Pular para o conteúdo principal

Você lê no ônibus?

Olá leitores, hoje venho com uma novidade para vocês. Ontem antes de dormir, pensei em algo diferente para postar no blog, não sei se existe outros blogs que falam sobre esse assunto, mas como não pesquisei para conferir, vou pensar que sou a única a fazer esse post ( mesmo estando em dúvidas. rs). Enfim, como ando muito de ônibus, para ir ao trabalho, faculdade e casa, eu sempre aproveito o momento que estou no ônibus para ler e deixar minhas leituras em dia, sendo que ouvi muitas pessoas falarem que ler em ônibus, carro, enfim... em qualquer veículo de movimento, faz muito mal a visão. Confesso que fiquei preocupada, pois enxergo muito bem e tenho medo de ter que usar óculos, pois na minha família tem pessoas que usam e eles me disseram que é muito desconfortável as vezes. Com aquela dúvida se pode ou não ler no ônibus, decidi fazer uma pesquisa e descobri que isso é um mito! Ler em veículos em movimento, pode causar enjoos e dores de cabeça, mas não te causar uma cegueira por exemplo. Então para quem gosta de ler livros em ônibus podem ficar despreocupados, você não vai ficar míope! Vamos conferir a reportagem que fala sobre isso a seguir.








Reportagem : Unimed


"Faça um teste e tire um livro da bolsa para ler no ônibus. Pode ser que demore um pouco, mas é praticamente fato que algum passageiro, por boa vontade, diga para você: "ler no ônibus faz mal para a vista porque ele balança o tempo todo e pode descolar a retina". Há também quem diga que ler no metrô é melhor que a primeira opção, pois a pista tem menos desnivelamentos que o asfalto.
De acordo com André Souza Soares Maia, oftalmologista especialista em doenças da retina, "todas estas crenças não passam de mito". "O máximo que a pessoa pode ter é enjoo e dor de cabeça com leitura no trânsito. O risco de descolamento de retina de quem está lendo é o mesmo de quem não está. Pode acontecer caso ocorra uma freada brusca e se a pessoa tiver uma lesão predisponente", completa."


Sei que apenas essa reportagem a cima seria o suficiente, mas é sempre bom conhecer outras opiniões, e por esse motivo, achei uma notícia referente a esse mesmo assunto no site Só Português



"A leitura em veículos de movimento pode provocar desconforto e cansaço para quem está lendo, porque faz com que a pessoa precise focar o olho a todo instante. "Algumas pessoas mais sensíveis ainda podem ter dor de cabeça ou ficar enjoadas", diz o oftalmologista Adamo Lui Netto, membro da diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Isso acontece porque há uma conexão entre o labirinto - a estrutura responsável pelo equilíbrio localizada dentro do ouvido - e a visão.

O esforço que o olho realiza para focar as palavras dá ao labirinto a sensação de que tudo em volta treme. Daí, ele tenta restabelecer o equilíbrio, provocando a tontura. Para se ver livre do desconforto, só parando de ler mesmo. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a leitura em carros, trens e ônibus não traz nenhum prejuízo à visão e não é a causa de problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Da mesma forma, é um erro pensar que pode causar o deslocamento da retina. A retina é a região do olho que recebe a luz e a transforma em sinais que serão enviados ao cérebro. Apenas uma pancada muito forte pode fazer com que ela descole do fundo do olho.

Outro mito relacionado aos olhos é o de que ler com pouca luz enfraquece a visão. A baixa luminosidade dificulta a leitura e cansa o leitor, mas não prejudica a vista. "



E então gostaram da notícia? Vocês também leem no ônibus? Que bom que isso era apenas um mito certo? Comentem e digam o que acharam, um grande beijo e uma ótima leitura para vocês!

Comentários

Anônimo disse…
Muito bom o poste. Eu também tinha esse medo, já que, por prestar vestibular esse ano, só leio quando me sobra tempo, e isso significa ler, é claro, no ônibus.
É bom saber que esse era só mais um mito!
Midiã Cardoso disse…
Obrigada! Eu entendo perfeitamente, as vezes temos tempo de ler só quando estamos no ônibus. Obrigada pela visita. Beijos!
Irreparável disse…
Menina...
Hoje mesmo me disseram isso e rolei de rir.
kkkkkkkkkkkkkk
80% do que leio é dentro de ônibus. Passo cerca de 4 horas por dia neles.
Amei a postagem!!!!
Ane disse…
Oláaa! Hmmm eu postei algo sobre ler em ônibus :P

Mas não se preocupe vc faz LETRAS e COM CERTEZA terá que usar óculos, até o final do curso, vc estará com 4 olhos hahahahahaah! Como a maioria de todos os meus colegas...


