Pular para o conteúdo principal

Entrevista com a autora Liana Cupini




Como vocês sabem eu amo livros, mas com as mudanças do blog eu parei de falar - tanto - sobre esse tema. No entanto resolvi voltar com esse assunto para o blog, pois é algo que gosto bastante e me identifico. E para reestrear o tema literário eu resolvi fazer uma entrevista com a autora de um dos melhores chick lits que já li. Sim, estou falando da Liana Cupini, autora dos livros "Antes tarde que mais tarde" e "Estigmas da Luz" .


Doce Abril: Quando surgiu a paixão pela leitura?
Liana Cupini: Desde muito pequena eu leio. A leitura é algo que os pais sempre devem incentivar em seus filhos! Minha mãe sempre me incentivou e assim eu me criei  lendo e relendo histórias maravilhosas.

Doce Abril: Teve uma pessoa em especial que te incentivou a começar escrever seus livros?
Liana Cupini: Na verdade sim. Eu estava muito triste quando comecei a escrever o Estigmas da Luz. Era um desabafo. E, um dia, mostrei para um amigo, o Helaman, e ele leu e me disse: isso é um livro. E foi assim que mais um desabafo acabou realmente se tornando um livro.

Doce Abril: Sabemos que tudo no início é mais difícil, você enfrentou alguma dificuldade para publicar seus livros? Conte-nos quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou e enfrenta hoje.
Liana Cupini: Todo escritor brasileiro sofre muito porque as editoras não estão dispostas a investir no novo. Então o EL é uma publicação independente, o que acaba tendo alguns problemas como revisão, distribuição, etc.

Doce Abril: Quando e como surgiu a ideia de escrever "Antes tarde que mais tarde"?  
Liana Cupini: Eu gosto de signos (leio sempre o meu horoscopo), e um dia vi em uma revista que tinha um signo novo. Na hora eu pensei "como vai ficar a vida de quem é muito ligada a astrologia?". Como eu estava fazendo 27 anos e já começava a ouvir que era "quase 30" juntei as duas ideias e nasceu o ATMT!

Doce Abril: Você se inspirou em alguém quando criou a personagem Karla?
Liana Cupini: Em muitas mulheres que eu conheço. A Karla é uma tipica brasileira, com desejos, sonhos e tudo mais...

Doce Abril: Por que escolheu o nome "Antes tarde que mais tarde"? Alguém te ajuda a escolher os nomes dos seus livros?
Liana Cupini: Eu pensei em colocar "Aos 30" ou "Abóbora"... mas minha mãe sempre diz essa frase: Antes tarde que mais tarde e eu achei a cara do livro!

Doce Abril: Sabemos que "Antes tarde que mais tarde" terá continuação, você pode nos contar o que podemos esperar do segundo livro?  
Liana Cupini: No ATMT2 a Karla engravida. E, ao contrario da maioria, ela se desespera porque não se sente preparada para ser mãe. Não é um livro sobre a magia da gravidez. É um livro sobre as transformações que a gravidez trás, com muito humor!

Doce Abril: Você escreveu outros livros juntamente com outros autores, conte-nos como foi essa experiência.
Liana Cupini: A primeira vez que escrevi com alguém foi com o Allan Pitz. Ele tinha um livro parado e me perguntou se eu topava escrever com ele. Foi ótimo  Ai repeti a dose com a Carol Estrella em um chick lit e agora estou escrevendo outro com a Jana Rico.

Doce Abril: Você também é autora do livro de fantasia "Estigmas da luz". Quanto tempo você demorou para terminá-lo, e de onde surgiu a inspiração para criar esta história?
Liana Cupini: Como eu disse no começo, o EL é um desabafo. Ele fala sobre grupos fechados, discriminação, e um monte de coisas, mas tudo em um enredo de nefilins. Escrever ficção demora muito. Em média dois a três anos!

Doce Abril: Por que "Estigmas da Luz" trocou de capa?
Liana Cupini: Quando eu lancei o EL não sabia direito o que eram os generos. E a capa antiga não estava dentro do que é esperado de um YA. As pessoas acreditavam que era um livro exotérico. Livrarias classificavam assim. Por isso, precisei adequá-lo!

Doce Abril: Quais são seus projetos literários para este ano? 
Liana Cupini: Lançar o ATMT2 pela Modo Editora, que também vai relançar o ATMT1 com conteúdo extra (novos capitulos) e tirar o Guardiões (segundo livro da trilogia do EL) da gaveta!

Doce Abril: Você acha que a literatura nacional está crescendo? As pessoas estão prestigiando mais os escritores brasileiros?
Liana Cupini: Eu vejo esse crescimento. Sei que é um longo caminho, mas chegaremos lá. Os novos livros são ótimos e os leitores estão perdendo o preconceito!!

Doce Abril: Onde seus livros estão a venda?
Liana Cupini: Isso é o mais complicado. O EL esta em algumas livrarias, mas basicamente a venda é feita pela internet. Como o ATMT esta na Modo, ele vai entrar nas livrarias!!

Doce Abril: Deixe uma mensagem para as pessoas que ainda não conhecem os seus livros.
Liana Cupini: Na verdade vou deixar uma mensagem para todos os leitores que ainda não conhecem os livros brasileiro: surpreendam-se! Os livros nacionais são muito mais próximos da nossa realidade, e por isso são fantásticos. Você vai se apaixonar!
       

           Rapidinhas:
           Gênero literário: chick lit
           Um livro:  Maldito Karma
           Um(a) autor(a): Meg Cabot
           Uma cor: Lilás
           Uma música: Somewhere over the rainbow
           Um sonho: Ver o Brasil lendo!

Comentários

Unknown disse…
adoro entrevistas com escritores brasileiros!!!


bjs.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.