Dicas para blogueiros iniciantes

postado por Midiã Cardoso



2013 está começando e tenho visto que muitas pessoas decidiram criar seus blogs agora. É comum fazermos metas - como eu já fiz aqui - para o início de ano e talvez "criar um blog" tenha sido a sua meta para 2013. Só hoje eu vi uns cinco blogs que foram criados entre ontem e hoje, e por isso resolvi dá uma ajudinha para os blogueiros iniciantes. É claro que eu não sou uma mega blogueira, na verdade meu blog está longe do padrão "perfeição", mas gostaria de compartilhar minhas - poucas - experiências com aquelas pessoas que criaram ou pretendem criar seus blogs neste ano. Lembro que quando criei meu blog, eu fiquei muito perdida, não conhecia ninguém que pudesse me ajudar, e o que me restou foi pedir ajuda ao meu bom e velho amigo google.  E criei cinco tópicos, onde contem dicas que - para mim - são importantes para quem criou o um blog pouquíssimo tempo (no máximo um mês). Lembrando que este post não é para blogueiros que já estão na blogosfera por muito tempo, já que as dicas são simples, mas acredito que são essenciais para o começo de um blog.


1- Cuidar do visual:
Quando você entra em um blog qual é a primeira coisa que vê? Sim... O visual! Estará mentindo quem disser que primeiro olha a postagem. Quando você chega em um salão de festas, a primeira coisa que você olha são as decorações ao redor, certo? E no blog não é diferente. Confesso que essa parte do visual foi a mais cansativa para mim, pois eu nem sabia o que era layout, e muito menos em templete free. Se você criou seu blog pelo sistema blogger, é só escolher alguns templetes grátis nesse site e clicar em download (no google tem mais modelos de templetes grátis, tá?). Caso não saiba instalar o templete no seu blog é só seguir as instruções deste post.  Mas se nenhum banner te agradar e você tem habilidade com o photoscape, photofiltre ou até mesmo um photoshop, você pode fazer um banner personalizado, ficará bem a sua cara. Eu demorei, mas consegui fazer um banner para o meu blog já na primeira semana de uso, e este que está no meu blog agora também foi feito por mim, É... Eu sei que não é grande coisa, mas fica legal um blog com banner diferente de todos. Ahh! No google você encontra vários sites que contém tutoriais que ensinam como fazer banners e como colocar em seu blog. Já vão se acostumando, pois depois que você cria um blog, o google se torna o seu maior companheiro (risos).

2- Saber o tema do blog.
Quando criei o meu blog, eu decidi que falaria apenas sobre livros, filmes e séries, tanto que ele se chamava "Livros, filmes e tal", alguém lembra? Como o blog era literário eu resolvi me informar sobre esses assuntos, eu lia muitos livros, fazia resenhas, assistia filmes e somente focava nesses temas. Mas depois que senti segurança, eu comecei investir em outros assuntos que eu também gosto, e dessa forma o blog deixou de ser  literário, para um blog pessoal (Já viram as novas colunas do blog?). Então eu aconselho que você primeiramente escolha no máximo três temas, e depois de saber o que seu blog irá falar, você vai precisar ler bastante sobre o assunto, sempre se manter atualizado sobre os temas que você irá trabalhar no seu blog. Mas não esqueça de falar sobre temas que você realmente gosta e entende, ok?

3- É hora de postar
Seja sempre sincero em suas postagens, quem não gosta de sinceridade, né? E também não pode esquecer de ser 'você mesmo', dessa forma você atrairá leitores que se identificarão com seu jeito e estilo. Um dia eu fiquei tão feliz quando uma leitora me disse que meu blog era um dos poucos que ela costumava visitar sempre, pois ela gostava muito do meu jeito de escrever e assim ela se identificou muito comigo (foi lindo gente! Beijo flor!). Você precisa saber qual o público alvo que pretende alcançar, por exemplo: Se seu público é adolescente, tente escrever de uma forma mais descontraída e jovial, mas nunca deixando de ter um pouco de você em todas as postagens, tá? Antes eu ficava muito nervosa para escrever minhas postagens, pois não sabia se podia escrever assim, ou podia escrever assado, então resolvi aderir uma linguagem mais formal, já que a maioria dos meus seguidores gostavam de livros e tudo mais. Sendo que essa não sou eu, o meu jeito não é esse, não gosto de formalidades. Então decidi escrever como eu realmente sou e falo, enfim... Não tente escrever como o outro blogueiro escreve, faça seus posts conforme o seu jeito. E é claro, após escrever suas postagens, leia e releia, revisar nunca é demais, né?

