Pular para o conteúdo principal

E agora, que profissão escolher?


Geralmente quando somos crianças escolhemos as mesmas profissões, quem nunca sonhou em ser uma bailarina? Ou astronauta? Ou bombeiro? Ou aeromoça? Ou jogador de futebol? Acredito que pelo menos a metade de vocês concordam que já sonharam em seguir essas profissões, no entanto quando ficamos mais velhos, nós amadurecemos, e esses sonhos acabam sendo esquecidos e guardados na gavetinha dos nossos "sonhos de infância". Fazemos o primário, terminamos o Ensino Fundamental e quando entramos para o Ensino Médio sempre vem aquele pensamento: "Que profissão escolher?", mas então você pensa: "Está cedo de mais, quando eu chegar no terceiro ano eu penso nisso". Mas então chega o tão temido último ano do Ensino Médio, e você se depara com assuntos sobre Enem, Vestibular, SISU, Pré-vestibular, Prouni, Fies e eu te pergunto: "Eaí, já decidiu que profissão vai seguir?". É, eu sei que escolher uma profissão não é tão fácil quanto parece, e são poucas pessoas que seguem a profissão que escolheram quando eram criança (seria tão fácil se acontecesse comigo). Eu por exemplo, já quis ser pediatra, veterinária, nutricionista, aeromoça e cantora, mas com o tempo fui percebendo que eu não tinha vocação para nenhuma dessas profissões -  talvez eu tenha em uma ou outra - mas você sabia que as vezes mesmo que tenhamos uma vocação para alguma profissão, nem sempre ela será a nossa melhor escolha? É... as vezes até temos o dom para cuidar das pessoas, mas talvez você não seria um bom médico, não pela sua incapacidade, mas pelo fato de você não gostar de hospitais. Por exemplo, como você quer ser um médico, se odeia sentir cheiros de hospitais, ou ver sangue? Eu queria ser nutricionista, mas eu ODEIO química e ODEIO ir para hospitais, então seria meio estranho eu fazer nutrição - já que a maiaria das nutricionistas trabalham em hospitais e clínicas - Como eu sei que nessa época do ano tem várias pessoas perdidas nesse assunto, e tem muitas pessoas que não fazem ideia do que desejam cursar, eu resolvi dá algumas dicas para vocês. Mas antes eu gostaria de agradecer a leitora Stéph, pois foi ela que me deu essa ideia de post (obrigada lindona!).









O que você mais gosta de fazer? Quais são as matérias que mais te atraem? Qual profissão você mais admira? Essas perguntas te ajudarão a saber qual é a sua vocação. Tem pessoas que parecem que nascem com aquele "dom", sabe? Meu irmão por exemplo, tem uma facilidade para mexer com coisas elétricas, e meu outro irmão é ótimo com esportes, e eu adoro escrever, então fica fácil de saber qual seria a melhor profissão para nós, certo? Mas se você não conseguiu entender eu vou explicar, como meu irmão é bom com coisas elétricas, ele poderia cursar Engenharia por exemplo, e como meu outro irmão adora esportes, ele poderia cursar Educação Física, e eu como adoro escrever, posso escolher Letras, entenderam? (é só um exemplo, ok) Então antes de pensar em qual profissão seguir, você precisa saber o que mais gosta, e qual é a sua vocação.






Sempre temos aquelas matérias preferidas, eu por exemplo adoro português e ODEIO matemática (quem foi o cabeçudo que inventou essa matéria chata hein? hahaha). Então vamos aos exemplos: Se você gosta de português, história e geografia, não vai escolher as profissões como Engenharia e Ciências contábeis, né? E se você gosta de matemática, física e química, não vai escolher as profissões como Letras e jornalismo (a não ser que a área seja sobre suas matérias preferidas). Quando você perceber quais as matérias que mais gosta, fica mais fácil também, pois assim você pode ir no nosso querido amigo google e escrever a seguinte frase: "Profissões para quem gosta da matéria "X" ", e lá você vai encontrar várias opções de profissões que provavelmente você se encaixe.







