Pular para o conteúdo principal

[Resenha] A Culpa é das Estrelas

Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 288


A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel Grace, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

 Hazel é uma garota divertida e determinada, que busca viver uma vida melhor apesar do grande cuidado dos pais e de seu companheiro de sempre, Felipe, um cilindro de oxigênio ao qual ela está sempre conectada, devido a seus problemas de respiração. Augustus  é um cara meio badboy, que já venceu seu câncer uma vez e que, mesmo usando uma prótese no lugar de sua perna, parece até que bem normal, tendo um senso de humor ótimo e é apaixonado por metáforas.

E antes que você comece a pensar : "Mas o livro é romance e tem câncer, deve ser tipo Nicholas Sparks " eu já respondo: NÃO. Apesar de eu não ter nada contra o Sparks, até gosto dos livros dele, John Green consegue abordar o assunto com uma cara bem jovem, fazendo personagens encantadores; é fácil se relacionar, mesmo que a realidade deles seja bem diferente da nossa que não temos essa doença, a forma como eles pensam e encaram a situação deles é muito boa e eu penso que se fosse eu que estivesse no lugar deles, no auge dos meus dezesseis anos, seria bem igual a Hazel.

"Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter"

Uma coisa bem interessante do livro é que muitas das situações principais ocorrem por causa de um livro que a Hazel ama, e que acaba assim do nada no meio de uma frase, e por isso a garota quer fazer de tudo pra saber o que realmente aconteceu com os personagens e qual fim eles tiveram. Isso pra mim é muito legal, pois eu adoro literatura e é acho legal quando os personagens dos livros que gosto tem a vida afetada por livros que eles gostam. E eu não sei se isso faz muito sentido pra maioria das pessoas mas eu sou assim :p 

O humor também está presente no livro todo, inclusive com as personagens principais fazendo piadas de humor negro sobre o câncer e tratando com leveza e brincadeira situações como a "primeira vez", achei bem legal a forma como o autor fez isso. As personagens secundárias também estão ligadas nessa coisa de humor, principalmente Isaac, amigo do casal e acho muito bom quando o foco não está todo no casalzinho e em seus dilemas.  

Mas o romance, aaah o romance, é tão lindo! Imagine duas pessoas que sabem que não vão viver muito e apesar de sentirem o peso das suas escolhas e das suas limitações ainda querem viver ao máximo, se sentir jovens e fazer as coisas que todo jovem quer, sem se preocupar tanto com o futuro. Imagine duas pessoas que se ajudam em todos os momentos e que fazem bem um pro outro. Imagine aquele casal que parece do tipo  "feitos um pro outro" e que juntos se encaixam naturalmente, até mesmo com personalidade e jeito parecido de encarar o mundo. Bom.. esses são Hazel e Gus.

"Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra."

O final do livro é aquilo, exatamente o esperado mas também um pouco surpreendente por alguns lados, a conclusão com chave de ouro. Pra mim nada encaixaria melhor que aquilo.

Normalmente livros que envolvem doença são bem tensos e dramáticos mas A Culpa é das Estrelas não é um deles.O romance, a doença, a relação das personagens com suas famílias, tudo é colocado no livro com uma leveza impressionante. Não sei muito bem como me expressar mas eu realmente vou com a maioria, eu amei o livro e a escrita do John Green e achei que esse é um dos melhores livros YA que já li. Recomendo muito ok? OK *-*


 Classificação:


Comentários

Agnes Cristy disse…
Toda vez que vejo uma resenha de "A culpa é das estrelas" em algum blog venho dar uma olhada, simplesmente amo esse livro e adoro saber a opinião das outras blogueiras sobre haha

Concordo contigo, o final foi esperado, só que quando o Gus termina do jeito que termino me dá um aperto enorme no coração :s

escritasdeverao.blogspot.com.br
gabrielle disse…
Passando para uma visitinha, eu li e ameiiii esse livro, muito lindo, a história é muito emocionante, parabéns pelo blog super fofo e criativo, bjs.

www.girlsteensgn.blogspot.com.br

entre e conheça.
Ingrid Santos disse…
Eu também sempre leio as opiniões sobre esse livro! Gostei da forma como terminou, e mesmo deixando esse aperto proposital no nosso coração é essa a essência do livro!
Obrigada pelo comentário (;
Ingrid Santos disse…
Acho que todos que leram se emocionaram com a história não é? Eu até chorei um pouco hahaha
obrigada pela visita!
Unknown disse…
Esse livro é muito lindo, estou esperando ansiosamente pelo filme, mas estou com medo da decepção, sempre acontece com os filmes :/
Ótima resenha!!
Beijos

http://liberdadeeoqueha.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.