Pular para o conteúdo principal

Como me livrei da Ressaca Literária


Oi meus amores! Peço desculpas pelo o meu sumiço, mas eu ainda estou muito atarefada por causa da minha monografia/estágios/relatórios/estudos. Tem dias que penso que vou surtar com tantos papéis na minha frente, mas para quem quer crescer na vida precisa estudar, né? Eu estou sentindo muita falta do blog, não vejo a hora de tudo acabar para eu voltar fazer posts para vocês. Assim quando as coisas se normalizarem eu vou fazer outro blog, e lá vou só sobre livros, filmes, séries, enfim, assuntos literários. E vou deixar o Doce Abril só para falar sobre assuntos pessoais, beleza, decoração, e etc. Espero que vocês gostem. Mas voltando para este post, eu li dois livros neste mês (vou postar resenha em breve), e vejo que finalmente consegui me livrar na ressaca literária, por isso resolvi falar sobre este tema aqui no blog.

Acredito que muitas pessoas já ouviram falar da famosa Ressaca Literária - confesso que só depois que criei o blog que fui saber do que se tratava. Mas se você está lendo este post e não faz ideia do que eu estou falando, vou tentar te explicar. Pesquisei sobre o assunto e consegui achar a seguinte explicação para a Ressaca Literária: "Incapacidade de começar um novo livro porque você ainda está vivendo no mundo do livro anterior", ou seja, sabe quando você acaba de ler um livro muito bom, e depois dele você não consegue ler mais nada? Bom, isso se chama Ressaca Literária! É claro que existem outros fatores, mas esse é o principal motivo para o surgimento da Ressaca. No ano de 2013 foi péssimo para mim (em relação a livros), eu li poucos livros e isso me deixou muito triste, pois em 2012 eu fui bem sucedida com as minhas leituras. Em janeiro de 2013 eu li Belo Desastre e desde então eu não conseguia concluir nenhum livro. Foi uma fase muito ruim, mas finalmente eu consegui acabar com ela, e vim compartilhar com vocês algumas dicas que me ajudaram a se livrar dessa Ressaca Literária chata.  Vamos lá!

1- Não leia forçado
Tudo que é feito forçado se torna chato, e com a leitura é a mesma coisa. Toda vez que eu tentava pegar um livro forçado a leitura se tornava massante e carregada, então decidi deixar os livros na estante e esperava o tempo certo para retirá-lo dali. 

2- Comece com livros finos (com poucas páginas)
 Não pegue aqueles livros com mais de 500 páginas para sair da Ressaca Literária, escolha livros mais finos de no máximo 300 páginas, dessa forma a leitura vai ser mais rápida e você nem vai perceber que chegou na última página.

3- Escolha livros mais leves
Sabe aquele romances levinho ou um chick lit que está guardado na sua estante? Esse é perfeito para você começar.

4- Faça uma meta
A meta faz parte da nossa vida, e com a leitura não é diferente. Se você tinha o costume de ler 50 ou 100 páginas por dia, diminua essa meta e comece a ler de 15 à 30 páginas por dia. Conforme a leitura for fluindo e você for gostando, vá aumentando sua meta diária. Mas não faça nada forçado, hein!

5- Leia outros gêneros
Se você está acostumado a ler o mesmo gênero, já pensou em conhecer algo diferente? Chega uma hora que a leitura fica cansativa por causa disso, você sempre lê a mesma coisa e isso se torna chato. Eu só lia romance clichê, com o tempo eu fui expandindo as minhas leituras e cada livro é uma surpresa agradável. Leia um livro de fantasia, distopia ou um drama, mude seu foco, se surpreenda com novos gêneros!


As dicas foram rápidas, mas elas me ajudaram muito. Hoje em dia eu leio normalmente, e quando o desânimo quer aparecer, eu já procuro livros mais leves e finos para não ficar de Ressaca Literária novamente. Se você está passando por essa fase, não desista dos livros, uma hora essa fase vai passar. 
 Beijinhos ^^

Obs: Vou tentar deixar alguns posts programados!



Comentários

Júlia Oliveira disse…
Olá, Midiã! Aw, sinto muita falta das suas postagens, mas eu entendo seus motivos e estou torcendo para que tudo dê certo para você. Amei suas dicas, com certeza vou segui-las quando estiver passando por uma ressaca. :)

http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Acredite, eu sei bem o que é isso! Haha.
Espero que consiga organizar as coisas, ninguém merece essa correria do dia a dia.

http://bemabusadas.blogspot.com.br
s disse…
Adorei as dicas! Eu sempre tenho problemas com leitura, canso muito fácil, ou enjoô do livro...
Vou segui-las com certeza :)
www.casacontece.com
Midiã, antes de terminar a faculdade que tal encarar o #DesafioUniversitario? Além de encarar uma competição voltada para o mundo empreendedor, você ainda pode se capacitar através dos cursos oferecidos pelo Sebrae.
Não perca esta chance.
Inscreva-se: http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br
Obrigado,
Equipe Desafio Universitário Empreendedor.
Unknown disse…
Oi lindona!!!!
To meio desatualizada e estou passando pra dar uma olhadinha, prometo que volto (ahaha!)
Tá lindo o blog e o post ta um arraso só!
Beijão e fique com Deus *-*

http://isabellalessa.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.