Dicas essenciais para estudantes

postado por Midiã Cardoso


É impossível não deixar de falar de faculdade, perto do início das aulas, né? Sei que vocês gostam desse tipo de post, e por isso vim trazer algumas dicas básicas para quem vai fazer faculdade este ano, mas é claro que essas dicas servem para quem está no ensino médio também, afinal, estudos é estudos, certo? Lembrando que essas são minhas dicas, e elas são baseadas na minha experiência como estudante universitária. Não são regras, vocês seguem se quiserem, ok? 



1- Anote os pontos importantes

Uma das coisas mais importantes para fazer em sala de aula não é apenas prestar atenção no que o professor está falando, e sim anotar os pontos mais importantes. Mas você pode me perguntar: "Como vou reconhecer esses pontos importantes?", bom, geralmente os professores dão "pistas", eles sempre repetem várias vezes aquilo que é importante. Você já percebeu isso? Então preste atenção, até mesmo no ensino médio é dessa forma, se eles estão explicando algo e acham que aquilo é importante e que geralmente vai cair na prova, com certeza eles vão repetir a mesma frase pelo menos três vezes. Isso é um método usado pelos professores para os alunos gravarem ou decorarem aquilo que está sendo passado, então é nesse momento que os alunos tem que anotar para futuramente estudar para fazer uma avaliação. Então fique atento, porque na faculdade o professor costuma fazer questões daquilo que ele explicou em sala de aula e não aquilo que ele escreveu no quadro, então esteja sempre com o caderno e uma caneta na mão esperando essas "pistas" que o professor está dando em aula.


2- Está com dúvidas? Pergunte!

A dúvida é a coisa mais normal do mundo! Então não fique com vergonha de perguntar quando você não entender a matéria.O que não pode acontecer, é você chegar em casa sem ter entendido ambulantemente nada que foi explicado pelo o professor. Mas se você é uma pessoa muito tímida e tem vergonha das críticas, tenho três dicas para você. A primeira, é que você pode esperar a aula acabar e perguntar particularmente para o professor. E a segunda, é que você pode perguntar para um amigo ou amiga, talvez ele ou ela entendeu e possa te ajudar. Mas você pode me perguntar: "Mas Midi, eu ainda não tenho amigos na faculdade, o que eu faço?", bom, a terceira dica é o seguinte, assim quando chegar em casa,  - ou no dia seguinte - vá na internet e procure algum site de estudo para te ajudar esclarecer essa dúvida.


3 Aproveite a biblioteca da faculdade

Toda faculdade tem uma biblioteca (pelo menos eu acredito que sim) e lá tem todos os livros que você vai precisar estudar durante o semestre. Assim quando o aluno tem acesso ao "Plano de ensino" (saiba mais aqui) ele já fica sabendo quais livros o professor vai usar na disciplina, então eu te aconselho pegar algum desses livros na biblioteca e dê uma olhada nele, leia e estude, pois dessa forma você não vai ficar "perdido" em sala de aula. Aproveite um espaço disponível para estudar também, não precisa ser necessariamente na biblioteca. Na minha faculdade tem uma sala chamada "sala de estudo individual", lá é bem silencioso e ótimo para estudar, várias alunos aproveitam esse espaço para fazer um trabalho, ler e estudar, pois geralmente em casa temos várias coisas que nos chamam atenção, como o computador e televisão. Então se você quer estudar sem ter que ficar "tentada" para fazer outra coisa, eu te aconselho você estudar na faculdade mesmo.


4- Não deixe para estudar no dia da prova

Eu sei que 80% dos estudantes fazem isso, e parece que é mais fácil decorar quando se estuda no dia , mas não é! Quando você deixa para estudar no dia da prova, consequentemente o cansaço vai te vencer, a preguiça vai ser mais forte e provavelmente você não vai ter tempo o suficiente para gravar tudo o que vai cair na prova. Então vai estudando algumas semanas antes, se você sabe que as provas vão começar no dia 1° de maio por exemplo, comece estudar em março ou no início de abril, dessa forma você vai estudar com calma e sem desespero. Mas se você acha que não é necessário estudar tão antecipadamente, você pode ir lendo a matéria sem compromisso algumas semanas antes. Pega um texto e leia alguns parágrafos, no outro dia leia mais parágrafos e pronto! Você já vai estar decorando a matéria e estará mais preparado para fazer as provas. 




                                                              *Esse post foi editado.

O que acharam do post amores? 
Espero que essas dicas sejam uteis, qualquer dúvida deixe no comentário ou entre em contato.
Qual dica vocês gostaram mais? Tem mais alguma para acrescentar?
Beijinhos ^^





4 comentários:

Claudia Alves disse...

Amei as dicas, vou começar a faculdade esse ano e já me sentia perdida sem nem ter começado, rsrrs

http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

Julie Chagas disse...

Vida de universitário é difícil! Eu faço engenharia, to no quinto semestre já e eu sofro muito!! Engenharia é bem pesado e se você não se dedicar, você samba. To até vendo quando começarem as aulas, como vai ser pra cuidar do blog :/

http://www.juliechagas.com/

Emily Swan disse...

Olá, Midiã! Eu ainda estava em dúvida se queria entrar na faculdade esse ano, eu ia procurar mais sobre vestibulares, pré-vestibulares, etc. Mas decidi que quero fazer o vestibular esse ano e, se Deus quiser, eu vou conseguir passar! Torça por mim!

http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

Grazi Lotti disse...

Eu gostei dessa dica de estudar na faculdade. Pretendi fazer isso esse ano porque sei que em casa tenho muitas tentações para atrapalhar na hora dos estudos! ahahah!
Aliás, todas as dicas estão ótimas (=

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Assim quando eu puder eu vou responder e retribuir o seu comentário, por isso eu te peço que não esqueça de colocar o link do seu blog aqui.
Volte sempre!
Beijinhos.