O que você prefere? Ter uma profissão que ganha muito dinheiro, ou uma profissão que você realmente gosta? Eu sei, eu sei, essa pergunta é muito complicada de responder, porém  é essencial que você saiba responde-la, pois existe profissões que dão muito dinheiro, profissões que o salário inicial é de 7 mil, mas será que você vai gostar dessa profissão? Teve uma época em que uma certa profissão estava em alta, passava muitas reportagens dizendo que trabalhar em Indústria estava dando muito dinheiro, e com isso o meu pai até me aconselhou em fazer um curso para essa área, pois eu podia ser bem sucedida e tal. Confesso que até pensei nisso, mas vou dizer uma coisa, eu não tenho nada a ver com indústria, eu não gosto disso, não tem nada a ver com o meu perfil, então eu pensei: "Será que vale a pena ganhar muito dinheiro e fazer o que não gosto?", então eu decidi que para mim não ia valer a pena (entenda, para mim não vale a pena, mas para você pode valer). Eu gosto é de escrever, gosto de ajudar as pessoas, gosto de ensinar, gosto de ler livros, gosto de português, e estou muito feliz na minha faculdade de Letras/Literatura, apesar de saber que os professores não ganham tão bem assim, no entanto eu não penso em ser professora apenas, penso em ser outras coisas (quem sabe trabalhar em uma editora, ser escritora, sei lá rs). Então uma coisa eu te aconselho, decida o que você quer da sua vida, deseja fazer o que ama? Deseja ganhar dinheiro? São perguntinhas que você precisa responder urgente. Sortudo é aquele que escolhe uma profissão que gera muito dinheiro, e juntamente uma profissão que ama.







Depois de saber qual é a sua vocação, já sabe quais suas matérias preferidas, já sabe se deseja ganhar muito dinheiro ou fazer o que ama (ou os dois juntos), você já deu uma "peneirada" nas profissões. Antes você tinha mil profissões para escolher, mas depois que você foi seguindo os passos, só sobraram poucas, certo? Agora com essas profissões que sobraram, você pode pesquisar quais delas estão em "alta no momento", ou seja, quais são as profissões mais procuradas e promissoras, são aquelas profissões que o mercado de trabalho está sempre precisando. Eu encontrei um site que fala das "Oito profissões que promete emprego garantido", se quiserem conferir quais são clique aqui.









Acredite em mim, esses testes ajudam bastante! Eu já fiz vários testes, e toda vez as profissões que eu mais gosto aparecem no resultado. Então se você não fez um Teste Vocacional, faça! Você vai perceber que vai te ajudar bastante, mas seja verdadeiro, ok? Se não sabe onde encontrar esses testes, clique aqui, aqui, aqui e aqui ( no google tem mais opções).



Então é isso meus amores! Espero que este post tenha ajudado vocês!
E então, já tem uma ideia de qual profissão seguir?
O que acharam do post?
Qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo midian.og@gmail.com.
Beijinhos ^^




Comentários

pgvilanivi disse…
Amei seu blog muitas ficas legais aqui amiga passei e ja estou seguindo se puder passa lá no meu tbm
bjus

http://erikakikasouza.blogspot.com.br/
Stéph disse…
Obrigada por ouvir minha sugestão, flor!
Amei o post, ajudou muito. Refleti bastante e continuo com as minhas dúvidas, mas creio que estou mais confiante agora, mais calma.
Fiz todos os testes que sugeriu e só confirmaram meus gostos. Mas ainda tenho dúvida entre Jornalismo, Comunicação Social e Estudos Literários...
Como você disse, a gente sempre acha que é cedo pra pensar na faculdade. Eu pensei isso no primeiro ano, pisquei, e agora já estou no último! É complicado.
Beijos.
http://vidadaleitora.blogspot.com.br/
Enfim disse…
Flor, passei por isso ano passado e sabe o que acabou decidindo por mim?? Minha nota de corte rsrsrs Mas faço um curso do qual gosto e não me arrependo

