Pular para o conteúdo principal

Ensino médio x Faculdade


O mês de fevereiro está próximo e sabemos que as aulas já vão começar. Quem nunca ficou com aquele friozinho na barriga no primeiro dia de aula hein? Sempre fiquei ansiosa no meu primeiro dia, principalmente quando eu não conhecia a escola. É tantas dúvidas que temos, tantas receios, e turbilhões de pensamentos: "Será que vou encontrar alguém conhecido?", "Será que os professores são bons?", "Será que vou conseguir fazer alguma amizade?". É comum termos essas dúvidas, principalmente quando estamos passando do ensino fundamental para o médio, e do ensino médio para a faculdade. Muitas pessoas me perguntaram qual é a diferença do ensino médio para a faculdade, e me perguntaram quais são os pontos positivos de está na faculdade, por isso resolvi fazer esse post rapidinho para tirar algumas dúvidas de vocês que estão nessa situação.  Já faz mais de seis anos que terminei meu ensino médio, e por isso não lembro de tudo, mas achei importante abordar sobre esse assunto aqui, já que estamos em clima de volta às aulas. Espero ajudar de alguma forma, e qualquer dúvida pode deixar no comentário ou entrar em contato com o e-mail midian.og@gmail.com. Lembrando que os tópicos são as minhas opiniões, talvez você não concorde, então não deixem de comentar e dá sua sugestão.



1- Mais horas de estudo- Geralmente os alunos ficam de cinco à seis horas na escola.

2- Uniforme-  O uso do uniforme é obrigatório nos colégios, sendo eles públicos ou particulares.

3- Muitas regras - Normalmente cada escola tem uma regra, como por exemplo: Horário para entrar no colégio, não poder ficar no pátio até um certo horário e etc.

4- Mesma turma- O aluno fica na mesma turma durante o ano inteiro.

5- Alguns professores desmotivados- Alguns reclamam e não dão aulas com motivação. (não são todos, tá. Eu disse "alguns").






1- Poucas horas de estudo- Geralmente ao todo são quatro horas de estudo. E ainda tem alunos que só estudam três vezes na semana.

2- Sem uniforme- O aluno está liberado para usar a roupa que quiser. Só conheci uma faculdade que os alunos usavam uniforme, mesmo assim não eram todos, apenas os alunos que faziam Educação física.

3- Pouquíssimas regras - O aluno pode chegar a hora que quiser, pode sair quando quiser, pode sair da sala sem pedir permissão, pode ficar no pátio até a hora que quiser, enfim, não tem muitas regras. (Você está na faculdade, já tem maturidade o suficiente para agir como quer).

4- Várias turmas- Geralmente funciona assim: Na segunda-feira o aluno estuda uma disciplina na sala "x" com os alunos "x", na terça-feira o aluno estuda outra disciplina, em outra sala, e com alunos diferentes do que ele estudou no dia anterior e assim sucessivamente, ou seja, o aluno estuda com vários alunos durante o ano.

5- Professores motivados- A maioria dos professores de faculdade são animados, dão aulas mais dinâmicas, explicam melhor (é claro que no ensino médio tem vários professores assim). Eu particularmente adoro os professores da minha faculdade.












Então é isso pessoal, mostrei algumas diferenças entre o Ensino médio e a Faculdade.
O que acharam?
Alguém está no ensino médio ou faculdade?
O acham da sua escola?
Estão ansiosos para o início das aulas?
 Comentem e vamos falar sobre esse assunto.











Comentários

Unknown disse…
A minha aula da facul já começou(conta da greve dos professores federais :( ..Nem aproveitei muito rsrs..


beiijinhos,

http://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br/
Vou enfrentar a faculdade esse ano, eu tenho um pouco de receio... Por que até o ano passado, tudo tinha regras. E agora, não.
É bem estranho, na minha opinião. Mas tô muito ansiosa!


Adorei o post, linda.

