Qual gênero de livro você mais gosta?

postado por Midiã Cardoso

Oi leitores, todos tem seu gênero literário favorito, não é mesmo? Vocês podem dizer que são ecléticos,  ou seja, tem gostos variados e não fica preso a um estilo ou preferência, portanto sempre tem aquele gênero preferido. Com isso trouxe as definições dos principais gêneros e alguns exemplos de livros. E após conhecerem um pouco mais sobre eles, gostaria que me respondesse a seguinte pergunta: "Qual gênero de livro você mais gosta?", mas antes de responder, vamos conhecer sobre esses gêneros agora?









O romance é uma Narrativa de Ficção, assim como o Conto e a Novela.

Atualmente, um romance tem, geralmente, um mínimo de trezentas páginas e não tem qualquer limite máximo. No entanto, os romances muito grandes tendem a ser publicados em vários volumes, formando trilogias, permitindo, assim, ao autor a possibilidade de explorar e aprofundar não só as personagens como todo o contexto espácio-temporal.
A palavra "romance" começou por designar a língua vulgar, que se distinguira já do Latim. Quando se começou a escrever não em latim, mas na língua vernacular, esses textos passaram então a ser chamados de romance ou romanço. Só mais tarde é que a palavra "romance" passou a indicar textos narrativos literários.






           





Fantasia é um gênero de arte que usa a magia e outras formas sobrenaturais como o elemento principal/primário de uma história. Este gênero é geralmente distinguido de Ficção Científica e horror pelo aspecto geral, atmosfera e pelos temas de cada autor individual, embora haja uma grande sobreposição entre os três (conhecidos no seu conjunto por Ficção especulativa). De modo geral, o termo fantasia cobre trabalhos de escritores, artistas e músicos, desde mitos e lendas até obras mais recentes, conhecidas por uma vasta audiência.
Como noutras formas de ficção especulativa, os acontecimentos e ações na literatura fantástica muitas vezes diferem daqueles possíveis na realidade. Em muitos casos, especialmente em trabalhos mais antigos, mas também em muitos modernos, isto é explicado por uma intervenção divina, mágica, ou de outras forças sobrenaturais. Noutros casos, mais frequentemente em trabalhos de História, na chamada High Fantasy, a história pode acontecer num mundo fantástico, que é completamente diferente do nosso, completado com leis distintas da natureza que permitem a magia.










O gênero ficcional do terror ou horror existe em qualquer meio de comunicação em que se pretenda provocar a sensação de medo. Desde a década de 1960 que qualquer obra de ficção com um tema mórbido ou repelente são conhecidos do público como um gênero à parte, com grupos de fãs muito específicos que rendem culto a subgêneros ou a determinados filmes e literatura a eles associada. Este gênero está intimamente ligado à ficção fantástica e à ficção científica. O medo é a fonte dos filmes de terror. Alguns especulam ser um dos sentimentos que mais faz as pessoas se sentirem vivas e livres.
Desde sempre que as personagens ficcionais são colocadas em situações escabrosas. Isso acontece nos contos tradicionais, nos mitos e nas lendas. De fato, muitas destas situações, fazendo parte do imaginário coletivo foram, posteriormente, incorporadas por escritores e cineastas nas suas produções.









Chick lit é um gênero ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa". O gênero vende bem, apesar de ainda estar em crescimento no Brasil, algumas editoras já dedicam selos diferenciados para esse gênero. Ele geralmente lida com as questões das mulheres modernas, humor de ânimo leve. Apesar de algumas vezes que inclui elementos românticos, a literatura feminina (incluindo chick lit) geralmente não é considerada uma subcategoria direta do gênero romance, porque, no Chick lit a relação da heroína com sua família ou amigos pode ser tão importante quanto a seus relacionamentos românticos





E então pessoal, qual gênero vocês mais gostam? E digam um livro favorito desse gênero. Não deixem de comentar. 



Ps: O meus gêneros favorito é romance e chick lit. Eu sei que é difícil escolher apenas um livro favorito, por esse motivo vou dizer o último livro que eu li desses gêneros e que gostei. Do gênero romance, eu gostei de "Anna e o beijo francês" e de Chick lit gostei "Do seu lado". E vocês?
















5 comentários:

Caíque G. Apolinário disse...

Aaaaah eu gosto de Fantasia/Suspense/Policial, e os avulsos que são o que me interessar haha

Parcerinha voce recebeu um meme;)
http://tenerdificando.blogspot.com.br/2012/11/meme-coisas-sobre-mim-o.html

Samantha Camila disse...

Eu adoro um romancce, chick-lit,fantasia, drama, suspense tbm uhahuahu. na vdd gosto de todos os gêneros! Até auto- ajuda eu gosto, dependendo do meu momento rs
Bjos flor, adorei o post, ficou bem fofo *.*
Samantha
http://www.livroscomresenhas.blogspot.com.br/

Stefani Goulart disse...

Amoo romance, fantasia e terror *-*

Juliana Souza disse...

Fantasia e terror são meus preditos, quando ser mistura os dois então, tudo de bom. No momento, meu livro preferido é The Game of Thrones, mas sempre surgem novos bons livros pra se admirar.
Bjinhos da Anna

Delírios Lúcidos

Fernanda Faria disse...

Caaaaaaaaaaaara Pra te falar eu gosto de tudo, eu não consigo me decidir. ;/
De romance meu preferido é Querido John.
De Fantasia eu tenho vários queridinhos, mais gosto mais da série Wings e Acampamento Shadow Falls
De Terror é Hush Hush é claro. Maravilhoso.
De Comédia - todos da Sophie Kinsella. kkkkkkkk. Amo todos os livros dela.

beijocas

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Assim quando eu puder eu vou responder e retribuir o seu comentário, por isso eu te peço que não esqueça de colocar o link do seu blog aqui.
Volte sempre!
Beijinhos.