Bjuuuus

http://estoulendoo.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Olá,
muito interessante esse post, pois bastante gente lê em ônibus pela correria, por falta de tempo. Eu por exemplo, leio em ônibus mas não gosto muito não, não consigo me concentrar e depois preciso retomar a leitura rs.
Beijos.

cantinhodasleituras.blogspot.com.br
Stéph disse…
Nossa, parabéns. Que matéria útil e interessante!
Estou aliviada, porque vou pra escola de ônibus e tenho o costume de ler nesse tempinho, mas dias atrás fiquei com muita dor de cabeça por isso e fiquei com medo que desse alguma coisa séria.
Obrigada por tirar minha preocupação.
PS: Que blog perfeito, flor. Layout lindo e posts com muita qualidade. Meus parabéns!
Adorei tudo aqui!
Se puder dar uma passadinha no meu blog, eu adoraria sua visita.
http://vidadaleitora.blogspot.com.br/
Beijos!
Preto no Branco disse…
Nossa adorei o post, você está de parabéns.
É um post inovador, pelo menos para mim, pois nunca tinha visto algo do tipo pela blogosfera.
Apesar de ter adorado fica sabendo mais sobre isso [ E que é um mitoo] não me ajuda muito, não consigo ler em veículos em movimento, rs, morro de dor de cabeça e enjoo, já cheguei a passar mal por causa disso várias vezes e por isso tive que abrir mão disso. ://
Gostei muito daqui viu? Já estou seguindo!
Beijoo!
Olyvier disse…
Nunca tinha visto um post falando sobre leitura em transportes públicos, confesso que quando lei fico enjoado e com dor de cabeça mas sempre procuro ler um pouco hehehe

Beijos.
Guilherme.
http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br
Anônimo disse…
Amém, né?!
Eu, ultimamente só estou fazendo isso já que o tempo me abandonou, rsrsr
Ficaria cega, então!
Gostei do post
Bjss
Taty disse…
Gostei do post e nunca tinha escutado que ler no bus desloca a retina mas que bom que é falso por que leio direto no bus, carro, andando em qualquer lugar rsrs, ah gostei de saber que ler com pouca luz não estraga a visão, sempre leio a noite

bjos
Midiã Cardoso disse…
Obrigada, que bom que gostou. A maioria das minhas leituras são feitas no ônibus também. Ainda bem que não te risco né? Obrigada pela visita, um grande beijo.
Midiã Cardoso disse…
Serio? (rsrs) eu estava em dúvida se tinha algum blog que postou algo parecido. Desculpe, realmente não vi. Mas você tem razão, como faço letras tenho feito muito esforço, e penso se algum dia terei que usar óculos, espero que não, mas se eu tiver que usar... usarei feliz, pois sei que continuarei lendo bem (rs). Beijão!!!
Midiã Cardoso disse…
Eu acho que me acostumei de ler no ônibus, e por esse motivo consigo me concentrar mesmo estando uma barulheira. (rsrs), mas quando ele passa por uma rua emburacada, não consigo ler, pois ele balança muito e fico com dor de cabeça :/ Beijão.
Sil disse…
Oi, primeira vez aqui no no blog. Parabéns! Adorei. Sempre li no ônibus e nunca tive problemas, só de algumas pessoas que vem com aquelas bolsa enorme e quer levar o livro da gente junto. Sempre leio um livro no ônibus e outro em casa.

http://blogprefacio.blogspot.com.br/
Midiã Cardoso disse…
Obrigada gente, fico muito feliz por terem gostado deste post, muito obrigada mesmo pela visita e pelos comentários. Postarei mais posts desse gênero, pois nós leitores temos que esta sempre ligadinhos nessas dicas não é mesmo? Um grande, mega, ultra beijo para todos vocês!
Rafaela Arraes disse…
Olha! Sempre soube que isso era mentira... kkkk

Já me falaram: "não leia no ônibus, nem no escuro, porque isso te deixa míope"... mas titio Antônio de biologia ensinou que miopia é uma doença genética. Então como eu poderia desenvolver uma doença dessas lendo no escuro ou no ônibus? Por acaso esse ônibus ou essa falta de luz vai alterar meu DNA? Não tem como. rs
Sem contar que se não fosse assim, não leria nada. Porque eu só posso ler no ônibus, praticamente :/
Tânia Lamara disse…
Olá Midiã....
Eu adoro ler no ônibus pq acho que a gente fica longe das conversas (muitas vezes horriveis) que acontecem durante a viagem!!!!! Eu uso óculos e confesso: nada do que parentes seus disseram que é desconfortável, é verdade! Gosto de usar (acho um charme!!!!) e vc nem percebe que está usando! E fique tranquila: já saiu uma reportagem que diz não fazer mal nenhum aos olhos a leitura em carros em movimento!!!!!!

