Pular para o conteúdo principal

Espaço do leitor: Resenha "O Hobbit"

Resenha enviada por: Débora do blog Mundinho Insano.




Título: O Hobbit (original: The Hobbit)
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Páginas: 296
Classificação: 5/5


"Lá estava ele, um enorme dragão vermelho-dourado, ferrado no sonho; um ruído palpitante de suas narinas e mandíbulas, junto com tufos de fumaça, mas, no sono, o fogo estava arrefecido. Embaixo dele, sob os membros e a grande cauda enrolada, e em torno dele, por todos os lados, espalhando pelo chão invisível, jaziam incontáveis pilhas de objetos preciosos, ouro trabalhado e ouro bruto, pedras e jóias, e prata, que a lus rubra tingia de vermelho.
Lá estava Smaug, as asas recolhidas como as de um morcego incomensurável, virado principalmente para um lado, de modo que o hobbit podia ver a parte inferior de seu corpo, a barriga comprida e clara cravejada de pedras e fragmentos de ouro, de passar tanto tempo sobre o leito tão precioso. "
J.R.R. Tolkien - O Hobbit, p. 210




Terminei de ler O Hobbit depois de ter começado ele no início do ano e ter sido forçada a abandoná-lo por causa de compromissos com a faculdade e tudo o mais. A pior besteira que eu fiz! Porque O Hobbit é um livro muito gostosos de ler, e muito menos complicado que a Trilogia do Anel, já que ambos os livros foram escritos para os filhos do autor, e segundo o próprio Tolkien, eles eram muito mais maduros na época d'O Senhor dos Anéis.

A Jornada Inesperada para o pacato Bilbo Baggins (ou Bolseiro, como na tradução em português, se preferir) começa quando o mago Gandalf bate na porta da sua confortável toca de Hobbit o convidando para uma aventura!!
Bilbo, vindo de longa linhagem de Bolseiros muito respeitáveis, não era dado a aventuras, preferia sua pequena toca onde as refeições eram fartas e servidas na hora certa. E também prezava demais sua reputação naquela pacata vila de Hobbits. Mas sua parte Tûk, uma família muito mais aventureira que os Bolseiros, gritava lá no fundo...
Mesmo não obtendo a resposta imediata de Bilbo, Gandalf volta com mais treze de seus companheiros anões, que vão chegando em pares e se acomodando na aconchegante toca. Bombur, Bofur, Fili, Kili, Oin, Gloin, Nori, Dori, Dwalin, Balin, Ori e o majestoso Thorin Escudo de Carvalho. A aventura em que Bilbo é convidado a participar é ser um ladrão! Ir em uma longa missão de resgate do fabuloso e lendário tesouro de Thrain, o Rei sobre a Montanha, que foi surrupiado pelo terrível (e temível) dragão Smaug. Uma grande missão, mesmo para este Hobbit, que guardava seus ímpetos de coragem e vontade de aventuras, lá no seu âmago, juntamente com sua parte Tûk.
Seja pela ganância que a promessa desta 14° parte do magnífico tesouro tenha lhe despertado, seja pela parte Tûk do Bolseiro com fome de aventuras querendo aflorar, Bilbo aceita esta empreitada sem eira nem beira. Mesmo temendo os perigos da viagem, e os longos períodos sem desjejum, e até mesmo a perder sua tão sua estimada reputação na vila em que morava.
A evolução e amadurecimento da personagem principal é evidente! Bilbo vai do gordo e acomodado hobbit que só ficava reclamando sobre comida e sono, a um verdadeiro "ladrão" e até muito além do que isto, um herói. Sabendo se utilizar devidamente de sua perspicácia e inteligência natas, ele até mesmo salva os anões em diversas enrascadas nas quais eles se metem. Primeiramente desacreditado por seus companheiros anões, e logo depois respeitado como hobbit de grande coragem e audácia, tanto por anões, quanto por elfos e homens. Bilbo se torna uma lenda!
É por estas e outras que Bilbo é muito mais querido por mim do que seu sobrinho, Frodo, que passa metade da história amargurado pelo pesado fardo que carrega.
Sem querer revelar muito da história, é neste livro que conhecemos a origem de Ferroada, a espada que brilha azul com a chegada de orcs, da malha feita do lendário metal mithril, técnica secreta dos anões da montanha. E é claro, o Um-anel. Roubado em um jogo de advinhas com o asqueroso Gollum (ou Smeagol). Talvez o único e verdadeiro roubo que o Bolseiro realmente comete.
O final não foi exatamente o que eu esperava. Smaug, o dragão, apareceu muito menos do que eu queria e teve um fim digamos, muito fácil para um dragão tão poderoso. Mas me surpreendi como Tolkien conseguiu enfiar uma disputa pelo tesouro, em que elfos e homens cercaram os 13 anões dentro da montanha. Pra logo depois, uní-los em uma batalha inesperada contra orcs, que também desejavam possuir o ouro de Thrain. O final, com certeza, abre espaço para a aventura de Frodo, Sam e a Demanda do Anel que virão na trilogia de fantasia mais famosa de todos os tempos na Inglaterra.

