)."

Foi dessa forma que eu fiz a inscrição para o meu blog, no entanto você pode mudar ou acrescentar algo. Mas é essencial que você peça que a pessoa faça um texto como se tivesse fazendo uma postagem, pois é dessa forma que você vai conhecer a escrita dela.

Como escolher a sua equipe?
Desculpe, mas nesse tópico eu não vou poder ajudar muito, pois essa parte é muito individual. Mas antes de escolher a sua equipe você precisa analisar muito bem, precisa saber se a pessoa tem o perfil do seu blog, se ela realmente gosta dele. Se continua tendo dúvidas, peça para a pessoa fazer um novo texto para você. Lembre-se que você precisa ter certeza, pois o blog é seu e só você sabe como foi trabalhoso chegar aonde você está.

Escolheu a equipe, e agora?
Já escolheu os colaboradores do seu blog? Parabéns! Agora você já chegou no ponto final. Peça o facebook das pessoas, é muito importante que você tenha um contato mais íntimo com essas pessoas, afinal ela faz parte da mesma equipe que a sua, certo? Combine o horário para cada pessoa postar, combine o dia certo e diga para eles como funciona as coisas no seu blog. Lembre-se que agora vocês são uma equipe, então é importante que vocês conversem e se conheçam, garanto que você vai ficar mais seguro assim.

Depois que todos já sabem o dia e horário que vão postar, você precisa enviar uma permissão para a sua equipe (como assim Midiã?), eu uso o sistema blogger, e aqui eu fiz o seguinte procedimento: Fui no painel do blog > configurações > permissões > adicionar autores e coloquei o e-mail da pessoa. Ela vai receber o e-mail de solicitação para participar do blog e pronto, ela vai poder postar no seu blog.



Então é isso amores, espero que o post ajude vocês.
Se tiverem alguma dúvida pode deixar nos comentários que eu vou responder.
Mas se preferirem pode enviar um e-mail para midian.og@gmail.com
que será um prazer ajudá-los.
Comentem e digam o que acharam do post.
Beijinhos ^^






11 comentários:

Kézia Martins. disse...

O fato é que eu tenho duas colaborados que realmente não me ajudam muito... Mas seila eu nao consigo falar mal ou smp quando tento explica, elas nao entende, mal sei oq fazer...

http://buscandosonhos.com/

Stéph disse...

Que bom que voltou, Midi. *-* Com dicas incríveis como sempre.
Então, eu estou nessa situação que você falou, sem tempo pra nada e com a cabeça nos estudos, mas ainda tenho um pé atrás com em dividir o blog, não tenho confiança.
Beijos.
http://vidadaleitora.blogspot.com.br/

Mônica. disse...

Excelente, por enquanto estou dando conto do blog e ele é um tanto quanto pequeno ... mas essas dicas podem ser muito úteis no futuro!

www.moniitorando.blogspot.com

Ana Lídia Lopes disse...

Adorei o post. Concordo que ter colaboradoras vale a pena! Eu ainda não tenho, por que acho que o meu blog é muito "íntimo", é o meu cantinho.. Mas quando o blog crescer mais, quem sabe! rs =)

Beijos da Ana.
www.apenasana.com

Carol Monteiro disse...

Eu tenho uma amiga que me ajuda com o blog, mas ela não tem muito tempo pra se dedicar a ele. Não sentia muita falta de alguém para me ajudar, por isso nunca liguei... Mas já faz uma semana e meia que estou doente e não estou conseguindo me dedicar ao blog, então comecei a sentir falta de alguém para me ajudar a montar postagens, responder comentários, ter idéias, essas coisas.

http://elasopensanisso.blogspot.com.br/

Midiã disse...

Se suas colaboradoras não estão te ajudando converse com elas, é muito importante que você fale com jeitinho, as vezes elas não estão te ajudando é porque você ainda não falou para elas o que você realmente quer.

Beijinhos flor e boa sorte.

Midiã disse...

Oiiie lindona! Finalmente consegui voltar :D Own muito obrigada *-*
Se você não tem muita confiança, mas realmente precisa de ajuda, chama uma amiga para te ajudar, ou abre as inscrições para uma pessoa apenas, assim fica mais fácil de você ficar mais segura com ela.
Beijinhos e boa sorte com o blog.

Midiã disse...

Own obrigada!
Quando o blog é pequeno é muito mais fácil mesmo, mas fico feliz que minhas dicas poderá te ajudar futuramente, obrigada lindona.
Beijos.

Midiã disse...

Obrigada Aninha *--*
Essa é a maior preocupação das pessoas, o blog é íntimo de mais para dividi-lo com alguém né? rsrs
Mas não se preocupe, quando você sentir que está preparada procure ajuda de colaboradores.
Beijinhos flor.

Camila Marques Muller disse...

Primeiramente, que coisa linda esse blog! Achei o texto com uma opinião mt boa e o formato tb, bem gostoso de ler! Tu tá de parabéns viu?

No meu caso, vou esperar o blog crescer pra chamar um colaborador. Não tenho o costume de escrever mas acho textos bem necessários num blog ://

Beijos (e to seguindo)
http://www.gavetadefutilidades.com/

Anônimo disse...

Pois é, amo escrever e tenho muito interesse em colaborar com algum blog. Se precisarem, conversem comigo
debora.almeida1908@gmail.com

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Assim quando eu puder eu vou responder e retribuir o seu comentário, por isso eu te peço que não esqueça de colocar o link do seu blog aqui.
Volte sempre!
Beijinhos.