Beijos, Michaele
http://www.melhortobonita.blogspot.com.br/
Nilcimara S. disse…
Vou começar a faculdade e estou super ansiosa. Dá aquele 'medo' e ao mesmo tempo há a expectativa! Super legal o post, beijos :)

http://d-oceglamour.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Pois é,"estudos" é assunto sério.Eu nem tive férias devido a greve(pode?!).O jeito é estudar e lutar por aquilo que almejamos.Um beijo grande.
Camila Vieira

http://cami-lices.blogspot.com.br/
Midiã Cardoso disse…
Poxa que pena, as minhas aulas vão começar só mês que vem.
Beijinhos linda.
Midiã Cardoso disse…
Faculdade é maravilhoso linda. E o fato de não ter regras você fica um pouquinho perdido no início, acha tudo um máximo, mas com o tempo você se acostuma. Boa sorte na faculdade amore, vai dá tudo certo ^^

Obrigada *-*
Beijinhos.
Midiã Cardoso disse…
Ah, faculdade e assim mesmo. Eu lembro que fiquei com um pouco de medo também, mas deu tudo certo. As primeiras aulas os professores explicam como funciona as coisas então você vai se achando aos poucos.
Boa sorte linda.
Beijos.
Midiã Cardoso disse…
Felizmente eu estou de férias por um tempinho já. Ainda bem que na minha faculdade não tem isso. Mas se bem que eu gostaria de estudar em uma Universidade, eu vou estudar para fazer o enem este ano.
Beijos flor ^^
Unknown disse…
Esse ano vou para o segundo ano no ensino médio e apesar de querer muito ir pra faculdade, já estou com aquele aperto no coração só de lembrar que ano que vem já termino a escola rs. Não estou muito ansiosa para a volta as aulas por motivo dos professores da minha escola não serem tão motivados (estudo em escola pública) mas quero muito rever os amigos :).

Beijos.
http://quartodeegarota.blogspot.com.br/
Midiã Cardoso disse…
O reencontro com os amigos é a melhor parte né? Adorava essa parte. É, eu também estudei em escola pública e eu sei perfeitamente como é isso. :/ Mas ano que vem vai está no terceiro ano hein, vai mandar no pedaço rsrs.
Boa sorte na escola flor, que este ano você não pegue professores chatos, aff kkk.

Beijinhos.
Midiã Cardoso disse…
Owwwwnt assim eu choro! *---* Nossa que felicidade saber que o meu blog está sendo indicado. Muito obrigada amore! Eba ganhei mais um leitor, seja bem vindo. Pode deixar que vou passar sim!
Beijinhos.
Miaka Freitas disse…
Ah, eu estou indo para a faculdade nesse ano. Ah, é tão dificil!
Minha primeira mudança foi do ensino fundamental (numa escola que estudava deste do jardim de infancia, com os mesmos amiguinhos, professores nos virão crescer da 4 serie a 8). Fui para o IFMA (antigo CEFET da cidade) e lá já é um sistema parecido com a Faculdade. Você fica com a mesma turma por 3 longuissimos anos, alem do medio tem as matérias do curso tecnico que você escolheu. Cada professor é independente, cada materia é como uma cadeira diferente, se cursar e reprovar, tem que repetir so ela e não o ano todo numa escola convencional.
Eu senti muito. E nunca me adaptei, mesmo terminando ano passado. Fiquei perdida por 3 longuissimos anos...
Agora é faculdade e sinto que estarei mais perdida mesmo.
Mas, quem não luta, não vence, não é mesmo?

PS: fiz um post na pagina do meu blog no facebook sobre você, segue o link da postagem: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=525284317506530&set=a.500015120033450.121625.499996850035277&type=1

Beijos,
J.S.Freitas
http://umsofaalareira.blogspot.com.br/
http://blogdamiaka.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Adorei o post. Me deixou com menos medo para ir para faculdade. Vou cursar o terceiro ano do ensino médio esse ano e entrarei pra faculdade ano que vem (se Deus quiser) e sempre fico com um pouco de medo quanto á isso. Mas enfim..
Adorei o blog, muito fofo e organizado!

