Fim das férias! E agora, como o blog vai ficar?

postado por Midiã Cardoso


                                                       FOTO: MELINA SOUZA  (Obrigada Cyntia Almeida e Sara Vieira)

Algumas pessoas estão festejando nesse momento, pois estão contando os dias para voltar as aulas, porém tem outras que não estão nem um pouco contente com o fim das férias. E para quem tem blog esse assunto é o mais complicado e tem causado muitas preocupações, pois agora que as férias acabaram, como vão ficar as coisas no blog? Será que vão dá conta da escola e o blog? Será que vão conseguir postar todos os dias? E quando tiver em semana de prova, será que vão conseguir dá conta das duas coisas? Confesso que eu pensei bastante nisso, e por isso já tomei algumas providências. Percebi que em alguns comentários, alguns leitores demonstraram bastante preocupação, pois não sabiam o que fazer para conseguir conciliar escola-blog. Por isso eu trouxe algumas dicas para vocês, são bem simples e rápidas, mas que para mim vai ajudar bastante.



Faça um cronograma de postagens para a semana.
Todo blogueiro precisa de algum caderninho, então se você não tem, trate de ter mocinho ou mocinha (rs). Faça um cronograma de posts para a semana inteira, ou para três dias da semana, mas se você não quer que seu blog enfraqueça, eu aconselho que faça posts para todos os dias. Se você estuda de manhã, basta ir para escola normal e quando voltar descanse antes de entrar na internet. Quando você conseguir entrar no seu blog, dá uma olhadinha no seu cronograma e ficará mais fácil. Agora se você vai estudar a noite, terá o dia todo para postar, divulgar e retribuir visitas. Quem terá mais dificuldade são as pessoas que estudam a tarde, pois perdem praticamente o dia todo fora, mas com o cronograma fica mais fácil de você preparar seus posts durante a semana.

Deixe alguns posts salvos ou programados.
Gente isso ajuda bastante! Semana que vem eu vou viajar (também sentirei saudades) e já estou deixando posts salvos para a semana que ficarei viajando (talvez este post é um deles). Para quem usa o sistema blogger fica muito fácil programar os posts, e se você ainda não sabe como se faz, clica aqui, pois neste site ensina. Você pode preparar seus posts no final de semana, ou quando estiver em casa de bobeira, dessa forma você não precisa se preocupar em ter que todos os dias preparar um post diferente.

Tenha colaboradores e colunistas.
Eu sei que algumas pessoas ficam um pouco receosas em relação a isso, pois o seu blog é seu cantinho, sua identidade, foi você que batalhou para ele chegar aonde está, mas tem horas que você precisa de ajuda, e tendo colaboradores é uma boa pedida para quem vai ficar sem tempo depois que as férias acabarem. Como vocês notaram, o blog tem quatro colaboradoras agora, e isso está me ajudando bastante, pois já vou diminuir quatro temas para falar - mas isso não quer dizer que eu não vou falar sobre esses temas também - faça uma inscrição, abra vagas para colunistas no seu blog, escolha duas ou três pessoas que se identifiquem com você e com seu blog. Eu estou bem feliz, pois as meninas são muito legais, e me identifiquei com elas, e como vou voltar a estudar, vou trabalhar e fazer estágio, vou acabar ficando totalmente sem tempo (espero que não). Então vale a pena ter pessoas ao seu lado sim, você vai precisar de ajuda agora que suas férias acabaram. Mas se você consegue dá conta sozinho, parabéns, pode anular essa dica.



Então é isso amores, eu sei que foram só três dicas, mas para mim são essenciais.
O que acharam? Ajudei de alguma forma?
Se tiverem alguma dúvida, podem deixar nos comentários. ;)
Não deixem de comentar.
Beijinhos ^^





28 comentários:

Melhor, tô bonita? disse...