4- Divulgando
Lembro que no início eu não fazia ideia de onde divulgar meu blog, e como eu usava bastante o tumblr, eu decidi divulgar para meus seguidores de lá, e foi então que consegui meus três primeiros seguidores. Depois pedi para minha família seguir também, e ganhei mais quatro seguidores. Mas o número de seguidores começou aumentar mesmo, foi quando eu comecei divulgar meu blog no skoob. Já que o meu blog era literário, esse site foi ideal para divulgação dele. Mas se você criou um blog de moda por exemplo, no skoob talvés você não terá exito, por isso você precisa saber quais sites que leitores que gostam desse tema se encontram. No facebook tem alguns grupos que servem somente para divulgações de blogs, são eles: Eu s2 blogar, Eu amo meu blog , blogueiras e blogueiros e blogueiros amigos.

5- Aparecendo em outros blogs
Para que te vejam, é necessário que você apareça, certo? Então visite e comente em outros blogs, e não se  esqueça de colocar o endereço do seu blog nos comentários, pois dessa forma outras pessoas vão conhecer você e o seu blog. Mas cuidado com os comentários, muitos blogueiros não gostam de saber que você apareceu só para divulgar. Realmente leia as postagens de outros blogs, e comentem de acordo com o que foi dito na postagem. Evite comentários do tipo: "oi, eu estou te seguindo, me segue de volta?".  Isso é bem desagradável, pois está na cara que você não está nem um pouco interessado no trabalho do blogueiro, e então por que ele vai se interessar pelo o seu? Pense nisso!



Então gente, essas são as minhas dicas para os blogueiros iniciantes, espero que tenha ajudado de alguma forma. Eu sei que o início é muito difícil, as vezes dá vontade de desistir, mas não faça isso! Persista, invista, trabalhe para que seu blog cresça.  O meu blog é novinho também, fez quatro meses, mas aos poucos ele está crescendo e isso que me faz persistir ainda mais. Se precisarem da minha ajuda, é só enviar um email para midian.og@gmail.com, vou ficar muito feliz em ajudá-lo.
Lembre-se: Para para seu blog crescer,  vai depender de você!
Não deixem de comentar, e dizer o que acharam do post.
Beijinhos ^.^




49 comentários:

Marina Felix disse...

Adorei as dicas obrigada, da uma olhada no meu blog, ve se ele ta no padrão, vou adorar receber sua visita.

www.maafelix.blogspot.com.br

Vim te convidar a conhecer meu blog, se gostar me segue que eu sigo de volta.

beijos

Midiã disse...

Que bom que gostou das dicas amore!
Eu já visitei seu blog e ual! Ele é lindo, eu amei! Já estou seguindo lá, e comentei ^^

Beijinhos.

Barbara Sá disse...

Olá!!
Curti as dicas, é bom para quem está iniciando não iniciar errado. hsuahusa.;
Dps me passa os links :)

Beijos,
http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

Adriana Leandro disse...

Adorei as dicas. Tenho meu blog a pouco tempo tb. bjus!!!

galerafashion.blogspot.com.br

Não me entenda mal disse...

Ótimas dicas!

Beijos, Romário.
www.naomeentendamal.com.br

Nathália Fanti disse...

Amei as dicas, tem um selo para você no meu blog :)

Beijos, Saindo da Realidade

Midiã disse...

Oi flor!
Que bom que curtiu as dica!
É, e como ninguém me ajudou quando eu iniciei, eu gostaria de ajudar os novos blogueiros de plantão, pois eu sei como é complicado.
Pode deixar.

Beijos.

Midiã disse...

Own que bom que adorou as dicas!
Espero ter ajudado, boa sorte com o blog, se precisar de ajuda é so pedir ;)

Beijos.

Midiã disse...

Obrigada amore!
Beijos.

Midiã disse...

Obrigada flor!
Já vou lá ver :)
Beijos.

Adriana Alfaro disse...

são dicas boas mesmo!
eu fiz e ainda faço isso!
beijoos!

Jaqueline disse...

