Pular para o conteúdo principal

Atenção leitores: Como fazer uma boa leitura?

Para nós que somos leitores, é importante sabermos como fazer uma boa leitura. Mas afinal, o que seria uma BOA LEITURA? Sabemos que para lermos, basta pegar um livro, artigo, jornal, ou seja... tudo aquilo que possui texto, e assim iniciar uma leitura, certo? Sendo que para essa leitura se torne produtiva e de melhor aproveitamento, temos que prestar atenção em alguns detalhes importantes. Primeiro, é preciso saber escolher o livro, depois escolher o local ideal e é claro... tomar cuidado com a postura. Sim... Você sabia que a postura é muito importante? Pois não tem coisa pior que você sentir dores logo após terminar sua leitura. Com isso resolvi pesquisar sobre esse assunto e encontrei boas dicas para nós. Vamos conferir? Espero que gostem.










1. Escolher um livro

Parece bobagem, mas saber escolher um livro é fundamental para uma boa leitura. Muitos acabam escolhendo os livros pela capa, pela fama ou por uma simples indicação, deixando de lado o que mais importa: o que você tem vontade de ler.
Para criarmos um hábito de leitura, devemos começar, SEMPRE, por algo que nos dê prazer em ler. Por exemplo, se você gosta de romances, não procure uma fantasia, pois é bem capaz que você a deixará de lado nas primeiras páginas.Por mais bobo que isso possa parecer, escolher um livro que se adapte as nossas vontades pode despertar o prazer pela leitura. Portanto, se você gosta de romances, vá de romances e não se preocupe com a opinião alheia. Seja firme e decidido, na hora da escolha. Fuja daquela velha história de que tal livro é bom por ter sido escrito por fulano ou sicrano. Livro bom é aquele que, ao final, te dará uma sensação de felicidade e satisfação. Siga os teus instintos e escolha o livro certo.







2. O Local

Ter um bom livro nas mãos já é meio caminho andado para uma boa leitura. Porém, de nada adiantará ter o livro e a vontade de devorá-lo se você não estiver em um local favorável para a leitura.
Normalmente, pela falta de tempo, muitas pessoas acham que a melhor opção para uma leitura é a cama, a nossa boa e velha amiga. Mas, enganam-se. Sem dúvida que é um lugar aconchegante, distante de tudo e de todos, porém, sua função principal é servir para o nosso descanso diário; portanto, esqueça a cama, ela não será o melhor local para uma boa leitura.
Uma boa leitura se faz com um ambiente calmo, iluminado e arejado. Nunca, em hipótese alguma, comece a leitura em um ambiente barulhento, pois, além de lhe tirar a atenção, as chances de que você fique irritado com a fonte do barulho são altas, e esta não será a melhor forma de começar a leitura. Portanto, escolha locais mais apropriados, tais como: a sala de sua casa, o jardim do prédio, um parque… Qualquer lugar calmo e tranquilo já é suficiente para iniciar uma leitura. Lembre-se: o interesse pelo livro começa nas primeiras páginas. Se a história não te cativar nos primeiros capítulos, certamente você não terá uma boa experiência.
A escolha do local correto, portanto, favorece a leitura e permite que sua imaginação flua junto com a narrativa. Por exemplo, já imaginou como seria interessante ler Mobi Dick em uma viagem de barco? Acredito que só de pensar nessa possibilidade você já ficou com vontade, não é? Então, nada de procurar um lugar qualquer. Escolha o local mais apropriado para o tipo de leitura, seguindo os conselho dados sobre o ambiente.




                                   





3. A Postura

Como eu havia dito, ler um livro deitado não é a melhor postura para uma boa leitura. Então, qual seria a melhor postura? Se você respondeu: sentado. Parabéns, você acertou.
Por mais que pareça estranho, ler um livro sentado continua sendo a melhor posição para atingir um melhor aproveitamento. Alguns dirão que, mesmo deitados, conseguem aproveitar a leitura. Realmente, existe pessoas que já adquiriram esse hábito, porém, se você ainda não chegou nesse nível, não abuse da sorte, escolha a postura convencional: cadeira e mesa.
Sentado, sua estrutura corpórea estará relaxada, evitando tensões na musculatura dos ombros, coluna e pescoço, regiões que são importantíssimas para se ter uma leitura de boa qualidade. Portanto, procure uma mesa adequada, onde seus braços possam formar um ângulo de 90 graus quando apoiados a ela. Utilize uma cadeira firme e sem muita inclinação para que você possa apoiar sua coluna totalmente. Ah, e se puder deixar o livro com uma inclinação de 40 graus em relação à mesa, seu conjunto estará perfeito.








4. Pausa Durante a Leitura

Não queira ler um livro inteiro sem algumas pausas – veja o que falamos sobre a competição na leitura. As pausas são tão importantes quanto a postura, pois, mesmo estando em uma posição favorável, após algumas horas sua circulação sanguínea estará debilitada. Portanto, após uma hora ou duas de leitura (dependendo do quão animado você estiver), faça uma pausa de 10 a 20 minutos para descansar, porém, não mais do que isso. Pois, caso contrário, é bem capaz que sua atenção seja retirada da narrativa por outros fatores externos.
Portanto, quando for fazer uma pausa, siga essas instruções:
Gire a cabeça 360 graus, sem forçar (faça esses movimentos tanto para esquerda quanto para a direita);
Faça movimentos circulares com os ombros;
Levante-se e caminhe um pouco (suas pernas necessitam de um relaxamento).
Essas pausas em conjunto com os exercícios melhorarão a sua circulação, dando-lhe mais “energia” para continuar a leitura, portanto, não deixe de utilizá-las.








5. Escreva uma Resenha

Depois de ter escolhido o livro, o local, ter se posicionado corretamente, ter amaciado o livro, ter feito as pausas necessárias e terminado a leitura, nada melhor do que fazer uma resenha e compartilhar sua experiência com seus amigos. Lembre-se, não basta dizer que o livro é bom, é preciso indicar os pontos fortes, cativando o leitor à história. Além do mais, uma boa resenha permite a fixação da história, e serve, também, para avaliar o quanto foi absorvido do livro.








Espero que vocês gostaram das dicas. Não deixem de comentar e dizer o que acharam delas. Uma boa leitura para todos. Um grande beijo!



(Fonte)



Comentários

Unknown disse…
ótima deca! vou usala nas prosimas leitura;)
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Boas dicas ;]

www.meninolendo.blogspot.com
Midiã Cardoso disse…
Que bom que gostaram, beijos :)
Unknown disse…
Haha, ainda bem que tenho a sorte de gostar de quase todos os gêneros, isso sempre me ajuda muito na hora de ler os romances que a escola pede ;)
pllmc.blogspot.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.