Um comentário final sobre o livro. Além da capa maravilhosa da minha edição, desenhada por John Howe, temos belas ilustrações tanto coloridas quanto em preto-e-branco no meio do livro. Realmente, uma das minhas melhores aquisições.




Envie sua resenha também e participe do "Espaço do leitor": Saiba como funciona.

Comentários

Unknown disse…
Nossa, só pela resenha, dá pra ter uma noção de como é e ainda por cima, cria uma ansiedade enorme! parece ser mais do que bom!

Visite meu blog, está super atualizado! Ah, e se seguir, me avisa por favor? Seguindo seu blog, pode né? rs @esteffanifontes - tt
Aos Dezesseis Anos - aosdezesseisanos.blogspot.com.br
leitura hot disse…
Oi flor!
Adorei a resenha! Meu amigo trem o livro e está lendo também...ele disse que está gostando. Vou esperar pra conferir o filme.
Beijos
Amanda
leiturahot.blogspot.com
Tolkien é contagiante. Na parede do meu quarto está escrito: "numa toca no chão vivia um hobitt".
Juliana Guedes disse…
Eu ainda não li esse livro, mas parece ser ótimo. Estou no momento que estou in love com histórias mitológicas. Amei *-*
Seu blog é lindo, estou seguindo. Volte sempre no #JAD
Amanda Tôrres disse…
Eu adoro o Hobbit, esse mundo todo que o Tolkien criou é incrível :) AI MEU DEUS, eu sempre quis escrever uma frase no meu quarto ( pra garota li de cima *---*)
bjs
naquelemomentoeujuro.blogspot.com
Ariane disse…
Olá..
Fiquei afim de ler esse livro, super legal ele né ?
Flor, já estou seguindo seu blog #PERFEITOOMG , você pode visitar meu blog ? Ficaria super feliz, volto sempre viu.

diariodostreze.blogspot.com
Midiã Cardoso disse…
Obrigada pelos comentários amores.

Realmente a resenha da Débora ficou ótima né? Parabéns flor!
Midiã Cardoso disse…
Obrigada flor.
É verdade, e dessa forma o leitor pode participar também :D
pode deixar ;)
beijinhos.
Midiã Cardoso disse…
Ainda não li o livro, mas até me interessei. A resenha ficou muito boa né.
Own achei lindo você falando "#PERFEITOOMG" nem me senti né kkk Obrigada florzinha.
Já estou seguindo flor.
beijos.
Flavia Penido disse…
Já tem anos que tenho esse livro mas nunca li, acho que com essa volta de sucesso não me fez empolgar para ler. Quero ler um dia pq gosto do autor.
Adorei a resenha.
Beijokas

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.