http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/
carolina disse…
Amei..e é muito dificil escolher a duvida sempre bate e temos que escolher rapidamente ano que vem eu começo uma faculdade mais ainda não sei o que mais acho que vai ser farmácia mesmo...se eu nao mudar até lá...kkk
seguindo de volta muito obrigada por seguir meu blog..
beijos e sucesso com o blog..
http://blog-everygirl.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Estou com essa incognita. Nao sei que profissao escolheer
Adorei seu post, acho que ele vai me ajudar um pouco nessa escolha..
Ja estou seguindo e ja curti a sua fun page
Segue e curte a fun page do meu bloG?
www.puroglamblog.blogspot.com
Bjooss :)
nossa, quero fazer tantas faculdades que minha dificuldade é escolher a primeira sabe rsrs mas já decidi. ótimas dicas viu, amei aqui, seguindo ;**

http://realidade-imperfeita.blogspot.com
amei as dicas, já tive muitos problemas no final do ensino médio, pq não tem nada na faculdade que eu queira fazer, e trabalhar com o que não gosta deve ser a pior coisa do mundo. por isso hoje eu invisto no que eu gosto, pq eu sei que quando der certo, vai ser mt prazeroso ♥ seguindo!

www.bygarotas.blogspot.com
Midiã Cardoso disse…
Onw obrigada flor!
Pode deixar.
Beijinhos.
Amanda Tôrres disse…
Eu vivi esse dilema no ano passado. Na verdade até hoje ainda fico meio nervosa com isso. Mas o negócio é tentar se enchergar no futuro e como ele seria. Porque não adianta nada fazer o que ama, pra no futuro quebrar a cara porque não dá dinheiro, eu acho que é nessa hora que a gente tem que agir como os futuros adultos que somos e saber separar o que vai virra hobbie e o que va virar profissão. Porque o dinheiro faz diferença, e qualquer um que não diga isso é mentirosos, tipo, não que você precise ser rico, ma spor exemplo. Eu queria ter feito história, não fiz porque eu ia ficar desempregada.
Bom, minha opinião.
bjs
naquelemomentoeujuro.blogspot.com
Anna Laitano disse…
Ótimas dicas, Midiã!
Eu tenho andado meio sumida daqui por questão de tempo mesmo, mas preciso dizer que acompanho o blog e que sempre que puder estarei comentando. O que gostei depois da mudança, é que além de lindo o blog está super informativo e útil. Não entenda mal, antes ele também era, mas desde que você ampliou os temas, ficou mais fácil para nós, leitores, nos relacionarmos e encontrarmos assuntos que nos preocupam em nosso dia a dia. É sempre legal saber que não somos os únicos passando por determinada situação, não é? Então, o que quero dizer é que você está de parabéns pela escolha de temas e pela qualidade dos posts, quem vem aumentando cada vez mais. Como blogueira, sei que não é fácil fazer posts diariamente, etc, e acho que um bom trabalho deve ser reconhecido, afinal, elogios sempre nos motivam, né?
Então continue assim, porque seu blog está no caminho certo!
Agora, a respeito desse post em especial, é verdade, o momento "E aí, o que você vai fazer na faculdade?" é terrível. De repente é só isso que as pessoas parecem conseguir te perguntar e, portanto, você se desespera para encontrar uma resposta. Às vezes, você acaba se apegando tanto a essa resposta que é um bote salva-vida, que acaba acreditando que é isso que você realmente quer. É uma situação realmente chata quando você começa um curso e, enquanto todos estão nas nuvens, cheios do "era exatamente o que eu queria" ou "é até melhor do que eu esperava", e você só está aguentando, porque não quer ficar parado e não sabe que outra coisa fazer. Na minha opinião, não deveria haver tanta pressão, pois agir sobre pressão nos faz ser movidos por impulsos e não podemos decidir algo tão importante assim, né? Que tipo de ideia estamos colocando na cabeça dos adolescentes ao agir assim? Que decisões importantes devem ser tomadas de forma rápida, mesmo que você não as tenha considerado plenamente? Não me surpreende a quantidade de profissionais frustrados, pessoas infelizes e não-realizadas e atos irresponsáveis que existem por aí... É uma tristeza, né?
Beijos,

