Pular para o conteúdo principal

TAG: Sobre minha faculdade


Recebi uma Tag muito legal sobre faculdade e vim compartilhar com vocês. Sendo que a leitora/blogueira não deixou o link do blog dela, e por isso não estou conseguindo encontrá-la. A Bruna criou essa Tag bem legal, e gentilmente pediu para eu respondê-la. E como é sempre um prazer falar sobre a minha faculdade, é claro que aceitei a TAG. Dificilmente eu respondo Tags, mas é porque eu costumo deixar os posts já anotados, e aos poucos eu vou publicando, e quando vou responder a tag já se passaram muitos dias e eu fico sem graça de postar, mas essa Tag está "fresquinha", e espero que gostem.



1- Qual seu curso de graduação?
Eu estou cursando Letras (Português/literatura).

2- Quantos períodos ele tem? E em qual você esta?
Sete ou oito períodos, depende do aluno e da faculdade (3 anos e meio à 4 anos). Estou no 5º período.

3- Porque você escolheu esse curso?
Porque já com 2 anos de idade eu adorava folhear livros e revistas, minha mãe diz que eu gostava mais dos livros do que dos brinquedos. Com 19 anos eu fui trabalhar em uma creche, e fiquei encantada com as crianças, e era tão gratificante poder ensiná-las. Por isso eu resolvi fazer uma faculdade que falasse sobre aquilo que eu gosto, e através disso poder ensinar outras pessoas.

4- Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?
Sim, eu pesquisei bastante sobre o curso. E apesar de ouvir alguns comentários negativos sobre o piso salarial, eu não desisti do curso. E até hoje eu não me arrependo, eu amo o meu curso!

5- Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
Foi um pouco estranho, mas deu tudo certo. Até que não foi ruim, os professores foram ótimos e souberam passar tranquilidade para nós. Eu sentei na última fileira da sala, eu morria de medo do professor fazer alguma pergunta para mim (rsrs). A dica que eu tenho é o seguinte, não adianta ficar nervoso, desesperado e apavorado, pois as coisas vão acontecendo naturalmente, tudo vai dá certo! Eu fiz um post com dicas para o primeiro dia de aula, se quiser conferir é só clicar aqui.

6- Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?
Não comecei. Mas estou pensando em falar sobre '"Leitura na educação infantil".

7- Você se considera uma boa aluna (o)?
Eu me considero uma aluna média. Eu só estudo quando estou em período de provas, faço trabalhos em cima da hora, não gosto de fazer comentários em sala de aula, mas consigo tirar boas notas. Portanto a minha meta para este semestre é me dedicar mais nos estudos.

8- Você esta 100% satisfeita com o curso que escolheu?
Estou 99% satisfeita, dificilmente estamos 100% satisfeitos com algo, né?

9- O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora cientifica.)
Não. O único material que usamos são xerox e livros.

10- Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?
Graças a Deus não.

11- Seu curso tem muita matemática?
Não. É por isso que eu amo o meu curso, pois basicamente só tem português.

12- Geralmente nas faculdades existem o “ciclo natural de desistência” a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?
Acredite se quiser, mas não deparei com isso no meu curso. As turmas estão sempre cheias, e isso motiva ainda mais. A faculdade tem uma estratégia muito boa, em uma turma tem alunos de períodos diferentes e isso faz com que as turmas ficam lotadas. Por exemplo, na turma da disciplina X tem 20 alunos do 3º período, 20 alunos do 4º período e 20 alunos do 5º período, ou seja, são 60 alunos por turma, mas se dividissem as turmas por períodos só iam ter 20 alunos e consequentemente esses 20 alunos iam ficar desanimados e naturalmente ia acontecer "ciclo natural de desistência".

13- Quais dicas você daria para quem esta querendo começar a fazer o mesmo curso que você?
Antes de mais nada é preciso gostar de ler e escrever, pois durante o curso você vai ler e escrever muito. Tem professores que toda semana pedem para fazer algum resumo, ou pedem para ler algum texto e depois discutir em sala de aula, então se prepare para viver 4 anos de muita escrita e leitura. E outra coisa, português é a matéria central do curso, então se você não gosta de português é melhor desistir agora! Enfim, se você gosta de livros, de escrever, de português e de ensinar, pode ficar tranquilo, pois você vai ir bem neste curso. 


14- Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?
Infelizmente sim. Eu estava trabalhando em dois lugares, e quando eu chegava na faculdade já não tinha mais cabeça. Por isso eu optei em sair do emprego, fazer o meu estágio e me dedicar na faculdade para não acontecer mais isso. Não tenho um método diferente.

15- Faça um resumo básico do seu curso pra quem estiver interesse em fazê-lo.
Eu acho que já fiz um resumo nas perguntas anteriores, mas vamos lá. O curso de Letras tem duração de 3 anos e meio à 4 anos, isso vai depender de cada aluno, pois se durante o curso ele trancar a faculdade, ou  ficar pendente em muitas disciplinas, o curso vai durar mais tempo para ele. O curso é basicamente para ser professor de português, literatura, ou algum idioma (inglês, espanhol, e etc.), por isso ao se matricular no curso, o aluno escolhe o que ele quer cursar, no entanto o português vai está presente em todas as escolhas dele, por exemplo, se ele quer ser professor de inglês, ele pode fazer a seguinte escolha "Letras - português/ inglês", no meu caso eu escolhi literatura, pois eu não tenho base em nenhuma língua estrangeira, mas se você sabe inglês, espanhol ou outro idioma, eu aconselho você optar fazer "Letras- português/e o idioma desejado". 
Durante o curso você vai ler muito, principalmente textos e livros da literatura brasileira, como Machado de Assis e José de Alencar. O curso é dividido em 3 partes principais: gramática, literatura e licenciatura (métodos para ensinar (ser professor), mas essas partes são misturadas. Se você for escolher algum idioma, você vai ter aulas voltadas para esse idioma também. Além das disciplinas obrigatórias, você pode optar em fazer disciplinas opcionais. No curso você tem aulas práticas, tem disciplinas que ensina você dá aula para o Ensino fundamental e ensino médio, e muitas das vezes você tem que apresentar trabalhos (como se você fosse um professor). Além das disciplinas voltadas para o português, você aprende filosofia, sociologia, libras, psicologia da educação e outras. O curso não é para quem deseja ser professor (embora o assunto principal é esse), você pode trabalhar em uma editora, ser secretário executivo, pode ser tradutor e por aí vai, mas enfim, é basicamente isso, é preciso gostar de ler e escrever, espero ter ajudado alguém.


Então é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado da TAG, fiquem a vontade para responde-la também, só não esquecem dos créditos, ok? E vocês fazem que faculdade? Estão em que período? Estão gostando? Comentem! Beijinhos ^^



*Bruna, se você está lendo este post, por favor deixe o link do seu blog para eu colocar aqui, muito obrigada pela TAG.

Comentários

Unknown disse…
anw, letra será com certeza minha próxima graduação, curso pedagogia haha meu tcc também é sobre literatura infantil, ótima tema para fazer!
beijos ♥
Livrossaofilhos disse…
Amei o post, acabei esse mês meu curso de Pedagogia. Eu não ia fazer Pedagogia eu me inscrevi para cursar Letras só que infelizmente não formou turma :'( mas pretendo fazer especialização na área.

Beijos, adoro o blog ;*
Adri disse…
Muito bom conhecer outros cursos por essa perspectiva!
Faço Direito, vou tentar responder essa tag amanhã no meu blog!
beijos!
Irreparável disse…
Foi o que comecei fazendo depois que acabei a escola. Daí depois achei que queria outra graduação, e estou fazendo biblioteconomia. Já viu, né? Saiu de livros e entro neles novamente. hehehe

bjus
terradecarol.blogspot.com
Midiã Cardoso disse…
Awn, eu conheço muitas pessoas que faz pedagogia, dizem que é uma ótima graduação. Beijos flor.
Wanni Mainieri disse…
Olá! Eu estava procurando essa tag para responder, já que minha faculdade tem pouquíssimas informações, e achei que seria legal falar sobre o curso. Assim encontrei seu blog (Google). Achei muuito fofo! Parabéns!

http://niimainieri.blogspot.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.