Pular para o conteúdo principal

10 coisas que todo blogueiro precisa saber


Ano novo, vida nova e muitos planos a serem realizados. E eu notei que muitas pessoas colocaram o blog como meta para 2014, e por isso fiz uma lista de dez coisas que todo blogueiro precisa saber, porque tem muita gente que acha que criar um blog é algo simples e fácil, é apenas mais um meio de ganhar dinheiro, mas não é assim que funciona. Então se você já criou um blog ou deseja criar, esse post é para você mesmo.

1- Você precisa amar seu blog:
Quando você ama com certeza cuida, se dedica, valoriza e sempre quer está por perto. E com o blog não pode ser diferente, você precisa sentir prazer em postar, precisa cuidar bem dele e querer sempre que ele cresça. Se você não amar o seu blog com o tempo ele vai ficando de lado, você vai perder o ânimo de postar e infelizmente ele vai acabar. Então não crie o seu blog para ganhar dinheiro, mas faça dele o seu espaço de conforto e prazer. Ame o seu blog primeiro, ame blogar, ame esse universo da blogosfera.

2-  A divulgação é a "arte do negócio":
Vejo muitos blogs que são ótimos, com um maravilhoso conteúdo, com uma aparência legal, mas o blogueiro simplesmente não divulga o seu trabalho, e com isso o blog acaba se tornando "invisível". Se você tem um blog, divulgue, fale para os parentes e amigos, divulgue nas redes sociais, as pessoas precisam conhecer o seu trabalho, mas se você tem vergonha de falar que tem um blog, com certeza ele vai demorar muito para crescer (e se crescer, né).

3- Nada de abreviações:
Por favor não use abreviações no seu blog, usar "tb", "vc", "mto" é como se você estivesse escrevendo em uma rede social. Entenda que o blog é algo "profissional" e essas abreviações "mancham a sua imagem" na blogosfera. Confesso que quando leio algum post que contém abreviações eu paro de ler na hora, então deixem para abreviar no SMS, facebook, twitter, enfim, nas redes sociais e não no blog, ok?

4- Cuidado com o português:
Você precisa saber a diferença de "escrever informal" e "escrever incorretamente". Eu amo escrever informal, acho que dessa forma os leitores entendem melhor, mas é preciso tomar cuidado com o português. O navegador Google Chrome sinaliza quando escrevemos uma palavra errada, então se você tem dificuldade com algumas palavras eu te aconselho usar esse navegador (Download aqui). Mas o ideal é você saber escrever bem antes de criar um blog, pois a escrita é o material principal dele.

5- Não copie (plágio):
Eu já falei sobre isso em outros posts, mas acho que nunca é exagero tocar nessa "tecla" novamente. É normal buscarmos inspirações em outros blogs, é bom sabermos quais são as novidades em sites e revistas, mas de maneira nenhuma podemos usar a tecla Ctrl + C e Ctrl + V. Se você decidiu ser blogueiro é porque sabe que é capaz de criar seu próprio post, então por favor não copie, isso é crime!

6- Seu blog precisa ter sua identidade:
É comum nos depararmos com blogs parecidos, tanto no nome quanto no conteúdo. Mas é muito mais legal quando entramos no blog e vemos a originalidade nele, é como se estivesse entrando na "casa" do blogueiro, é assim que os leitores se identifiquem com você.

7-  Quer visita? Visite primeiro:
Não adianta, se você quer receber comentários é preciso comentar em outros blogs primeiro, essa é uma das principais regras da blogosfera. Então se você não comenta e visita outros blogs provavelmente você não receberá comentários e visitas também. E não adianta comentar daquele jeito: "Seguindo, segue de volta?", desse jeito você vai espantar leitores e não aproximar.

8- O blog toma muito tempo:
Muitas pessoas acham que ser blogueiro é simplesmente sentar na cadeira de frente para o computador, escrever um monte de coisas, colocar uma foto bonita no post e pronto! Mas não é assim, o blogueiro tem que pesquisar, procurar as fotos certas, tirar fotos, ler livros para resenhar, testar produtos, responder os comentários e e-mails e etc. E isso tudo isso toma muito tempo, então o que nos resta é aprender administrar o nosso tempo para não deixar a nossa vida pessoal de lado.

9- Um caderno para o blog é importante:
Todo blogueiro precisa de um caderno, lá você vai colocar sugestões de posts, rotina de postagens, projetos para o blog e muito mais. Então se você ainda não tem um caderno, é melhor ter agora, pois dessa forma você não vai ficar perdido.

10- Dedica-se:
Não conseguimos nada sem dedicação, certo? E com o blog não é diferente, então se você quer ver o crescimento dele é melhor começar se dedicar. Procure se aperfeiçoar, leia bastante, coloque um novo layout, tire mais fotos, faça posts diariamente, divulgue bastante, enfim, não há crescimento sem esforço. Então não desista!


