Pular para o conteúdo principal

[Filme e Livro] Um Dia

Capa original do livro
Dexter Mayhew e Emma Morley se conhecem em 1988, em sua festa de formatura. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, todos deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. 

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter.Ele viaja muito e começa a trabalhar na mídia, ela passa por diversos trabalhos ruins e sempre busca uma vida melhor sem esquecer de seu sonho de ser escritora. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Uma amizade forte e atemporal. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho.

Eles vivem assim, Dex e Em, Em e Dex, sendo parte da vida um do outro de diversas formas durante todos anos, passando por várias brigas, decepções e problemas. Todas as coisas boas e ruins são compartilhadas.
   
O livro, escrito por David Nicholls, é excepcionalmente encantador. Apesar da narrativa apresentar apenas um dia de cada ano é fácil saber todas as coisas principais que aconteceram ao longo do ano, e todos os anos no dia 15 acontece algo que dá um sabor a mais na história, e puxa um gancho para outro ano na vida desses dois.

Pôster do filme
Os personagens são muito bem feitos; o casal é incrivelmente fofo e desde o começo se percebe que são almas gêmeas, um está sempre lá pra ajudar, e apesar de serem opostos na maioria das coisas, a amizade e o romance são bem naturais, reais  e isso faz com que em alguns momentos você fique com vontade de dar um tapa na cara dos dois. Emma é uma garota incrível, que acredita em seus ideais e consegue ver um lado bom das coisas mesmo quando está vivendo em uma situação difícil, e ainda é uma ótima amiga. Dexter apesar de ser um cafajeste desde o começo, é incrível também, pode ser um pouco odiável em várias situações mas o ritmo com que ele amadurece durante o livro é bem perceptível, e o faz se tranformar em um homem melhor.

A narrativa flui muito bem, uma vez que você se encanta com a história não consegue mais parar de ler. E não, não é um romance meloso e bobo que você lê sem nem precisar de muita atenção. O livro carrega também questões como família, traição, futuro, carreira, e todas os problemas e questões de amadurecimento que acontecem após o término dos estudos e a entrada no 'mundo real'.

O filme, dirigido por Lone Scherfig, não fica pra trás de forma alguma, e é bem fiel à essência da obra original. Claro que existe adaptação de algumas situações e não são descritas todas as situações de todos os anos, como no livro, mas os momentos mais importantes e os sentimentos estão bem representados. O elenco é muito bom, e praticamente todos os atores são algo bme próximo do que eu imaginava serem os personagens no livro. Anne Hathaway é a perfeita Emma Morley, está é uma opinião da maioria das pessoas inclusive a minha, todos sabem que ela é uma grande atriz e se encaixa muito bem na imagem de Emma que eu tinha ao ler o livro. Jim Sturgess também se encaixa perfeitamente na pele de Dexter, com seu jeito encantador e estilo muito típico da época da história.

Não é uma história com muita aventura ou surpresa, e nem mesmo momentos uau, mas é certo você vai dar pelo menos um sorriso bobo! Divertido, meigo, dramático, e bem romântico. Não é a toa que Um Dia, tanto o livro quanto o filme, faz parte da lista de favoritos de muita gente, vale a pena conferir!


               
                            Classificação 


        Livro :
      
       Filme :

      Fidelidade (livro-filme):

Comentários

Resenha muito boa, mas é difícil de me convencer a ler esses amores "fofos". Eu gosto daqueles romances tortos, sabe? Tipo Lolita! Sabe, Lolita? Eu te indico muito.
Gostei do elogio à "The New York Times" rs. Excepcionalmente encantador!
Já vi a Alana Goiabeira falando dele, conhece ela?
Um beijo!
Ingrid Santos disse…
Obrigada :D
Também gosto muito de romances tortos e inesperados mas esse me conquistou... Eu nunca li Lolita mas sempre tive vontade de ler, o problema é que minha lista de leituras é e-n-o-r-m-e kkk mas tenho certeza que um dia eu consigo ler!
Eu não conheço essa Alana, mas já vi muitas outras pessoas falando desse livro e do filme também :)
Beijos querida;
Anônimo disse…
Adorei sua resenha, nunca ouvi falar nessas "histórias" !!! Ah e tá precisando de un novo favicon para o blog né? Ele está nos meus favoritos e tem um monte de blog com o favicon do blogger.. ai é dificil eu saber qual blog é qual rsrsrs!!!!

Dá uma passadinha lá no blog, toda semana tem post novo: http://www.letiiciafreire.com

Bjs ;)
Unknown disse…
ouvir dizer que ambos são bons, até me animei pra ler/ver... Gostei de seu post...
bjs. ^^

http://torporniilista.blogspot.com.br/
Eu já ouvi falar nos dois, e todos mundo fala muito bem, principalmente do livro, tenho mais curiosidade no livro que um dia irei lê-lo :D
Ótima resenha ^^
Beijinhos
Facebook do blog
conversando-com-a-lua.blogspot.com.br
Gláucia disse…
Olha!

Eu não li este livro, mas posso opinar sobre o filme.

Quando eu o aluguei, fiquei tão, mas TÃO decepcionada com o final! Eu estava esperançosa que tudo ia dar certo! que tudo seria lindo e maravilhoso depois de tantas coisas que aconteceram na vida deles (dos dois lindos e apaixonados) e de repente: PIMBA!

Affff... que triste!

Mas, estou uma parte de quero A bela e a fera! Cinderela! Essas estórias com finais totalmente felizes! rs

Abraços

Gláucia

eassimestaescrito.blogspot.com.br
Ingrid Santos disse…
Erro meu não colocar algo falando sobre o fim da história, sem spoilers claro, mas alertar que sim, é um pouco (MUITO) diferente do que poderíamos querer. Mas eu até gosto de coisas inesperadas e a história é toda tão linda e bem feita que o fim acabou não sendo algo tão ruim pram mim, fiquei com o choque inicial mas acabei relevando isso hahaaha É muito triste mesmo..

Beijinhos querida :)
Unknown disse…
Estou lendo este livro. e estou adorando.

www.jeito-moleka.blogspot.com.br
Alana disse…
acho que eu fui a unica a não amar "um dia", rs

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.