Pular para o conteúdo principal

Atenção leitores: Quer conseguir ler mais rápido?




Hoje venho comentar sobre algo que muitas pessoas tem curiosidade em saber... "como aprender a ler mais rápido?" Para nós que somos apaixonados pela leitura, sempre estamos com algum livro em mãos, e obviamente queremos terminar rapidamente aquela leitura para iniciar outra. Com isso, trouxe 4 dicas para fazer uma leitura mais rápida. Sei que tem muitas pessoas que já possuem agilidade em suas leituras, porem tem outras que além de não conseguirem tal agilidade, não conseguem ter uma boa assimilação. E quando falamos em "ler mais rápido", pensamos logo em... "Leitura Dinâmica", que é definido como vários métodos que buscam aumentar a velocidade da leitura, mantendo o entendimento e a retenção de informações, entretanto esses métodos na maioria das vezes são cobrados. Mas não se preocupem, vocês não vão precisar pagar nada, apenas peguem uma caneta e um papel e anotem as dicas. Então, vamos conferir?










Antes de começarmos, um conselho. Não tente ler tudo rapidamente! Se estiver lendo um bom livro ou precisar entender um documento completo (um texto jurídico, por exemplo), reserve um tempo para os ler corretamente. Ler rapidamente não é apenas ler correndo, significa tornar a sua leitura mais eficiente; a intenção é ajudá-lo a identificar as partes de um texto que precisam de mais atenção e simplesmente ignorar o resto.

1. Leitura prévia
Antes de iniciar um texto, decida com qual rapidez deseja lê-lo. Dê uma olhada no todo, verificando os títulos, os itens e as palavras impressas em negrito. Isso permitirá identificar o material principal. Após isso, você pode voltar e reler o que é realmente importante – devagar!

2. Leia em blocos
A maioria de nós foi ensinada a ler uma palavra por vez, linha por linha. Mas, na verdade, se você absorver blocos de texto ao ler, em vez de se concentrar em uma palavra por vez, sua compreensão do material como um todo poderá ser aumentada.

Mantenha o texto um pouco mais longe dos seus olhos em relação a como você normalmente leria e tente relaxar seu rosto e os olhos. A ideia é treinar seus olhos para observar mais palavras de uma vez: linhas ou sentenças inteiras em vez de palavras individuais.

Volte o foco para o meio de cada linha, em vez de começar pelo início da linha. Permita-se compreender o significado do texto na linha e avance para a linha seguinte. Quando você puder fazer isso, tente voltar o foco para o meio de um parágrafo e depois um bloco maior de texto, mesmo em uma página inteira. Você ficará surpreso com o volume de informações que conseguirá captar. Novamente, a finalidade aqui não é entender profundamente o texto, mas “fazer uma varredura” dele rapidamente para identificar realmente aquilo em que você precisa se concentrar.

3. Não subvocalize
Essa é a causa principal de uma leitura mais lenta. À medida que lê, você pronuncia cada palavra – não em voz alta, mas na sua cabeça. A maioria das pessoas não percebe que faz isso. Você faz? Leia esta sentença: você está dizendo as palavras em sua respiração, em sua cabeça, até mesmo mexendo os lábios durante a leitura? Quando tiver percebido que faz isso, você precisará conscientemente desligar a voz. Sim, isso é possível!

O fato é que falamos em uma velocidade média de aproximadamente 120 palavras por minuto, portanto, se você “vocalizar” ou “dizer” as palavras durante a leitura, conseguirá ler apenas na mesma velocidade da fala.

Para desligar a voz na sua cabeça, tente zunir para você mesmo enquanto estiver lendo ou contar até quatro, repetidamente. (Obviamente, não faça isso se você for incomodar outras pessoas.) Em outras palavras, você ocupa sua boca, língua e respiração com sons simples repetitivos enquanto os olhos avançam pela página sem esforço. Isso realmente funciona – tente agora: leia este parágrafo novamente, contando na sua cabeça.

4. Leia apenas uma vez
Falando sobre a releitura: é um hábito, e você pode eliminá-lo. A menos que realmente precise fixar as palavras ou esteja lendo um documento complexo, você muito provavelmente entenderá o texto na primeira leitura. É uma perda de tempo.

