Pular para o conteúdo principal

[Resenha de Série] As Crônicas de Nárnia


volume único 
 Acho que é difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha ouvido falar de As Crônicas de Nárnia. Muito famosas no mundo todo as história desse mundo paralelo chamado Nárnia são divididas em 7 livros, que vão desde o começo de tudo, a descoberta desse mundo em sua criação, até o fim das aventuras das personagens nele.

Para mim não há dúvidas de que As Crônicas de Nárnia merecem lugar na lista de leitura de qualquer pessoa. As pessoas as vezes criticam o cunho religioso, que é sim muito presente na história mas além de qualquer coisa  o mundo de Nárnia, o Leão, as batalhas, os reis e rainhas, os animais e todo o resto são a definição de uma imaginação fantástica. A escrita de C. S. Lewis é muito boa e fluida e, se você tem um certo receio e preguiça de ler livros que parecem ser muito grandes fique tranquilo, mesmo que cada livro tivesse 500 páginas  ainda seria bem fácil e gostoso de ler.

No volume único os livros são dispostos em uma certa ordem cronológica e é nessa ordem que resolvi colocar uma sinopse bem pequena de cada um deles :)



O Sobrinho do Mago
As crianças Polly e Digory  são enganados pelo tio André, um mago, que descobriu uma passagem do nosso mundo para o Outro Mundo, uma espécie de universo paralelo, que os envia para esse outro mundo como cobaias dele, usando anéis encantados. Eles viajam para o Reino de Charn, onde acordam a malvada rainha Jadis. Em uma outra viagem, eles testemunham a criação do mundo de Nárnia, através da canção do Grande Leão, Aslam.
                                           classificação: 
                             




O Leão, A Feiticeira e o Guarda Roupa
Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia são quatro irmãos que, durante a Segunda Guerra Mundial, se vêem obrigados a ir para a casa do professor Kirke, que outrora fora conhecido como Digory. Ali, durante uma brincadeira de esconde-esconde, acabam descobrindo um guarda-roupa mágico, que os leva para uma terra encantada. Lá eles embarcam em uma grande aventura, se unindo ao leão Aslam e outros seres mágicos na luta contra a Feiticeira Branca ( a rainha Jadis) para livrar Nárnia do inverno sem fim.
                          classificação: 




O Cavalo e Seu Menino
Conta a aventura de Sasha, um garoto que vive na Calormânia, um reino perto de Nárnia, trabalhando como um escravo em uma casa, embora aquele que lhe maltrata se diga seu pai. Quando descobre que está prestes a ser vendido para um nobre da região, Sasha se esconde, e acaba descobrindo um cavalo falante, que veio de Nárnia. O cavalo lhe convence a fugir para Nárnia, pois o próprio animal já cogitava isso há muito tempo, pois fora escravizado contra a própria vontade.
 Durante a viagem eles conhecem  Aravis, e juntos com ela e sua égua dela, Huin, eles descobrem um plano dos calormanos para conquistar Nárnia e passam por muitas aventuras para avisar aos seus amigos narnianos do ataque.
                                            classificação: 



Príncipe Caspian 


Surgem tempos problemáticos e Nárnia é assolada pela guerra civil, os antigos reis, Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia são chamados e encontram sua terra daquela forma. Cair Paravel, o palácio onde reinaram, está em ruínas. Os animais falantes e seres místicos estão desaparecidos. Acabam descobrindo que o rei agora é um usurpador, e que aquele que deveria governar, o príncipe Caspian, corre risco de vida.  Juntos com o príncipe, eles precisam vencer o rei Miraz e trazer a paz novamente à Nárnia.
                          classificação: 
            



A Viagem do Peregrino da Alvorada
Lúcia, Edmundo e seu primo Eustáquio  vão para Nárnia  e lá, reencontram um velho amigo: o príncipe Caspian, que agora é rei. Descobrem que o amigo está em busca de sete fidalgos amigos de seu pai. Eles estão em um navio chamado Peregrino da Alvorada, navegando em mares desconhecidos em busca dos fidalgos. Nessa aventura, o mal está sempre um passo à frente, tentando-os e perseguindo-os. Cheia de surpresas, umas agradáveis, e outras, nem tanto... até mesmo Eustáquio, que era completamente descrente, precisou se render à magia daquele local. Descobrindo os mares orientais e suas misteriosas ilhas em busca dos desaparecidos, descobrem coisas incomuns até mesmo para Nárnia: Dragões, Tontópodes (anões com um único e imenso pé), e até mesmo as estrelas param para conversar. Uma das viagens mais fantásticas.
 classificação: 


A Cadeira de Prata 


O filho amado do rei Caspian, o príncipe Rilian, está desaparecido. O leão Aslam convoca Eustáquio e sua amiga Jill para procurarem pelo príncipe e lutarem contra uma nova feiticeira que apareceu em Nárnia. Nessa busca, eles passam pela terra dos gigantes e por um mundo subterrâneo. Ali descobrem uma nova civilização, comandada por uma mulher que, segundo os habitantes dali, é a melhor de todas as mulheres. Mas, no meio dessa civilização, um dos sinais dados por Aslam aparece, e a escolha de segui-lo ou não pode ter sérias consequências. Quando decidem seguir o sinal, descobrem que a mulher que ali é venerada por todos não é o que finge ser, e agora devem enfrentá-la se quiserem sair dali com vida e completar a missão. É outra aventura inesquecível em Nárnia.
 classificação: 


A Última Batalha 
Um falso Aslam surge em Nárnia, mandando a todos trabalharem como escravos para os cruéis calormanos. Conseguirão Eustáquio e Jil encontrar o verdadeiro Aslam e restaurar a paz em Nárnia? 
 A partir daí, os acontecimentos são imprevisíveis. Tanto é assim, que em determinado ponto Pedro, Lúcia, Edmundo e até mesmo Digory e Polly aparecem para ajudar. Apenas Susana não está presente, perdeu a fé no lugar onde um dia foi uma grande rainha. Mas eles sabiam que não podiam retornar para Nárnia, então como chegaram ali? No meio da batalha, o deus Tash, a personificação de tudo que há de ruim, se envolve. A destruição agora é iminente e aquela é uma batalha perdida.
É quando se encontram em uma versão maior e mais bonita de Nárnia, e velhos amigos reaparecem incluindo Tumnus, o fauno que fora o primeiro amigo de Lúcia tantos anos antes e o casal de castores que tanto os ajudou na primeira aventura... mas séculos já haviam se passdo em Nárnia. Que lugar então seria aquele?
 classificação: 



 CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE:
  

As histórias muito originais do mundo de Nárnia são uma boa pra pessoas de qualquer sexo e idade. Se ainda não leu, o que está esperando?



Comentários

Moema Baião disse…
Tenho o livro aqui e ainda não terminei. Fiquei mais empolgada por causa da sua resenha. Muito boa!

Beijos!

http://www.moemablog.com

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.