Oi lindeza! Realmente, esse é um assunto que mexe muito com a gente. Eu e a minha melhor amiga criamos o blog bem no comecinho das férias, portanto, ainda não tínhamos pensado em como seria após essa "mordomia". Esse ano inicia uma nova etapa em nossas vidas: A Faculdade. E está praticamente aí o inicio das aulas :( Estamos desesperadas, especialmente porque nos apegamos demais ao "Melhor, tô bonita?" e estamos cientes de que a partir de agora a dedicação que tínhamos com ele nas férias, não será a mesma com o início das aulas. Estamos fazendo exatamente o que você indicou: Programando posts, determinando horários... Porque abandonar não é hipótese! Vai dar tudo certo <3

Parabéns pelo blog! Também tem post no meu, vem conferir? Ah, e sempre que atualizar o blog me avise linda!

http://melhortobonita.blogspot.com.br/
Beijos, Lethícia.

Stefani Goulart disse...

Oi Midiã!
Eu amei as dicas, realmente com a volta das aulas tenho certeza que o tempo para o blog vai diminuir (e muito) e é muito importante a organização para que o blog não seja deixado de lado não é?
Parabéns pelas dicas.
Beijos,
isteh.blogspot.com.br

DAYANA ARAÚJO disse...

Oi Midiã,adoro suas dicas para blogueiros isso é muito bom da sua parte dar essa forcinha para nos blogueiras(os) beiijos!

Stéph disse...

Mais dicas perfeitas, como sempre. Estou nesse drama de volta às aulas, tentei fazer essa coisa de programar posts esse fim de semana mas estava sem tempo e inspiração pra escrever. =/
Morro de receio de ter colunistas, preciso achar alguém em quem eu confio.
Vou tentar me organizar mais para dar certo.
http://vidadaleitora.blogspot.com.br/
Beijos.

Garota disse...

Concordo plenamente. Eu hj mesmo to pensando em como vai ficar o blog com a volta as aulas. E uma solução sao os posts em rascunho. Vou começar a prepara los.
Cupcakeofchocolate.blogspot.com

Juhh Rabelo disse...

ótimas dicas!!!!!

http://juhhrabelo.blogspot.com.br/

Rosangela Reis disse...

Adorei suas dicas e com certeza vou coloca-las em pratica, afinal, não é nada fácil conciliar a correria do dia-a-dia com o blog. Beeeijos :**

http://sinteticovicio.blogspot.com.br/

Letícia Freire dos Santos disse...

Concordo com suas dicas, já deixei 2 posts salvos !!!!!

Meu blog: http://www.letiiciafreire.com/
Minha postagem recente: http://www.letiiciafreire.com/2013/02/look-do-dia-amarelo-neonmarrom.html

Bjs!

Laís Herculano disse...

As dicas são boas, vou ver se aprendo a programar os post. De manha ainda posso postar, mas a tarde não e vai ser pior quando arrumar um emprego.
http://www.meusdezoitoanos.com/

Jeniffer Alves disse...

A maioria das suas dicas eu adotei este ano, pois 2013 vai ser pauleira...

beijos

http://estavalendoedai.blogspot.com.br/
http://www.memoriasdeumaanonima.blogspot.com.br/

Cynthia Almeida disse...

Uma boa dica pra vc é começar a fazer um cronograma para tirar as fotos para o seu blog. Usar a foto dos outros sem créditos não te dá muita credibilidade.

Midiã disse...

Muito obrigada pela dica Cyntia. Esse é o meu plano para este ano, só estou esperando ter dinheiro para comprar uma câmera :D Mas assim quando eu comprar vou evitar usar as fotos de outras pessoas. Colocar os créditos são importantíssimo, sendo que eu encontrei essa fotografia no google, e como eu estava indo viajar, fiz o post bem rápido e nem tive tempo para pesquisar a fonte. Mas obrigada pela dica flor, vou fazer o possível para sempre colocar os créditos :D
Beijinhos e volte sempre.

Cynthia Almeida disse...