Portanto, não releia o material. Passe uma caneta ou o seu dedo suavemente sob as palavras que já leu; seu olho seguirá o ponteiro. Ou, melhor ainda, cubra as linhas à medida que as lê com um marcador de páginas ou um pedaço de papel, para que seus olhos não consigam voltar. Aumente a sua velocidade à medida que se sentir confortável.

É isso. Uma dica final: hoje em dia, muitas pessoas acham que, para ser grandes empreendedoras, elas precisam realizar várias tarefas. Mas isso pode reduzir bastante a sua concentração. Observe alguém tentando ler em um ambiente barulhento: é praticamente certo que essa pessoa está falando as palavras na sua cabeça e também fazendo releitura (veja o próximo ponto) para se concentrar. Então, desligue o seu mp3 player, iPod, rádio ou TV e vá para uma sala onde ninguém esteja conversando e não ocorra nenhuma distração. Ou compre alguns tampões de ouvido. Isso ajudará.

Se você tiver mais alguns minutos, tente ler este artigo novamente, usando um dos métodos que sugerimos. E não se esqueça: a prática leva à perfeição!



Gostaram das dicas? Comentem e deixam uma blogueira feliz. Um grande beijo!




Comentários

Unknown disse…
Adorei as dicas :D Ótimo post :)))
Beijo
http://www.livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Luiza disse…
ótimas dicas, mas quando eu amo tanto o livro eu faço ao contrário.. prolongo o máximo a leitura RSRSR
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Bjs
Midiã Cardoso disse…
Obrigada! Que bom que gostou. Beijão! *-*
Midiã Cardoso disse…
Eu faço o contrário, eu leio mais rápido para saber o final rsrsrs.
Obrigada pela visita flor, adorei sei blog, é uma gracinha. beijos
Ótimas dicas. Na minha escola eu sou a que leio mais rápido! Peguei um dia desses um livro emprestado da minha amiga e li em 3 dias. Ela ficou assustada!

Me visita?
Beijos,
Stephanie Millena
http://leianoescuro.blogspot.com.br/
Adorei as dicas. Bem, eu leio razoavelmente rápido, mas no início não era assim. Conforme eu fui lendo fui tendo uma leitura mais fluente, e hoje quando estou de bem com a vida, sem problemas enchendo minha cabeça, eu acabo lendo os livros em 2 ou 3 dias. Mas quando estou com raiva de algo a leitura emperra. Então eu acho que para você ter uma leitura rápida e prazerosa é preciso estar em paz.
Midiã Cardoso disse…
Fico feliz em saber que você gostou do blog, fique a vontade para sempre me visitar. Sigo seu blog já faz um tempinho, e sempre quando posso estou dando uma olhadinha nos seus posts.
Pode deixar, estarei fazendo mais visitas!
Beijos!
Midiã Cardoso disse…
Olha, olha parabéns! Eu li um livro em 3 dias também, mas foi só uma vez, geralmente consigo terminar minha leitura em uma semana, pois eu trabalho durante o dia e faço faculdade a noite, então nos intervalos eu aproveito para ler um pouquinho.
Claro que visito, será um prazer *-*
Beijão!
Midiã Cardoso disse…
É como todos falam: "é praticando que se aperfeiçoa". Eu sempre fui encantada por esse universo literário, sendo que comecei a pegar o hábito da leitura, foi no ano passado. Com isso eu tenho me aperfeiçoado aos poucos, e até mesmo na escrita eu estou aprendendo a melhorar a cada dia. Concordo com você, pois quando não estamos bem, e quando os problemas aparecem é dificil termos ânimo para fazer uma boa leitura.

Obrigada pela visita. Beijinhos! *-*
Olyvier disse…
Queria muito pode ler rápido, mas acho que essas dicas nunca funcionam pra mim :(

Beijos.
Guilherme.
http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br
Unknown disse…
AMEI todas as dicas, confesso que sou um pouco lerdinha para ler mas vou tentar colocar as dicas em prática haha
Beijos.
Unknown disse…
Sempre li rápido, mas tenho o hábito de ler em locais barulhentos e isso me atrapalha. Agora, sei o motivo. Obrigada pelas dicas!
pllmc.blogspot.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.