Ótimas dicas Midiã! Adorei. Se todo blogueiro iniciante seguisse essas regras seria bom demais.

Beijo

www.garotaxmulher.com

Lylu P. disse...

Oie...
Tudo bom?
Realmente MUITO boa as dicas... Acho que você soube colocar direitinho o essencial para ter e manter um blog... Parabéns....

Adorei seu blog... Já estou seguindo...
Depois dá uma passadinha no meu para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata... Relíquias da Lylu =D
http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

Livroterapias disse...

Muito legal essas dicas!
Concordo com todas elas!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
http://livroterapias.blogspot.com.br/

Jessica Zuza disse...

Gostei da dicas servem mesmo pra quem não é novato, tipo quem quer mudar o blog.

Midiã disse...

Que bom! Só não pode desanimar né?
Beijos flor.

Midiã disse...

Obrigada Jaque *-*
São dicas simples, mas são essenciais.
Beijos.

Midiã disse...

Muito obrigada florzinha. Fico feliz por ter conseguido dá as dicas certas.

Own! Que bom que adorou meu blog, obrigada. Vou visitar seu blog sim, pode deixar.

Beijos.

Midiã disse...

Obrigada Flor! *--*
beijos.

Midiã disse...

Obrigada florzinha *--*
Beijos.

Fernanda Faria disse...

Adorei as dicas amiga, seu blog está cada vez melhor.
beijos

Brunna Ricelly disse...

Adoreii as dicas e concordo com tudooooo!

Seu blog é lindooo!

beijoo e um ótimo fim de semana linda!

Convido-a a conhecer o meu tbm, se puder é claro, ;)

http://www.achadosdabrunna.com.br/

Midiã disse...

Obrigada amiga! Fiquei tão feliz em saber disso *---*
Beijos fê.

Letícia Freire dos Santos disse...

Pura verdade

DAYANA ARAÚJO disse...

eXECELENTES DICAS !Midiã e preciosas!parabéns e obrigada por auxiliar iniciantes como eu..xeruhhh


http://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br/

Déborah Élen disse...

Gostei muito das dicas...

O meu blog também é bem novinho e estava para começar a arruma-lo, então vi seu post. Vai me ajudar bastante.

Obrigado!

Déborah Élen
http://deborahelen123.blogspot.com.br/

Carol Sarda disse...

Oii, Eu Amei O Post, Vai Me Ajudar bastante <3

Pode Dar Uma Olhadinha no Meu ?

http://carol-soparameninas.blogspot.com.br/

Fala Sobre "Moda"

Henrico Honorato Moraes disse...

Thanks!
Isso vai me ajudar muito.

PS: Não eixo o link do meu blog por que estou trabalhando no visual!

Selma Fernandes disse...

Nossa, preciso dizer q hj mesmo pensei muito em desistir..
Na verdade hj esta sendo um daqueles dias q parece q nada funciona.. heeheh
Eu estarei em breve com um template novo.. tenho varias modificacoes em mente...
mas enfim,
o seu post serviu muito pra mim..
pra q eu nao desista agora.. heeheh tenho o blog ha 3 semanas.. ainda estou apanhando.. heheh
bem , falei muto ja, obrigada e caso queira me visitar.
www.belajosefina.com.br

seja bem vinda..
obrigada

Iasmin Teixeira disse...

Oi Midi... adorei seu Blog, e já salvei varias dicas que vão me ajudar muito com o meu.... se tiver tempo, dá uma passadinha lá no meu blog, e diz o que está faltando, adoraria receber sua ajuda, e criticas , para poder chegar tão longe quanto você.... Bjus no coração...e Sucesso

Bianca Vivas disse...

OI Midi, as dicas me ajudaram muito. Estou criando meu blog e estava completamente perdida k'

pllmc.blogspot.com

Giovana Bonaldi disse...

Amei o post! obrigada, me ajudou muito
olha aí http://livemodeow.blogspot.com.br/

Larissa Ubatuba disse...

adorei,me ajudou muito,não sei nem por onde divulgar meu blog,mais você me ajudou bastante..obrigada beijos,amei seu blog,já to seguindo seu blog !

Vitória Maria disse...

Midiã, me ajude pelo amor de Deus. Comecei a pouco tempo nessa história de blog e nem do visual eu sei cuidar. Por favor. Me ajuda :( meu face: https://www.facebook.com/vitoriamariia

Bárbara Lívini disse...