Achei estranho pq em outros posts, com outras fotos, que você tbm deve ter achado no google, têm créditos.. fotos essas, que são da Melina Souza. E até onde eu sei, o google sempre enviar para o site da imagem..
Que bom que gostou da dica.. Fico feliz que tenha lido. Beijinhos tbm FLOR.

Midiã disse...

É, sempre que possível eu coloco os créditos, e quando eu não coloco é por que estou um pouco apressada. Gostei sim, adoro receber opinião, dicas, críticas, e etc, é assim que crescemos, né? Mais uma vez, muito obrigada florzinha. Beijinhos.

Midiã disse...

Oi lindona!
É verdade, esse assunto mexe muito com a gente (blogueiros). Quando iniciei o blog, eu ainda estava trabalhando e estudando e realmente no início não foi nada a fácil. Mas aproveitei as minhas férias para dedicar ao blog. Mas agora as férias acabaram, e agora? rs mas com essas dicas acredito que vão ajudar bastante. É isso mesmo, não desiste, vai dá tudo certo :D
Obrigada pela confiança, e espero que essas dicas ajudem bastante :D
Beijinhos flor.

Midiã disse...

Oi lindona!
Obrigada, que bom que gostou das dicas.
Verdade, é a organização que que vai te ajudar, dessa forma com certeza ele não será deixado de lado.
Obrigada *-*
Beijinhos.

Midiã disse...

Oi Dai!
Muito obrigada flor, fico feliz que você gosta das minhas dicas *-*
Eu sou a "fada madrinha dos blogueiros" rsrsrs. (brincadeira)
Beijinhos.

Midiã disse...

Owwn obrigada florzinha. *--*
poxa, eu sei como é ruim ficar sem inspiração. Eu fiz um post falando sobre esse tema: http://www.doceabril.com.br/2013/01/tenha-inspiracao-para-postar.html. Espero que ele te ajude.
Ah lindona, os colunistas vão te ajudar bastante, basta escolher com cuidado, faça inscrições, procura conhecer o trabalho deles, com certeza você encontrará alguém de confiança e que se identifique com você.
Beijinhos.

Midiã disse...

Esse método é muito bom, eu fiz e realmente me ajudou bastante.
Beijinhos.

Midiã disse...

Obrigada flor.
Beijos.

Gabriela Amorim disse...

Essa semana estou até planejando uns posts assim é melhor para não deixar o blog desatualizado! Ótimas dicas.
Beijos
gabriela-amorim.blogspot.com

Midiã disse...

Obrigada lindona.
Esse é o maior problema, vida+blog, mas com jeitinho conseguimos conciliar tudo, né?
Beijinhos

Midiã disse...

Que bom, deixando os posts salvos ajuda bastante :D
Beijinhos flor.

Midiã disse...

Programar os posts não é tão difícil quanto parece, e ajuda muito. Faz um teste flor :D
Beijinhos.

Midiã disse...

2013 promete ser bem corrido para mim também, mas não vamos desistir :D
Beijinhos.

Pathy Lopes disse...

Eu não estudo,mas trabalho,é bem complicada a situação,por isso pretendo colocar colaboradores e tambem ja deixo post programados,boas dicas bjussss.
www.divinocharme.com

Jaqueline Oliveira disse...

Ai, ai... Essa também é minha preocupação, rs. Nas férias é tão legal fazer postagens sem a pressão da falta de tempo. Já estou programando algumas postagens pro blog, e vou tentar organizar meu tempo. Ótimas dicas ♥

www.bbappeal.com

Gui Lima disse...

Eu já comecei a fazer post progamados, e tenho um caderno cheia de ideias, e cada final semana coloco mais hahah

Abraços
http://confissoesdeblogueiro.blogspot.com/

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Assim quando eu puder eu vou responder e retribuir o seu comentário, por isso eu te peço que não esqueça de colocar o link do seu blog aqui.
Volte sempre!
Beijinhos.