Pular para o conteúdo principal

[Resenha] A Marca de Atena

Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 480

Annabeth, Jason, Piper, Leo e o treinador Hedge estão a bordo do Argo II, a mais nova invenção de Leo, indo em direção ao Acampamento Júpiter na tentativa de conseguir um encontro o mais amigável possível com os semideuses romanos. Claro que isso vai ser um pouco mais difícil do que o esperado, levando em conta que o Argo II é um navio enorme, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa.. A única indicação de que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz é o fato de Jason, praetor do Acampamento Júpiter, estar ao lado dos semideuses gregos. 

Os problemas de Annabeth não param por aí - ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: "Siga a Marca de Atena. Vingue-me".  A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela?
   
A Marca de Atena é continuação da série Os Heróis do Olimpo, do autor Rick Riordan. Já temos resenha dos dois primeiros livros da série (O Herói Perdido e O Filho de Netuno)  aqui no blog. Lembrando que essa resenha pode conter spoilers dos dois outros livros, então se ainda não os leu aconselho não ler a resenha.

Após Jason e Percy recuperarem suas memórias, tanto o lado romano quanto o lado grego dos semideuses já sabe da existência do outro e, por isso, já sabem que terão que unir suas forças. Mesmo com toda a rivalidade de vários séculos entre gregos e romanos, Annabeth e seus companheiros de Acampamento Meio-Sangue decidem que é preciso tentar fazer contato com o Acampamento Júpiter. Porém algumas coisas não saem conforme o planejado e uma nova chama de rivalidade entre gregos e romanos é acesa. 

Agora os semideuses a bordo do Argo II tem três tarefas principais : escapar da perseguição romana,  frustar novamente os incansáveis planos de Gaia e decifrar uma nova profecia, que parece ser diretamente ligada a Annabeth e sua missão com a Marca de Atena:

A filha da sabedoria caminha solitária
A Marca de Atena por toda a Roma é incendiária
Gêmeos ceifaram do anjo a vida
Que detém a chave para a morte infinita
A ruína dos gigantes se apresenta dourada e pálida
Conquistada por meio da dor de uma prisão tecida.

O livro é narrado sobre o ponto de vista de quatro diferentes personagens: Annabeth, Leo, Piper e Percy e a diferença de pontos de vista é muito perceptível. Rick consegue dar voz única a cada uma das personagens, levando em conta suas experiências e sua personalidade.

Há lugar pra tudo nesse livro. Além de toda a ação e aventura, o humor característico das histórias do autor está presente nessa obra e o romance, que não foi muito visto nos volumes anteriores, chegam com mais força. O foco maior é dado para os casais Percy e Annabeth e Jason e Piper, com diferenças gritantes entre eles. Percy e Annabeth, como muitos já sabem, são um casal mais maduro, que já passou por muita coisa juntos e são um a rocha do outro meu casal queridinho. Já Jason e Piper estão em um relacionamento há pouco tempo e não são tão cativantes quanto os outros, uma das coisas que mais me incomodou é que em quase todos os capítulos que são narrados pela Piper essa questão do romance está muito presente, junto com suas inseguranças e dramas quanto a isso.Mesmo em meio à batalhas e momentos de perigo de vida ela consegue ter algumas falas e pensamentos extremamente imaturos sobre seu relacionamento. Claro, a garota é filha de Afrodite, a deusa do amor, mas ela conseguiu me irritar, e muito! 

Esse livro, como quase todos os outros do autor, é cheio de informação! A narrativa não é nem um pouco cansativa porém quando se chega no fim é impossível se lembrar da quantidade de informação que nos foi dada, a cada página existe uma aventura diferente. E, para mim, o mais engraçado disso tudo é que, se pensarmos na quantidade de dias em que o livro é contado, esse monte de coisas que são colocadas teriam que ser feitas em um ritmo alucinante!

 Agora falando sobre a missão de Annabeth: muito bem feita! A querida protagonista do livro prova mais uma vez sua coragem e inteligência, tendo assim os capítulos que eu mais amei no livro e alcançando o posto de minha personagem favorita nesse livro. Além disso o desfecho, minha parte favorita de todas, me deixou louca pelo próximo volume.  Apesar de alguns clichês no meio da trama ele foi bem surpreendente, o que faz desse o meu livro favorito da série até agora! Recomendadíssimo.

PS: Ficou interessado na leitura? Clique aqui e baixe o primeiro capítulo do livro, cedido pela editora Intrínseca. 

Classificação: 

Comentários

Unknown disse…
Ingrid, tô super curiosa para ler essa série! Não vou ler sua resenha para não ter nenhum spoiler, hahaha. A capa é lindíssima, só por ela já da vontade de ler.

Um beijo, Karine Braschi.
Geek de Batom. (@geekdebatom)
DavidGuanabara disse…
Oie Maninho da Midy aqui.... o/
Sou fã da Saga PJO e HDO (ou qualquer outro livro de mitologias)
Li este livro e digo e repito é muito bom mesmo, não só este mas todos os anteriores... incluindo a saga Percy Jackson... ainda ovu comprar a SAga de Hades. mas a preguiça me domina e meu tempo tbm é mt corrido... então... fazer o que né... Valeu pelo Post, eu sempre tentei icentivar minha irmã a ler PJO e HDO mas ela fica nesses romances uehuahsuahs, :x

Fui, Bjão

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.