Então essas são as minhas simples dicas. Espero que vocês tenham gostado.
Qual dica vocês gostaram mais? E qual vocês gostariam de acrescentar?
Beijinhos ^^



Comentários

Camila Damásio disse…
Arrasou!! Todas as dicas são ótimas e extremamente importantes, acho que principalmente a primeira... hoje em dia muita gente faz blog só pensando no retorno e não porque gosta. Sucesso! Beijosss
http://miladamasio.blogspot.com.br/
Wilma Pereira disse…
olá, puxa muito obrigada por esse post, criei o meu blog a bem pouco tempo e tenho feito uma pesquisa bem detalhada pela internet para ver dicas e conselhos e posts como esses me ajudam bastante, isso que me incentivou a comentar, haha antigamente cheretava pelos blongs e se me interessassem simplesmente marcava nos favoritos do meu pc, agora que estou no outro lado do espelho sei como aquele ''0 comentários'' pode afectar, posts como esse não me fazem uma boa blogger só, mas fazem de mim uma boa leitora também, obrigada. Ah e antes que me esqueça, dá uma passadinha no meu blog? por favor haha bye bjs http://eaividaa.blogspot.com/
Unknown disse…
Muito bom o post, dá uma dorzinha no coração de ver que tem pessoas que só querem ganhar e não fazem por amor.
Beijos e parabéns pelo blog,sucesso!
http://sentimentosviciantes.blogspot.com.br/?m=0
Adorei as dicas e acredito que todas são essenciais para se formar um bom blogueiro e, consequenetemente, um bom blog. Acho que é uma leitura obrigatória para quem quer criar um blog ou até mesmo para quem já tem.

memorias-de-leitura.blogspot.com
Anônimo disse…
Amei o blog , dicas valiosas , Sucesso
bjus
http://negralorah.blogspot.be
Unknown disse…
Concordo com você Midi, em tudo. Eu já tive alguns blogs anteriores a esse. Antigamente eu desanimava por causa do layout e do nome do blog, mas agora sinto que vai dar certo e estou confiante que o blog vai se tornar parte da minha vida e da vida dos meus leitores. O blog vai crescer no tempo certo e assim espero.

Beijos Malu.
www.apenasemdezembro.blogspot.com
Andressa disse…
Muito bom esse post, adoro ler dicas e mais dicas para eu poder me aprimorar nesse meio

Sucesso
http://www.hardbanger.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Adorei o post, dicas ótimas!
Acabei de conhecer o seu blog através de um grupo no face e achei lindo demais!! Já estou seguindo!
Beeijo
http://www.strawberries.com.br/
Curti o post! Realmente dicas valiosas. Eu estou pecando no aspecto cuidar mais do blog. Por isso esse ano quero e farei com quem tudo seja diferente! rs Aliás seu blog é extremamente lindo! Um dos mais bonitos que já visitei. Adoro as fotos, as letras, as cores...tudo! Parabéns!
Um beijo e feliz 2014! :) Van.
http://leitura-emfoco.blogspot.com.br
Gabriela disse…
Super certo, principalmente a um e a cinco. Sinceramente acho "ridículo" a pessoa pensar só em dinheiro, e plagiar extremamente feio.
http://blog-nomofobia.blogspot.com.br/?m=1
Jessica disse…
Essas dicas são ótimas, realmente todo blogueiro precisa saber disso!

http://blogmylittlecandy.blogspot.com.br/
Jéssica Mendes disse…
Como sempre você arrasando nesses posts de "dicas blogueiras" sério Midi.. tu arrasa. As pessoas pensam que ser blogueiro de verdade é fácil, mas é muito complicado. Eu não sou A blogueira, mas só em responder 20 e poucos comentários eu passo HORAS porque é sempre super complicado, mas é prazeroso, amo o que faço =)
Só vim aprender mais sobre a "divulgação ser a arte do negócio" bem no final do ano, mas agora eu vou trabalhar nisso. ^^
http://www.valeuapenaesperar.com/
Camila disse…
Uauu arrasou nas dicas :)
Concordo com todas.. menos com o caderno! Não acho obrigatório ter um, apenas para quem é desorganizada e tals \o
Suelen Marques disse…
Amei as dicas! beijos
http://blogkeepcalmgirl.blogspot.com.br/
Livrossaofilhos disse…
Gostei das dicas, já pensei muitas vezes em fazer um blog literário, mas as minha resenha sempre tem spoilers eu não consigo não colocar spoilers. kkkkkkkkk o nome do blog poderia ser Spoilers da Naty kkkkkkkkkkk

Beijos ;*
Dicas preciosas mesmo. Me chamou atenção a parte do blogar toma tempo, e como toma... As vezes eu demoro um dia todo pra fazer uma postagem, rs

www.bbappeal.com
Unknown disse…
dicas super legais adorei *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.