[Resenha] Anna e o Beijo Francês

postado por Ingrid Santos

Autor: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288


"Isto é tudo o que sei sobre a França: Madeline, Amélie e Moulin Rouge. A Torre Eiffel e o Arco do Triunfo também, embora eu não saiba qual a verdadeira função de nenhum dos dois. [...] E tem cafés e bistrôs - ou qualquer nome que eles dão a estes - em cada esquina ... [...] É Paris! A Cidade Luz! A cidade mais romântica do mundo."

 Anna Oliphant está fadada a mudar sua vida completamente, a garota vai deixar sua vida em Atlanta, onde tem um bom emprego, uma melhor amiga incrível e um quase namoro, para ir a Paris. Seu pai, um famoso escritor norte-americano decidiu que ela deveria ir estudar em um colégio interno e, mesmo que ele seja na Cidade Luz, a garota não está nada feliz. Apesar de a garota tentar ao máximo fazer o pai mudar de ideia ela logo se vê desfazendo as malas e sendo deixada sozinha em um país estranho.

Logo em seu primeiro dia no colégio Anna conhece Meredith,sua vizinha de dormitório, aquela que vem a ser sua melhor amiga e companheira na escola. Meredith é também o meio pelo qual Anna conhece uma nova turma de amigos e, principalmente, Étienne St. Clair, o cara-perfeito-inteligente-engraçado-interessante-e-encantador-com-um-sotaque-lindo. O único problema é que ele tem namorada e enquanto eles vão se aproximando mais e mais as coisas vão ficam complicadas.

Anna é um pouco indecisa demais, continua com os sentimentos para com Toph, seu quase namorado que ficou nos EUA, porém também nutri novos sentimentos por St. Clair, o irresistível americano/britânico/francês. Ele também não é lá muito decido, porém apesar de parecer corresponder os sentimentos da garota ele ainda continua com sua namorada.

O relacionamento de Anna com St. Clair gira em torno de uma amizade com um toque de flerte durante todo o tempo, ele é o responsável por fazê-la conhecer Paris de verdade, se aventurar pelos ponto turísticos, fazer um pedido no Ponto Zero e descobrir a magia dos diversos cinemas espalhados por lá, ela o ajuda em momentos complicados e o faz perder o medo de certas coisas. Acho muito bonito quando os relacionamentos são construídos dessa forma. 

É fácil se encantar com a escrita de Stephanie Perkins pelo fato de ela conseguir descrever os lugares de uma forma muito boa, enquanto lê você imagina o lugar com muitos detalhes, é quase como se estivesse realmente presente em cada um daqueles lugares, admirando junto com a Anna. Ela também consegue criar personagens carismáticas, além do casal principal, Meredith e o resto do grupinho de amigos tem diferentes tipo de importância no desenrolar do livro. A autora explora também várias temáticas e sentimentos, como os medos e superação e especialmente o medo de ficar sozinho. Todos temos esse medo e é engraçado perceber que em cada pessoa ele se demonstra de uma maneira diferente.

Porém, para mim, o livro merece apenas 3 estrelas, e preciso explicar meus motivos. Entendo que preciso julgar o livro como um livro YA, um romance adolescente, porém até para esses padrões ele não me agradou muito. Já no meio da leitura eu percebi que estava lendo mais por querer logo terminar com ele do que por vontade de verdade pelo fato de livro ser repleto de clichês, não que eu seja uma daquelas pessoas que abomina os clichês, mas eles vem em uma proporção muito grande, e também Anna (e outras personagens durante o livro) ter algumas ações no estilo drama mexicano, transformando garoa em tempestade, que me irritaram em alguns momentos. 

Sei que várias pessoas amaram o livro e até o colocaram em suas listas de favoritos, porém eu não consegui descrevê-lo como algo além de um livro "fofinho". Eu não o considero um dos melhores romances YA que li, porém garanto que ele proporciona momentos de diversão e também alguns sorrisos bobos. Não o recomendo muito, mas é uma boa dica para quem procura um romance leve pra passar o tempo.

Classificação:




8 comentários:

Amiga da Leitora - Thais disse...

Me deparei com o casal no livro 'Lola e o Garoto da Casa ao Lado', e fiquei mega ansiosa para saber mais sobre o tal beijo francês *-* Preciso ler!!

xoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

Ingrid - disse...

Não aconselho a ir com muita sede ao pote, para não se decepcionar, mas o livro é bem legal sim, se você curte vale muito a pena ler *o*

Lorie Estevam disse...

Minha irmã leu e disse o mesmo. Só que ela disse que não entende porque fazem tanta propaganda, como se fosse a última coca do deserto, e nem é lá essas coisas. Mas cada um tem sua opinião. Eu não li, por isso não posso falar, mas estaria mentindo se dissesse que quero muito ler. Depois do que ela disse, desanimei e desencantei completamente. ):
Beijos :*

http://meualecrimdourado.blogspot.com.br/

Emily Swan disse...

Eu estou muito ansiosa para ler Anna! Já li várias resenhas e elas só me deixam ainda mais ansiosa. Beijos.

Livro Apaixonado

Ingrid - disse...

Eu entendo, o problema de toda essa propaganda é que acontece como aconteceu comigo: você vai com muita sede ao pote e acaba se decepcionando um pouco.

Midiã disse...

Oi Ingrid.
Confesso que fiquei surpresa com a sua classificação, pois como a maioria das pessoas, eu amei o livro. Mas gostos são gostos, né? Eu adorei a sua resenha, como sempre é muito bem feita e sincera, parabéns flor. Lembrei do livro "Amanhã você vai entender", eu acho que eu fui uma das poucas pessoas que não gostei dele rs.
Beijinhos.

Ingrid - disse...

Oi Midi!
Sempre tem aquela pessoa cuja opinião é uma exceção né? (:
Obrigada pelo elogio, eu sempre tento colocar bastante sinceridade nas minhas resenhas e fico feliz que as pessoas consigam ver isso *-*

Angela Graziela disse...

O livro é maravilhoso, não é clichê, pois se passa em um cenário maravilhoso em que a autora consegue trasportar o leitor e fazer com que ele se sinta lá. Além de cada personagem ter suas complicações e problemas. E acho que se a autora quisesse fazer um livro para os demais personagens, principalmente Rashimi, e Josh, também daria outra grande estória.

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com.br

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Assim quando eu puder eu vou responder e retribuir o seu comentário, por isso eu te peço que não esqueça de colocar o link do seu blog aqui.
Volte sempre!
Beijinhos.