Gostei muito do seu post, com certeza vai me ajudar bastante...
Seguindo. Segue de volta ? https://maisfavoritas.blogspot.com/b/layout-preview?token=vWVLnD8BAAA.zV2h4l4Js46OSAqM2_CPKg.SDReG2Q_ys8VCzVtmHpfsg

Camila Barbosa disse...

Nossa, te agradeço por fazer um post assim, tirou bastante a minha dúvida, beijos ;)
http://camilaamartins.blogspot.com.br/

Mayara Siqueira disse...

Oi linda Midi , tudo bem ? Então faz alguns dia que fiz meu blog , e já quero colocar aqueles anúncios sabe ? Que ganha dinheiro e tal , mais não sei se coloco ou não , será se você pode me ajudar ? Aguardo sua resposta . Ah! Amei seu blog , mt fofinho *-* ,bj . http://pramodatudo.blogspot.com.br/

Lidi Pereira disse...

Oi querida! Ótimas dicas pra quem tem só alguns dias de blogueira, como eu... hehehehe... Descobri seu blog hoje, e já está me judando muito! Obrigada e muitosucesso pra você! Beijinhos
https://www.acasadalidi.com

Esther B. disse...

Ameeei seu blog e suas dicas! criei o meu hoje e já segui muitas coisinhas que você mostrou! Muito Obrigada pela ajudinha rsrsrsr bjss

Ana Carolina disse...

Simplesmente ameei as dicas ! Ameei o blog ! Ameei tudo *-*
http://jardimdomeucastelo.blogspot.com.br/

Ana Clara disse...

Com certeza esse post vai me ajudar muito! Meu blog ficou em hiatus por um bom tempo e decidi recomeçar novamente, no mesmo blog mas com tudo diferente! Amei as dicas :)

Beijos! http://cidadesdepapell.blogspot.com.br/

Gerivania Ferreira disse...

nossa curti pra caramba seus post sobre blog, ja ficou nos meus favoritos!!!

beijos

belezaemacaogeri.blogspot.com

Hellen Suellen disse...

ameei as dicas bjãoo!
http://dezesseis-primaveraas.blogspot.com.br/

Suellen M.Campos disse...

Amei as dicas,amei seu blog Midiãn,gostaria que vocês dessem uma passadinha rápida no meu blog,por favor thisondreams.blogspot.com

Luh Pookie disse...

Nossa, eu acabei de criar o meu blog e essas dicas me ajudaram muito, obrigada!

luhpookie.blogspot.com.br

Sorriso de Garota disse...

Oi amor, adorei as dicas, criei o blog a uma semana (antes tinha apenas um instablog), você poderia visitar o meu blog e me dar algumas dicas sobre o que tenho que mudar? e qual a frequência ideal para os posts?

Obrigado!

Instablog: www.instagram.com/sorrisodegarota
Blog: www.sorrisodegarotax.blogspot.com

Thatyelle Fernandes disse...

Olá, procurando por dicas no google acabei encontrando o seu blog, e adorei, tanto as dicas quanto ele em si, já li outros posts por aqui e amei. Resolvi criar um blog literário, o fiz hoje, ainda não fiz posts estou insegura quanto a isso, mas, seguirei suas dicas, vai que da certo rsrs. Abç!

Blog: http://chuvacafeelivros.blogspot.com.br/

Cleide Salib disse...

Sinceramente estou muito feliz em ter achando seu blog , quando eu vi o nome do blog falei que blog é esse rssss, mais quando comecei a ler mim surpreende , parabéns querida mim ajudou muito , gostei demais , vou continuar lendo seu blog , pois mudei coisas no meu blog com sua ajuda , obrigada linda .
http://minhakistoria.blogspot.com.br/
http://delicadaemcores.blogspot.com.br/

Cacau Berrondo disse...

Adorei as dicas, Midiã. Sou uma blogueira iniciante e tô utilizando várias dicas legais daqui! Obrigada! :)
Ah, o meu blog é o http://karolinando.blogspot.com.br/ passa lá ! Dicas e sugestões serão super bem vindas !
Beijinho

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Assim quando eu puder eu vou responder e retribuir o seu comentário, por isso eu te peço que não esqueça de colocar o link do seu blog aqui.
Volte sempre!
Beijinhos.