Avec amour, C.
http://suddenlyhere.blogspot.com.br
Adorei o post, dia 30 desse mês eu vou começar a faculdade de arquitetura, sai do ensino médio ano passado, então ir direto pra faculdade me dá um friozinho na barriga rs.
Beijos

sonhosdegarota.blogspot.com.br
Marli Carmen disse…
Oi, gostei da ideia do post. Bem interessante. Eu achei que a faculdade foi bem melhor do que o EM, na verdade são coisas completamente diferentes. muitos reclamam dizendo que não querem ir para a Faculdade pq odeiam estudar, mas a Faculdade é outro Universo. Adorei o que vc escreveu! Os meus professores também eram super motivados.(pelos menos alguns)
Beijinhos
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/
Anônimo disse…
Vou terminar o ensino médio esse ano e não tenho nem palavras pra dizer o quanto tô ansiosa pela faculdade hahaha Tenho certeza de que vou sentir muita falta do colégio, mas não paro de pensar em como vai ser daqui a um ano. ADOREI o post, de verdade. Beijos <3
Midiã Cardoso disse…
Nossa quanta mudança hein rs. Queria ter passado por essas escolas, sortuda haha. Olha não se preocupe que vai dá tudo certo, no início você fica um pouco perdida, mas depois você vai se acostumando com a faculdade. É um universo maravilhoso, você vai gostar.

Own eu vi, amei flor, muito obrigada viu.

Beijos.
Midiã Cardoso disse…
Sempre sentimos esse medo, mas na verdade tudo o que é novo assusta né? Tenha fé que ano que vem você vai estar na faculdade. Boa sorte.

Obrigada linda, beijos.
Midiã Cardoso disse…
Nossa parabéns! Eu queria ter tido essa sorte, eu só fui entrar para faculdade depois de 5 anos após ter terminano o ensino médio. Boa sorte viu. Beijos flor.
Midiã Cardoso disse…
Obrigada flor.
Isso é verdade, as pessoas pensam que quando vão para faculdade vão se matar de estudar, que vão mudar e tudo mais. Sendo que na faculdade é um universo diferente, nós sentimos gosto de aprender e estudar, é muito bom.

Beijos.
Midiã Cardoso disse…
Eu também ficava bem ansiosa. Rsrs.
É, as vezes sente falta da escola, mas o q falta mesmo é aquela "zuação" toda, mas quando está na faculdade com tempo acaba esquecendo o colegial aos poucos rs.

Own obrigada.
Beijos linda.
Luiza Madeira disse…
Adorei saber! Estou indo para o 2° ano do ensino médio, mas já penso na minha faculdade (já que esse ano vou fazer Enem).
Na minha escola, tem uma faculdade lá dentro, eu já sabia algumas coisas mas outras não.
Amei as dicas! Parabéns!

Beijos ;*

http://suavidamaispink.blogspot.com.br/
Unknown disse…
estou indo p/ faculdade mais estou com medo das materias por que la onde eu morava o ensino era muito precario tenho medo de nao acompanha as materias e ficar repetindo as cadeiras
Unknown disse…
vc faz p/ que aria ?
Anônimo disse…
Que faculdade que você faz que tem 4 horas de estudo? Eu geralmente vou de manhã e volto de noite porque tem aulas, janelas e não dá tempo de voltar nas janelas. Geralmente umas 6 aulas de 50 minutos por dia.
E no médio eu ía de manhã e de meio dia já tava liberado
Midiã Cardoso disse…
Eu faço faculdade de Letras e estuo em uma facul privada e lá ão quatro horas, pois sabem que os alunos trabalham e não tem tempo de estudar. Boa sorte na facul. Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.