Como me livrei da Ressaca Literária

postado por Midiã Cardoso


Oi meus amores! Peço desculpas pelo o meu sumiço, mas eu ainda estou muito atarefada por causa da minha monografia/estágios/relatórios/estudos. Tem dias que penso que vou surtar com tantos papéis na minha frente, mas para quem quer crescer na vida precisa estudar, né? Eu estou sentindo muita falta do blog, não vejo a hora de tudo acabar para eu voltar fazer posts para vocês. Assim quando as coisas se normalizarem eu vou fazer outro blog, e lá vou só sobre livros, filmes, séries, enfim, assuntos literários. E vou deixar o Doce Abril só para falar sobre assuntos pessoais, beleza, decoração, e etc. Espero que vocês gostem. Mas voltando para este post, eu li dois livros neste mês (vou postar resenha em breve), e vejo que finalmente consegui me livrar na ressaca literária, por isso resolvi falar sobre este tema aqui no blog.

Acredito que muitas pessoas já ouviram falar da famosa Ressaca Literária - confesso que só depois que criei o blog que fui saber do que se tratava. Mas se você está lendo este post e não faz ideia do que eu estou falando, vou tentar te explicar. Pesquisei sobre o assunto e consegui achar a seguinte explicação para a Ressaca Literária: "Incapacidade de começar um novo livro porque você ainda está vivendo no mundo do livro anterior", ou seja, sabe quando você acaba de ler um livro muito bom, e depois dele você não consegue ler mais nada? Bom, isso se chama Ressaca Literária! É claro que existem outros fatores, mas esse é o principal motivo para o surgimento da Ressaca. No ano de 2013 foi péssimo para mim (em relação a livros), eu li poucos livros e isso me deixou muito triste, pois em 2012 eu fui bem sucedida com as minhas leituras. Em janeiro de 2013 eu li Belo Desastre e desde então eu não conseguia concluir nenhum livro. Foi uma fase muito ruim, mas finalmente eu consegui acabar com ela, e vim compartilhar com vocês algumas dicas que me ajudaram a se livrar dessa Ressaca Literária chata.  Vamos lá!

1- Não leia forçado
Tudo que é feito forçado se torna chato, e com a leitura é a mesma coisa. Toda vez que eu tentava pegar um livro forçado a leitura se tornava massante e carregada, então decidi deixar os livros na estante e esperava o tempo certo para retirá-lo dali. 

2- Comece com livros finos (com poucas páginas)
 Não pegue aqueles livros com mais de 500 páginas para sair da Ressaca Literária, escolha livros mais finos de no máximo 300 páginas, dessa forma a leitura vai ser mais rápida e você nem vai perceber que chegou na última página.

3- Escolha livros mais leves
Sabe aquele romances levinho ou um chick lit que está guardado na sua estante? Esse é perfeito para você começar.

4- Faça uma meta
A meta faz parte da nossa vida, e com a leitura não é diferente. Se você tinha o costume de ler 50 ou 100 páginas por dia, diminua essa meta e comece a ler de 15 à 30 páginas por dia. Conforme a leitura for fluindo e você for gostando, vá aumentando sua meta diária. Mas não faça nada forçado, hein!

5- Leia outros gêneros
Se você está acostumado a ler o mesmo gênero, já pensou em conhecer algo diferente? Chega uma hora que a leitura fica cansativa por causa disso, você sempre lê a mesma coisa e isso se torna chato. Eu só lia romance clichê, com o tempo eu fui expandindo as minhas leituras e cada livro é uma surpresa agradável. Leia um livro de fantasia, distopia ou um drama, mude seu foco, se surpreenda com novos gêneros!


As dicas foram rápidas, mas elas me ajudaram muito. Hoje em dia eu leio normalmente, e quando o desânimo quer aparecer, eu já procuro livros mais leves e finos para não ficar de Ressaca Literária novamente. Se você está passando por essa fase, não desista dos livros, uma hora essa fase vai passar. 
 Beijinhos ^^

Obs: Vou tentar deixar alguns posts programados!






5 comentários:

Emily Swan disse...

Olá, Midiã! Aw, sinto muita falta das suas postagens, mas eu entendo seus motivos e estou torcendo para que tudo dê certo para você. Amei suas dicas, com certeza vou segui-las quando estiver passando por uma ressaca. :)

http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

Bem Abusadas disse...

Acredite, eu sei bem o que é isso! Haha.
Espero que consiga organizar as coisas, ninguém merece essa correria do dia a dia.

http://bemabusadas.blogspot.com.br

Angelica Rodrigues disse...

Adorei as dicas! Eu sempre tenho problemas com leitura, canso muito fácil, ou enjoô do livro...
Vou segui-las com certeza :)
www.casacontece.com

Desafio Universitário Empreendedor disse...

Midiã, antes de terminar a faculdade que tal encarar o #DesafioUniversitario? Além de encarar uma competição voltada para o mundo empreendedor, você ainda pode se capacitar através dos cursos oferecidos pelo Sebrae.
Não perca esta chance.
Inscreva-se: http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br
Obrigado,
Equipe Desafio Universitário Empreendedor.

Isabella Lessa disse...

Oi lindona!!!!
To meio desatualizada e estou passando pra dar uma olhadinha, prometo que volto (ahaha!)
Tá lindo o blog e o post ta um arraso só!
Beijão e fique com Deus *-*

http://isabellalessa.com/

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Assim quando eu puder eu vou responder e retribuir o seu comentário, por isso eu te peço que não esqueça de colocar o link do seu blog aqui.
Volte sempre!
Beijinhos.