Olha essa matéria:
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/14103-adapte-a-leitura-para-evitar-a-vista-cansada#.UXgmIKKzeLw
carmem disse…
Confesso que fiquei muito preocupada, pois uma senhora me disse que ler em ônibus é prejudicial, e que sua filha fez cirurgia por conta disso. Eu leio em qualquer lugar e principalmente em ônibus, metrô, carro, fila de banco e me privei, e acreditei na senhora, resolvi então pesquisar e vi que é mito.
Como estou aliviada.
carmem disse…
Confesso que fiquei muito preocupada, pois uma senhora me disse que ler em ônibus é prejudicial, e que sua filha fez cirurgia por conta disso. Eu leio em qualquer lugar e principalmente em ônibus, metrô, carro, fila de banco e me privei, e acreditei na senhora, resolvi então pesquisar e vi que é mito.
Como estou aliviada.
Hércules Bruno disse…
Olá, gostei muito dessa publicação, estava pesquisando a respeito quando achei o seu blog, parabéns pela pesquisa e pela publicação. Apenas para completar com mais informações estou deixando esse link http://super.abril.com.br/saude/ler-onibus-descola-retina-610967.shtml que também fala sobre o assunto. Até mais.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados por aí: Bodas de namoro???

Quem foi que disse que só existe Bodas de casamento , hein? Que nada! Isso não é boato, realmente existe Bodas de namoro e vim compartilhar essa novidade (?) com vocês. Eu estava conversando com a minha amiga sobre namoro, e ela - antenada como sempre - (obrigada Andressa!) me falou sobre isso. Confesso que a princípio não acreditei, mas quando fui pesquisar sobre o assunto eu comecei a rir. É uma Boda mais engraçada que a outra (rsrs), e achei essa ideia bem legal. Eu dei uma olhada na tabela e vi que esta semana eu vou comemorar Bodas de chocolate  (vou fazer 5 meses de namoro *---*), e já vou falar para o meu namorado que quero bombons de presente (já gostei dessa ideia rsrs). Vejam a tabelinha, e depois me dizem qual Boda você está comemorando ou vai comemorar este mês. Vai ser bem divertido! Então a ideia é essa, se você está comemorando Bodas de sorvete , vai ter que dá sorvete para o seu amor. Ou se você está comemorando Bodas de rosas , vai ter que dá

O que você não perdoaria?

Perdão é algo muito forte, pois não é qualquer pessoa que consegue perdoar facilmente, certo? As vezes falamos que desculpamos, mas no fundo no fundo sabemos que ainda existe aquela mágoa guardada em nosso coração. Mas também existem pessoas que não sabem pedir perdão, as vezes só falam da boca pra fora, e logo em seguida fazem a mesma coisa, então como querem serem perdoadas assim? Por isso acredito que perdoar não é algo tão fácil de ser feito, mas eu te digo: Perdoe! Eu sei que pode ser difícil, mas quando nós perdoamos sentimos mais leve, mais tranquilos, sei lá. No entanto tem coisas que mesmo que tentássemos não conseguiríamos perdoar, por isso eu te pergunto: O que você não perdoaria? Eu sei que é difícil escolher uma opção, já que todas elas são fortes e marcantes, né? No entanto sabemos que  tem coisas que são toleráveis e nós perdoaríamos facilmente, mas e aquelas que não conseguimos perdoar, hein? Eu por exemplo não perdoaria uma traição,

Inspiração de tatuagem: Coração discreto

Já faz um tempinho que estou pensando em fazer uma tatuagem, sendo que não quero nada muito grande. Minha vontade é fazer uma (ou duas) tatuagem discreta, mas ao mesmo tempo que seja linda e fofa. Fiz uma pesquisa na internet para escolher o desenho que eu queria, as tatuagens que eu mais gostei foi de coração e decidi que vai ser essa que vou fazer (só falta a coragem rsrs). Como eu sei que tem muita gente que está pensando em fazer uma tatuagem também, eu trouxe algumas inspirações para vocês.