29 de outubro - Dia Nacional do Livro

postado por Midiã Cardoso



É isso mesmo pessoal, hoje (29/10) é o Dia nacional do livro, e acredito que muitas pessoas não saibam disso, pois são tantas datas comemorativas que temos que lembrar, que as vezes esquecemos de outras. Mas como somos leitores apaixonados, não podemos deixar de lembrar dessa data que para nós é muito importante, pois é através dos livros que viajamos sem sair do lugar. Mas afinal de onde surgiu essa ideia de criar o "Dia nacional do livro"? E foi com essa pergunta que eu pesquisei um pouco mais sobre essa data e como comemoração quero apresentar a vocês um pouco mais dessa história.





                                 A história

O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.






Gostaram de saber um pouco mais sobre essa data? A Biblioteca Nacional é linda, pena que nunca tive a oportunidade de conhece-la.  E para terminar o post, eu gostaria de lembrar a vocês que hoje alguns sites estão em promoção! Vi que no site do submarino a "Trilogia Hush, Hush" está custando R$ 29,90, sendo que o preço normal é R$ 89,70. Perceberam que hoje está sendo um dia ótimo para quem gosta de aproveitar as promoções. Lembrando que algumas promoções tem um prazo de 24 horas, então corre e aproveite! Beijo para todos e uma boa leitura, FELIZ DIA NACIONAL DO LIVRO!









2 comentários:

Marcos de Sousa disse...

A melhor parte do "Dia do Livro" são as promoções. O Submarino hoje estava demais. Comprei vários livros. *O*

Um feliz dia do livro para você, querida.

Beijos

O mundo sob o meu olhar

Helaina_One disse...

Não sabia o porque do dia escolhido ser 29/10. Agora sei! :)

Feliz dia Nacional do Livro (com um pouco de atraso)!

Gostei muito do seu blog!Já estou seguindo!!
Venha conhecer o meu:
http://hipercriativa.blogspot.com.br/

Passe por lá para ler e comentar!
Desde já agradeço a visita!!

Beijusss;

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Assim quando eu puder eu vou responder e retribuir o seu comentário, por isso eu te peço que não esqueça de colocar o link do seu blog aqui.
Volte sempre!
Beijinhos.