Anna - Querida Prateleira
www.queridaprateleira.com.br
Gabriela Filete disse…
Eu sempre quis ser dentista, mas esse ano passei na primeira fase do vestibular, fiz as provas da segunda etapa mas não sei se passei, tava suuuper difícil. Infelizmente, creio que não consegui, então vou começar licenciatura em química que é algo que gosto e depois quem sabe eu tente de novo. Ou eu faça engenharia química. As duas são profissões que eu gostaria, e sou bem nova. Fiz dezessete esse ano e já to na facul, tenho tempo pra tomar decisões ainda.
Ah, seguindo, seu blog é lindo demais, se você gostar do meu, eu ficaria muito feliz se vc retribuisse..
Beijão.

http://burnny.blogspot.com.br/
ótimas dicas! Acabei de terminar o ensino médio e fiz vestibular,mas até agora eu não passei em nada :( Sempre sonhei em trabalhar com moda,mas não sabia o quê,cheguei até a terminar um técnico em modelagem do vestuário,e foi olhando as matérias da escola e uma junção do técnico que decidi: quero ser jornalista de moda,é uma faculdade muito concorrida,mas nada que um sonho não possa vencer.
vestindo-ideias.blgospot.com.br
Midiã Cardoso disse…
Eu que agradeço flor!
Fico muito feliz que tenha gostado do post.
Prlo menos agora você só tem 3 profissões para escolher né? Rsrs
boa sorte, espeto que faça a escolha certa.

Beijinhos.
Midiã Cardoso disse…
Nossa que sorte hein, dessa forma foi fácil de escolher rsrsrs.
Beijinhos flor.
Midiã Cardoso disse…
Own obrigada.
É, realmente é sempre difícil escolher.
Olha, que bom que você já escolheu farmácia rsrs.
Obrigada flor.
Beijinhos
Midiã Cardoso disse…
Calma flor, você vai conseguir escolher.
Obrigada, que bom que ajudei um pouco :)
Pode deixar linda.
Beijinhos
Midiã Cardoso disse…
Ah, mas depois você vai conseguir escolher rsrs
Own obrigada lindona
Beijinhos.
Midiã Cardoso disse…
Isso é verdade, fazer o que não gosta é muito ruim. Não tem coisa melhor que investir em algo que realmente gosta né?
Obrigada lindona.
Beijos.
Midiã Cardoso disse…
Eu não discordo de você, fazer algo para ficar desempregado não é bom. Por isso que cada pessoa precisa analizar o que realmente quer da vida. Eu por exemplo não ia optar em fazer uma profissão que eu não gosto, só para ser "bem de vida". Só faço o que eu gosto e me sinto bem, mas é claro que é preciso escolher uma profissão que você pelo menos goste um pouco, e saiba que ela te dará uma boa renda no futuro. Eu já fiz história e não gostei rsrs.
Beijinhos flor.
Midiã Cardoso disse…
Nossa você não tem ideia do tamanho da felicidade que senti lendo seu comentário. Muito obrigada pelas palavras e fiquei feliz em saber qur meu blog tem sido mais úteis para os leitores. Muito obrigada Ana.
É, você tem toda razão, essa pressão que os pais colocam nos adolescente faz com que muita das vezes eles tomarem a decisão errada. Acho que tinha que deixar rolar, e não ficar falando que eles tem que fazer isso ou aquilo, eles tem todo o direito de escolher.

Muito obrigada pelo comentário, eu amei :)
beijinhos
Midiã Cardoso disse…
Poxa, mas tenha fé, a esperança é a última que morre né?
Eu odeio química, fiquei em dependência no último ano kkkk
Ah, você tem muito chão pela frente ainda, é bem nova mesmo.
Obrigada amore, também gostei muito do seu.
Beijinhos.
Midiã Cardoso disse…
Eu acho essa faculdade um máximo, acho muito lindo mesmo. Eu fico babando quando vejo os filmes onde a protagonista trabalha em uma revista de moda. É isso aí, não desista dos seus sonhos :D
Beijinhos.
amigas p/ sempre disse…
amei o blog :)

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.